quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do SiB FURG 2021 terá como tema a Biblioteca Social



Organizado pelo Sistema de Bibliotecas da FURG, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, ocorrerá de 25 a 27 de outubro de 2021. Para esta edição, o tema escolhido foi "Biblioteca: compromisso social, interações e identidade" e inserida nessa proposta, serão realizadas transmissões ao vivo sobre ações dos bibliotecários da FURG e convidados e oferecidas oficinas de Currículo Lattes e Normalização de trabalhos acadêmicos, com foco na ABNT NBR 6023 - Referências. As inscrições são gratuitas, abertas à toda comunidade e poderão ser realizadas até o dia 22/10, pelo Sistema de Inscrições da FURG.


Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: sib.eventos@furg.br.


Programação:
 
25/10, às 19h  Canal do Youtube do SiB
Cerimonial de abertura e Roda de conversa
- Bibliotecária Luciana Almeida (Projeto "Praça do bem").
- Bibliotecárias Vanessa Santiago e Flávia Reis (Programa FID e Projeto Arvoreteca).
- Bibliotecária Rosane Azevedo (SMED-RG/Ações da Divisão de Bibliotecas).
- Mediadora: bibliotecária Alessandra Lemos (FURG/SiB). 
 
26/10, às 9h (webconferência)
Oficina de Currículo Lattes
- Bibliotecário José Paulo Santos (FURG/SiB).
 
26/10, às 15h (webconferência)
Oficina de Normalização - ABNT NBR 6023 Referências
- Bibliotecária Roseli Prestes (FURG/SiB). 
 
 27/10, às 19h  - Canal do Youtube do SiB
Palestra "Biblioteca social"
- Bibliotecária Cátia Lindemann (FEBAB).
- Mediador: bibliotecário Michel Lucas (FURG/SiB). 
 
 

Inscrições

As inscrições são gratuitas, abertas à toda comunidade e poderão ser realizadas até o dia 22/10, pelo Sistema de Inscrições da FURG.
 
 

Como acompanhar as atividades

As lives serão abertas e ocorrerão pelo Canal do Youtube do Sistema de Bibliotecas da FURG, porém, as inscrições para as atividades dos dias 25/10 e 27/10 darão direito aos certificados de participação.
As inscrições para as oficinas deverão ser feitas separadamente e estas serão ministradas por webconferência, sendo o link enviado por e-mail ao inscrito homologado. 
 
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: sib.eventos@furg.br.


Fonte:


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Novos horários de atendimento no Sistema de Bibliotecas (SiB/FURG) e caixa de devolução

De modo a subsidiar as demandas específicas de usuários, o Sistema de Bibliotecas (SiB) está realizando o agendamento dos serviços de empréstimo e devolução dos itens de seu acervo aos docentes, pós-graduandos, formandos da graduação da FURG, alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina que estejam realizando estágios obrigatórios, usuários em desligamento de vínculo com a FURG (formandos, término de contrato, trancamento total de matrícula, etc.) e usuários que necessitam negociar pendências com as bibliotecas.

Os agendamentos serão realizados pelo e-mail sib.cb@furg.br.

Como funciona?

Os usuários que se enquadram nesse perfil, deverão enviar suas solicitações para o e-mail sib.cb@furg.br, até as quintas-feiras, para atendimento na semana seguinte. Para os empréstimos, será preciso informar os itens necessários e aguardar a confirmação da disponibilidade do item, da data e horário de atendimento.

As bibliotecas disponibilizarão os itens solicitados através do agendamento, nos seguintes dias e horários:

SiB Biblioteca Central (campus Carreiros)*: terças, quartas e quintas das 9h às 13h.

SiB Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde: terças das 14h às 18h; quartas e quintas das 9h às 13h.

SiB São Lourenço do Sul: terças e quintas das 9h às 13h; quartas das 14h às 18h.

SiB Santa Vitória do Palmar: terças, quartas e quintas das 9h às 13h**

SiB Santo Antônio da Patrulha: terças, quartas e quintas das 9h às 13h.


*Os itens do acervo do SiB Sala Verde Judith Cortesão e SiB Biblioteca Setorial Pós Graduação em Oceanografia, poderão ser solicitados e retirados na Biblioteca Central (campus Carreiros).
**A partir de novembro.

CAIXA DE DEVOLUÇÃO DE LIVROS DISPONÍVEL NAS BIBLIOTECAS DO SIB

Regras de utilização da caixa de devolução do SiB FURG

- Serão aceitas as devoluções de itens emprestados nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da FURG. Demais materiais, como doações, serão desconsiderados.

- Os itens serão recolhidos semanalmente e retirados das matrículas/SIAPES dos usuários, que receberão nos seus e-mails, o recibo de devolução (para receber a notificação por e-mail, a opção ''Receber e-mails com recibos de Empréstimos e Renovações'' deverá estar selecionada no perfil do usuário).

- Caso o item devolvido esteja em atraso, será gerada multa, conforme a Instrução Normativa vigente, a contar até o início do plano de contingência.

- Itens entregues danificados (sujos, molhados, rasgados, etc..), será designado ao usuário a reposição do material.

As caixas de devolução estão disponíveis de segunda a sexta, nos seguintes horários e locais:

- SiB Biblioteca Central (campus Rio Grande, unidade Carreiros - recebe materiais da Biblioteca Central, Biblioteca da Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão, Biblioteca da Pós-graduação em Oceanografia: das 8h às 13h, na entrada da biblioteca.

- SiB Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde (campus Rio Grande, unidade Saúde): das 8h às 12h30min, na entrada da biblioteca.

- SiB São Lourenço do Sul: das 8h às 19h, na entrada do prédio 1.


- SiB Santa Vitória do Palmar: das 8h às 13h, na portaria da Casa do Estudante.

- SiB Santo Antônio da Patrulha: das 8h às 13h, na entrada da biblioteca.

Destacamos que, no período de vigência do plano de contingência da FURG e do SiB, estão sendo realizadas renovações automáticas dos itens emprestados e, portanto, a obrigatoriedade de devolução de materiais aplica-se apenas para os usuários em desligamento de vínculo com a FURG (formandos, término de contrato, trancamento total de matrícula, etc.).


Dúvidas e informações:


Direção do Sistema de Bibliotecas (SiB)
Telefone: (53) 99148-9750


Fonte:

I Seminário Integrado da FURG - A Vida Acadêmica em Tempos de Pandemia



O I Seminário Integrado da FURG - A Vida Acadêmica em Tempos de Pandemia está com as inscrições abertas. Buscando promover uma discussão coletiva entre a reitoria da FURG e Aprofurg, Aptafurg, DCE e APG, o evento acontecerá de forma online entre os dias 8 e 12 de novembro.

O objetivo principal do Seminário é fazer uma avaliação do período de ensino remoto durante a pandemia. Entre as pautas que compõem a programação, estão os processos de ensino durante o período emergencial e as construções de uma retomada do ensino presencial de modo lento e gradual. A etapa de inscrições pelo Sinsc inicia nesta sexta-feira, 15, e vai até o dia 7 de novembro.

"Entendemos como fundamental a parceria entre reitoria e entidades representativas das categorias, a fim de promoverem esse esforço coletivo para pensar a universidade nesse contexto", afirma o vice-reitor da universidade, Renato Duro.

O encontro será dividido em sete salas temáticas: Ensino e Aprendizagem; Saúde Mental e Física; Pesquisa na Pandemia; Extensão Universitária na Pandemia; Participação, Democracia e Assédio; Retorno Presencial, ou Híbrido, e Segurança Sanitária; e Teletrabalho. O Seminário reunirá grupos pequenos de discussão, analisando cada tema com a participação de 30 pessoas. Os horários das mesas serão divididos entre manhã (9h), tarde (14h) e noite (19h).

Fonte: