sábado, 13 de julho de 2013

Anais do V CPEASul e IV EDEA.

Confira os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.

Acesse o v. 1 - Resumos expandidos aqui.

Acesse o v. 2 - Trabalhos completos aqui.


Fonte: Site do PPGEA.




Visite o stand da Sala Verde na FEARG e participe da "Trilha dos Sentidos"!

Últimos dias, encerramento dia 14-07-13, às 21h.



Visite o stand da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) – Sala Verde Judith Cortesão na FEARG e conheça a Tilha dos Sentidos (Projeto de Extensão). 

Local: área de recreação, lado oposto ao parque de diversões.

Período de realização: de 27 de junho a 14 de julho de 2013.

Público: adultos e crianças.


O que é a "Trilha dos Sentidos"?

A 'Trilha dos Sentidos: encontro com a natureza através dos sentidos' possibilita a reflexão e construção do pensamento/ação ambiental. Faz parte das ações desenvolvidas pela·Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão·da FURG à comunidade em geral, levando a sensibilização ambiental para além das fronteiras, trabalhando a Educação Ambiental não só com os alunos e professores da graduação, pós-graduação e com os servidores da universidade, mas também com a COMUNIDADE LOCAL.

Visa à sensibilização e conscientização dos participantes, despertando o senso de responsabilidade individual e coletiva em relação à preservação do meio ambiente, por meio do estimulo dos sentidos e da imaginação.

Objetivos:
- democratizar a informação ambiental, por meio da distribuição gratuita do jogo de tabuleiro "Trilha do Planeta".
- desenvolver ações práticas de Educação Ambiental, a fim de sensibilizar a comunidade local, por meio do estimulo dos sentidos e da imaginação;
- despertar o senso de responsabilidade individual e coletiva dos participantes em relação à preservação do meio ambiente;
- despertar na comunidade, de forma lúdica e curiosa, a conscientização em relação à preservação do meio ambiente;
- divulgar o projeto Sala Verde da FURG à comunidade acadêmica e comunidade em geral, através do projeto de extensão 'Trilha dos Sentidos';
- promover o cultivo de árvores nativas da região, através da doação de mudas aos participantes da trilha.











Fotos Oficina Normalização de Trabalhos Acadêmicos Segundo ABNT.

O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA ofereceu aos seus discentes algumas oficinas para o 1º semestre/2013. 


No dia 28/06 foi ministrada pela bibliotecária da Sala Verde Cibele Vasconcelos Dziekaniak a oficina Normalização de Trabalhos Acadêmicos Segundo ABNT.

Em breve, após aprovação do colegiado do Programa, será publicado o Guia de normalização do PPGEA, organizado pela bibliotecária Cibele Vasconcelos Dziekaniak.





sexta-feira, 12 de julho de 2013

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (Rio Grande - RS)

Atividades a serem desenvolvidas


Etapa preparatória - rodada de Pré-conferências municipais de Meio Ambiente:

Primando-se pelo diálogo aprofundado e democrático, o processo de realização da I Conferência Municipal de Meio Ambiente tem seu êxito vinculado ao que é desenvolvido e debatido na rodada de pré-conferências municipais de meio ambiente. Estas pré-conferências deverão adotar o diálogo temático, no intuito de garantirmos espaço para um maior aprofundamento sobre os diferentes temas abordados na I CMMA. Nessa perspectiva, as Pré-conferências contarão com convidados de notável conhecimento sobre os diferentes temas abordados, os quais farão uso inicial da palavra para, em seguida, ampliarmos a discussão. Todo o acúmulo acerca do debatido nas Pré-conferências deverá compor e orientar as discussões na I CMMA – denotando-se assim a fundamental importância da participação e mobilização em torno da rodada de Pré-conferências.

As Pré-Conferências Municipais do Meio Ambiente, salienta-se, serão desenvolvidas de forma temática, no seguinte cronograma:

22/07/13 → Tema: Unidades de Conservação e o uso e ocupação do território em Rio Grande;

23/07/13 → Tema: Educação Ambiental e Justiça Ambiental;

24/07/13 → Tema: Resíduos Sólidos Urbanos e a responsabilidade compartilhada.

LOCAL E HORÁRIO: as Pré-Conferências Municipais acontecerão no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rua General Neto esquina Rua Marechal Floriano, às 19h.


A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente será desenvolvida conforme a seguinte estrutura, nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2013. 


LOCAL: Auditório da Escola Estadual JUVENAL MILLER, entrada pela Rua Conde de Porto Alegre, quase esquina Rua Napoleão Laureano.

26/07 – Sexta-feira

18h às 21h

Credenciamento / Mesa de abertura e contextualização

21h às 22h30m

Atividades culturais integradoras



27/07 – Sábado

14h30 às 17h50

Diálogo sobre os temas em grupos

18h às 21h

Diálogo sobre os temas em grupos

21h às 22h30m

Atividades culturais integradoras



28/07 - Domingo

14h30 às 17h50

Plenária Final

18h às 21h

Avaliação e encerramento

Considerações Finais

Dada a relevância inegável dos temas a serem debatidos no processo de realização da I Conferência Municipal de Meio Ambiente e levando em consideração a urgência de se definir as diretrizes para uma Política Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio de sua Secretaria de Município do Meio Ambiente, convida todos e todas a se mobilizarem em torno das questões e desafios ambientais na nossa cidade. O sucesso da I Conferência Municipal de Meio Ambiente depende do engajamento de cada cidadão e cidadã que preocupa-se e/ou ocupa-se com a garantia de um futuro e uma cidade melhor para se viver – temos a certeza de que você faz parte desse grupo!



Fonte: Site da Prefeitura do RG.