terça-feira, 6 de junho de 2023

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS - JUNHO VERDE DEA/MMA 2023

 PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS - JUNHO VERDE 2023

 

O Departamento de Educação Ambiental e Cidadania – DEA/MMA convida servidores e interessados a acompanhar a programação para o mês de junho. Serão diversos diálogos com convidados especiais para discutir temas ambientais. Os eventos também terão transmissão em meio virtual.

 

Veja a programação:

 

05/06 - Segunda-feira - 10h a 12h 

 

Diálogo Temático 1: Agroecologia e Educação Ambiental 

Organização: DEA/MMA e SNPCT – DGAR/MMA – Coordenação Geral de Agroecologia e Gestão Socioambiental. 

Especialistas convidados: Paulo Petersen, Denise Amador e Lorena Anahí.

ModeradorMarcos Sorrentino 

 

Local: Local: Sala 824-MMA 

 

Paulo Petersen - Coordenador executivo da ONG AS-PTA, membro do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Integrante da comissão organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Denise Bittencourt Amador - Bióloga, sócia fundadora da ONG Mutirão Agroflorestal, Coordenadora e educadora do Projeto Arte na Terra de Educação ambiental na Fazenda São Luiz, SP. Atua na área ambiental do Centro Cultural Fundição Progresso, RJ, consultora ambiental da Rede Saúva-Jataí e compõe a Comissão organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 

Lorena Anahi Fernandes da Paixão - Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Atua com agroecologia, especialmente com os temas “agricultura urbana” e “construção social de mercados”. 

André Campos Burigo - Atua na coordenação da agenda de agroecologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com experiências em temas como educação do campo, políticas públicas do SUS e agroecologia, impactos de agrotóxicos e transgênicos, sistemas alimentares e transição agroecológica. 

 

 

05/06 - Segunda-feira - 17h

 

Diálogo Temático 2: Seminário sobre O Estado de Conhecimento da Educação Ambiental para a Sustentabilidade no México e no Brasil. 

Organização: DEA/MMA, Academia Nacional de EA do México - ANEA, Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México, Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio -CEAPR, da Universidade Federal do Paraná. 

Especialistas convidados: Dr. Miguel Ángel Arias Ortega, Javier Reyes, Marcos Sorrentino.

Moderadora: Elba Castro – Do Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México 

 

 

Dr. Miguel Ángel Arias Ortega - Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Autónoma de Madrid, Espanha. Professor-Pesquisador da Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM). Presidente da Academia Nacional de Educação Ambiental (ANEA) (2021-2024). 

Javier Reyes – Do Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México 

Marcos Sorrentino – Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania – DEA/MMA 

 

 

Plataforma Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83002144170?pwd=c09jRUV0bGlGL2cyKzJOb09rYTA5QT09 

 

ID da reunião: 830 0214 4170 

Código de acesso: 780823 

 

06/06 – Terça-Feira – 09h a 12h 

 

Diálogo Temático 3: A3P: Contratações Públicas Sustentáveis. 

Organização: DEA/MMA, CGU, SEGES/MGI. 

Local: Auditório do MMA. 

 

Especialistas convidados: Teresa Vilac (CGU); Alexandre Mota (SEGES/MGI); Rafael Codeço (MDIC); Anne Karoline Rios (STJ). 

Moderador: Pablo Saldo (DEA/MMA) - Coordenador da A3P

 

Teresa Villac (CGU) - Doutora em Ciência Ambiental. Filósofa. Advogada da União. Coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade - Consultoria-Geral da União. Consultora da União substituta no Estado de SP e em colaboração institucional com a Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Anne Karoline Rios (STJ) - Assessora técnica da Assessoria de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça.

Alexandre Motta (SEGES/MGI) - Economista  e Mestre em Desenvolvimento Econômico. Foi Secretário de Finanças do Município de Piracicaba (SP).

Rafael Codeço (MDIC) - Bacharel em Direito, Mestre em Globalization and Development pela SOAS University of London e Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atua no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Pablo de Avila Saldo (DEA/MMA) - Engenheiro de Computação pela Universidade do Rio Grande (FURG) em 2001. Atualmente compõe a equipe do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério, e coordena a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).  

 
13/06 – Terça-feira - 14h a 16h 

Diálogo Temáticos 4: Mudança do Clima e Educação Ambiental: o compromisso das instituições  

Organização: DEA/MMA e Secretaria Nacional de Mudança do Clima e CGEAMS/MEC. 

Especialista convidado: Carlos Nobre 

Local: Auditório do MMA. 

 

Carlos Nobre - Engenheiro, Doutor em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e autor de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). 

 

Moderadora: Ana Toni - Secretária da Secretaria de Mudança do Clima 

Debatedores: Rita Silvana dos Santos (Coordenadora Geral de Educação Ambiental do MEC) e Marcos Sorrentino (Diretor de EA do MMA) 

 

14/06 – Quarta-feira - 08:30h a 10:30h 

Diálogo Temático 5: Caminhos da educação brasileira: diversidade, prevenção e perspectivas  

Organização: DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: Auditório do MMA.

Especialista Convidada: Rachel Trajber, Marcos Sorrentino e Rita Silvana Santos  

 

Rachel Trajber: Responsável pelo projeto Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI. Foi Coordenadora-Geral de Educação Ambiental / MEC (2004 a 2012).

Rita Silvana Santos: Coordenadora Geral de Educação Ambiental no MEC e Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 

 

14/06 – Quarta-feira - 14h a 16:30h 

Encontro da Rede da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P no RJ. 

Organização: DEA/MMA. 

Local: TJRJ - Rio de Janeiro 

  

 

15/06 – Quinta-feira - 10:30h a 12h 

Diálogo Temático 6: Década Decisiva. 

Organização: DEA/MMA. 

Local: Auditório do MMA. 

Especialista convidado: Luiz Marques. 

 

Luiz Marques: é professor livre-docente aposentado e colaborador do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos últimos quinze anos, tem se dedicado à docência e a pesquisas sobre as crises socioambientais contemporâneas. Autor do livro “O decênio decisivo”. 

 

21/06 – Quarta-feira - 15h a 17h

Segundo Encontro Virtual com as Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental dos Estados – CIEAs. 

Organização: Departamento de Educação Ambiental e Cidadania - DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: On line 

   

22/06 – Quinta-feira - 15h a 17h 

Diálogo Temático 7: CINEMA e Educação Ambiental. 

Organização: DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: Auditório do MMA. 

Especialistas convidados: Chico Guariba do Ecofalante, Mônica do Planeta DOC e equipe do CTV. 

 

Chico Guariba: Idealizador e fundador da Mostra Ecofalante. É economista e documentarista, e atua há mais de 30 anos nas áreas de comunicação, educação, meio ambiente e políticas públicas. 

Mônica Linhares: Jornalista, documentarista e produtora cultural, com mestrado em cinema documentário pelo Instituto de Cine de Madrid e em Relações Internacionais e Desenvolvimento Econômico da América Latina pela Universidade Internacional de Andaluzia. Possui longa experiência em projetos culturais e idealizadora e produtora do Festival Planetadoc desde a sua primeira edição, que é realizada desde 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário