terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Sala Verde Judith Cortesão foi certificada como espaço exibidor do Circuito Tela Verde (CTV) do MMA


A Sala Verde Judith Cortesão foi uma das 222 instituições selecionadas como Espaços Exibidores do Circuito Tela Verde 2023 e recebeu agora ao final do ano seu certificado como espaço exibidor da 11ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. 

A Sala Verde Judith Cortesão fez uma parceria com a escola Admar Corrêa no junho ambiental, em nome da Prof. Drª Deise Munhoz, onde foram exibidos alguns vídeos do Circuito Tela Verde aos seus alunos.

Escola Admar Corrêa exibindo vídeos do Circuito Tela Verde
no junho ambiental







Circuito Tela Verde (CTV)

O Circuito Tela Verde (CTV) tem por objetivos selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.

Para cada mostra, há chamadas públicas voltadas à seleção dos vídeos e cadastramento das instituições interessadas em se tornarem espaços exibidores.

Os espaços exibidores recebem os vídeos e um guia contendo orientações sobre como promover as ações de educação ambiental no âmbito da mostra. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados. Ao final da realização da mostra, o espaço exibidor envia relatório ao Ministério do Meio Ambiente com informações sobre os resultados alcançados.

Fonte e informações: 

https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/educacaoambiental/cidadania-ambiental/circuito-tela-verde-1

Telefone: (61) 2028 – 1207

Sobre o Projeto Salas +Verdes

O projeto Salas +Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), coordenado atualmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, que tem como principal finalidade incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente -MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA.

Historicamente, o projeto foi concebido com foco no caráter de “biblioteca verde” que estes espaços poderiam assumir, com estímulo à constituição de acervos de conteúdos socioambientais diversos. Com a evolução do projeto, esses espaços denominados Salas Verdes, além de disponibilizar informações socioambientais, passaram a desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental, tais como: cursos, palestras, mostras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas educacionais.

A publicação da Portaria M/MMA nº 169, de 13 de julho de 2022 formaliza o projeto com o nome de Projeto Salas +Verdes,

Para informações sobre o Projeto Salas +Verdes acesse: http://salasverdes.mma.gov.br/sobre-o-projeto/