terça-feira, 24 de maio de 2022

15° ANIVERSÁRIO DA SALA VERDE

No dia 28/05/2022 a Sala Verde da FURG completará o seu 15° aniversário. A Sala foi inaugurada em 2007 e denominada Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão. Seu nome foi uma homenagem à Profª. Drª. Judith Cortesão pela doação de seu acervo pessoal à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e que foi incorporado ao acervo da Sala Verde.

Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) foram contemplados no edital 1/2005 Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a abertura de uma Sala Verde. O Projeto Sala Verde do MMA consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental.

As Salas Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

A consulta ao acervo é de livre acesso, atendendo a comunidade acadêmica da FURG, a comunidade em geral e, especialmente, aos cursos de pós-graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado) do PPGEA. O empréstimo domiciliar é restrito, sendo permitido, somente, para quem possui vínculo com a FURG.

O acervo da Sala Verde da FURG é composto pelas obras da Profª. Drª. Judith Cortesão; material bibliográfico da antiga biblioteca do PPGEA; doações recebidas do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Sala Verde; teses e dissertações defendidas no PPGEA; obras recebidas por meio de compras realizadas pelo Sistema de Bibliotecas (SiB), além de intercâmbios e doações em geral.




Localização: A Sala Verde está localizada em novo espaço, no interior da Biblioteca Central, no Campus Carreiros.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Bibliotecária coordenadora: Cibele V. Dziekaniak

E-mail: sib.salaverde@furg.br



SiB disponibiliza o acesso à plataforma de livros eletrônicos "Minha Biblioteca"

Já se encontra disponível, aos servidores e estudantes da FURG, a plataforma de livros eletrônicos (e-books) Minha Biblioteca. A plataforma é formada por 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, contendo milhares de títulos em português, em diversas áreas do conhecimento.

Clique aqui para acessar a plataforma Minha Biblioteca.

O link de acesso à Minha Biblioteca ficará permanentemente disponível na página inicial do site do SiB, na área "Fontes de Informações Digitais" e no menu esquerdo: "Base de Dados > Multidisciplinares".

Confira abaixo os tutoriais de acesso e utilização da plataforma:

Minha Biblioteca - Tutorial de Acesso

Minha Biblioteca - Manual de uso para plataforma



Fonte: SiB/FURG.