sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Revista Eletrônica do PPGEA publica novo número

A Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental (Remea) publicou o mais recente número em http://www.seer.furg.br/remea. Na Revista é possível navegar no sumário para acessar os artigos e itens de interesse. A Revista é publicada on-line desde 1999 de forma ininterrupta  Apresenta artigos no campo da Educação Ambiental de todo o Brasil.

Desde a criação houve mais de 500 mil acessos no portal anterior. A partir dessa edição, é demarcada a migração para a Plataforma Open Journal Systems (SEER), para onde já são disponibilizados todos os volumes anteriores. Também foram atualizados os indexadores nacionais e internacionais, que ainda serão implementados.

A Revista recebeu em 2012 duas avaliações. Pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi avaliada como B2 e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), considerada um periódico que atende às exigências de uma revista de alcance nacional pela qualificada produção na área.

A Revista é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA). O programa, conforme estudos realizados, é responsável por mais de 50% da Produção Nacional em EA no país. O editor chefe é o professor doutor Vilmar Alves Pereira, e a editor adjunta a professor doutora Paula Corrêa Henning. Bolsistas assistentes da Remea: Leonardo Dorneles Gonçalves e Jusélia Paula da Silva.

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=20488

31 de dezembro - Aniversário da saudosa Judith Cortesão


BIOGRAFIA

Maria Judith Zuzarte Cortesão (Porto, 31 de dezembro de 1914 - Genebra, 25 de setembro de 2007) foi uma professora universitária, geneticista e  ecologista luso-brasileira.

Era viúva do literato português Agostinho da Silva e filha do renomado historiador Jaime Zuzarte Cortesão. Tem oito filhos, dois deles adotivos, 21 netos e uma bisneta.


Aos 17 anos foi obrigada a deixar Portugal porque seu pai, Jaime Zuzarte Cortesão, estava sendo perseguido pelo governo ditatorial de António de Oliveira Salazar. Sua família passou pelo exílio na Espanha, na França, na Bélgica e na Inglaterra e chegou ao Brasil em 1940, quando Jaime aqui se instalou para pesquisar a história da formação territorial do país.

Morou ainda no Peru, no Uruguai e novamente em Portugal. Estabeleceu-se em Brasília na década de 1980 e mudou-se em 1993 para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. 

Na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde foi professora do único curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental Marinha do Brasil. Participou de duas expedições brasileiras à Antártida e deu origem ao Programa Asas Polares, para proteção de áreas de pouso e reprodução de aves.

Em Rio Grande, também prestou consultoria aos museus Oceanográfico, Antártico e Ecomuseu da Ilha da Pólvora e foi membro do setor de Educação Ambiental, do Programa Mar de Dentro, que busca recuperar a Lagoa dos Patos e seus ecossistemas.

Judith dedicou-se também a erudição em diversas áreas do conhecimento, dentre as quais neuroendocrinologia, genética e reprodução humana.

Escreveu dezesseis livros, entre eles Pantanal, Pantanais e Juréia, Luta pela Vida. Participou da elaboração de seis filmes, como Taim, de Lyonel Lucini, sobre a reserva gaúcha. Foi uma das criadoras do programa Globo Ecologia e da ONG ARCA, e consultora das ONGS SOS Mata Atlântica e Instituto Acqua. 

Ela idealizou o Centro de Informação e Formação de Médicos e Cirurgiões de Doenças do Aparelho Locomotor de Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek, e representou o Brasil em comissões internacionais, como a das Nações Unidas sobre Poluição Marinha de Origem Terrestre, no Quênia, e a do Patrimônio da Humanidade, no Canadá. Acompanhou missões da Unesco em Portugal e no Brasil, e representou o Peru, o Uruguai e a Inglaterra em congressos sobre assuntos tão diversos como Medicina, Literatura e Educação. Participou ainda das duas primeiras expedições brasileiras à Antártida, em 1982 e 1983.


Em 2003, em Brasília, recebeu pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Ordem do Mérito Cultural.

Também em sua homenagem está em andamento a construção da Casa de Cultura Judith Cortesão dos Povos de Língua Portuguesa (RS) que será no prédio onde nasceu o almirante da Marinha Brasileira, Joaquim Marques Lisboa. A Casa de Cultura deve receber o acervo Drª. Maria Judith Zuzarte Cortesão, formado por seis mil peças, entre livros, revistas, teses, documentos em geral, além de artesanato dos mais diversos países.

Em 2005, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG juntamente com o programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA foram contemplados no Edital 1/2005 do Ministério do Meio Ambiente para implantação de uma Sala Verde, a qual foi denominada de Sala Verde Judith Cortesão, devido a doação do acervo pessoal da Prof. Dra. Judith Cortesão.

Faleceu em Genebra, em 25 de setembro de 2007, aos 92 anos.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Judith_Zuzarte_Cortes%C3%A3o

IV Conferência Nacional de Meio Ambiente acontecerá de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília

Portaria publicada nesta segunda-feira (17/12), no Diário Oficial da União, abre inscrições para o processo seletivo dos integrantes que irão compor a Comissão Organizadora Nacional da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA). 

A função da Comissão é coordenar e organizar o evento, que acontecerá de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. 

A comissão será integrada por 34 pessoas, sendo 16 da sociedade civil e 18 representantes do Poder Público. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 dias a contar de hoje. 

As propostas apresentadas serão analisadas por comissão criada co esta finalidade, que divulgará o resultado 30 dias após o encerramento das inscrições. A quarta edição da conferência representa uma oportunidade para que diferentes setores da sociedade assumam sua responsabilidade com o meio ambiente. O fórum é também um importante instrumento de educação ambiental e democracia participativa. 

Portaria nº455. http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=17/12/2012&jornal=1&pagina=87&totalArquivos=136


Fonte: Lista de discussão Projeto Sala Verde.