quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sala Verde e as demais bibliotecas da FURG terão horários diferenciados no período de expediente de verão.

Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão
24/12 e 31/12 – Expediente suspenso
26/12 e 2/1 – 13h30min às 17h30min
27/12 até 28/12 e 3/1 até 11/1 – 8h às 12h


Biblioteca Central
24/12 e 31/12 – Expediente suspenso
26/12 e 2/1 – 14h às 18h
27/12 até 28/12 e 3/1 até 11/1 – 8h às 12h

Biblioteca Setorial Área Acadêmica da Saúde
24/12 e 31/12 – Expediente suspenso
26/12 e 2/1 – 14h às 18h
27/12 até 28/12 e 3/1 até 11/1 – 8h às 12h

Biblioteca Setorial Campus de Santa Vitória do Palmar
24/12 até 2/1 – Expediente suspenso
3/1 até 11/1 – 8h às 12h

Biblioteca Setorial Campus de Santo Antônio da Patrulha - Não foi divulgado pela direção.

Biblioteca Setorial Campus de São Lourenço do Sul - Não foi divulgado pela direção.

Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Oceanografia
24/12 e 31/12 – Expediente suspenso
26/12 e 2/1 – 14h às 18h
27/12 até 28/12 e 3/1 até 11/1 – 8h às 12h

Observações: Do dia 14/1 em diante, os horários retornarão ao normal. Para maiores informações, visite a página da biblioteca (www.biblioteca.furg.br) ou então ligue para (53) 3233.6675.

Em razão da obra, a Biblioteca Setorial Museu Oceanográfico estará fechada neste período.

A SALA VERDE DESEJA A TODOS...

UM FELIZ NATAL E UM 2013 DE MUITA PAZ E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE!!


Qual é a origem da árvore de Natal?

Enfeitar árvores é um ritual antiquíssimo  presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza. Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa (terra dos pinheiros, a árvore de Natal clássica), no começo do século XVI - mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história costumava ser reencenada nas igrejas. "O paraíso era representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos, colocada no meio da cena teatral", afirma o teólogo Fernando Altermeyer, da PUC-SP.

As pessoas, então, passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas (simbolizando a luz de Cristo), estrelas (alusão à estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria) até hóstias (pedindo perdão pelos pecados). Nos séculos XVII e XVIII, o hábito se tornou tão popular entre os povos germânicos que eles mesmos o creditaram a seu maior líder religioso, Martinho Lutero (1483-1546), fundador do protestantismo. A árvore de Natal só se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861) - esposo alemão da rainha Vitória - montou uma delas no palácio real britânico. Na época, o império vitoriano dominava mais de meio mundo e o costume logo se tornou universal.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-ea-origem-da-arvore-de-natal

_________________________________________________________________

A árvore de natal, um dos principais símbolos natalinos, é mais antiga que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com um fim religioso, pois criam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza.

Algumas tribos pagãs da Alemanha consideravam os carvalhos como árvores santas, por isso realizavam, debaixo dessas árvores, sacrifícios humanos oferecidos ao deus Odin. Uma das histórias diz que São Bonifácio, tentando acabar com esse costume pagão, cortou um carvalho que, quando caiu, fez cair todas as árvores próximas a ele, com exceção de um pequeno pinheiro; fato considerado um milagre, pois o pinheiro simbolizaria o menino Jesus.

Quando a árvore de natal tinha um caráter pagão, as pessoas a enfeitava para que, depois da queda das folhas no inverno, os espíritos das árvores voltassem. Da mesma forma, os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto, essas decorações possuem um caráter diferente, significa alegria, bondade, amor, benção de Cristo.

A partir do século XVI, várias famílias alemãs passaram a decorar seus pinheiros, resultando em um costume que passou por várias gerações. A partir do século XIX a tradição chegou à Inglaterra, França e Estados Unidos. No século XX virou tradição na Espanha e América Latina, virando costume até mesmo em países de clima tropical.

http://www.brasilescola.com/natal/arvore-natal.htm

--------------------------------------------------------------------------------------------
Originado no hemisfério norte, os pinheiros são árvores do gênero Pinus, da família Pinaceae. Esta espécie pode atingir até 24 metros de altura.

Os pinheiros se desenvolvem bem em solo ácido e alguns em solo calcário A grande maioria requer um solo bem drenado, portanto, os solos mais arenosos são ideais, mas algumas espécies são tolerantes à pouca quantidade de água.

O pinheiro é a espécie mais usada para a produção de madeira nas regiões temperadas e tropicais do planeta. Eles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose. O principal motivo é o rápido crescimento da árvore.

A árvore é usada como símbolo do Natal. Esse símbolo surgiu porque quando Cristo nasceu, as árvores que rodeavam o menino gostariam de lhe oferecer presentes. A palmeira lhe deu sua palma maior para abanar e refrescar e a oliveira deu seus frutas para fazer óleo para massagear os pezinhos da criança. Mas somente o pinheirinho não tinha condições de produzir um presentes. Com pena da árvore, as estrelas decoraram o pinheiro, cobrindo-o com elas mesmas e palha. E assim surgiu a lenda do pinheiro e devido as estrelas, as pessoas enfeitam árvores no Natal.

Fonte: http://www.abacas.com.br/def_plantarAntigo.asp?pagina=18