quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Você conhece a base de dados de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Sala Verde Judith Cortesão?

 Base de dados on-line de Educação Ambiental e Meio Ambiente




Por intermédio do site de compartilhamento 4Shared, a Sala Verde disponibiliza aos seus usuários uma base de dados que reúne diversos títulos acerca da temática Educação Ambiental e Meio Ambiente.

A base é composta por referências bibliográficas da produção científica nacional (monografias, artigos de periódicos, livros e capítulos, anais de congresso, entre outros materiais), vídeos, apresentações em PowerPoint, manuais, entre outros.

A ferramenta possibilita, de maneira gratuita, que o internauta busque, recupere, visualize e faça download da informação desejada, sem que seja necessária a criação de cadastro. Também é possível comentar a respeito dos materiais na própria base e indicá-los por meio das principais redes sociais.

A partir de agora, apresentam-se reunidas e organizadas em uma única base, diversos materiais e informações socioambientais. A base será atualizada periodicamente com o intuito de ser um espaço de socialização de informações socioambientais e conta com o auxílio dos educadores ambientais para tal. 

Fica, portanto, o pedido por sugestões de materiais que possam integrar a base. O público em geral poderá contribuir com indicações de materiais, enviando um e-mail para sib.salaverde@furg.br com o link da obra a ser acrescentada à base.

A necessidade do projeto partiu da coordenação da Sala Verde da FURG, que tinha como anseio disponibilizar este tipo de serviço/produto à comunidade do PPGEA e da FURG, bem como aos demais educadores ambientais. 

No mês de outubro, a estagiária do Curso de Biblioteconomia Ketlen Brito fez uma atualização na base, por meio da inserção de uma lista de periódicos da área de meio ambiente, onde consta mais de 100 títulos, com seus respectivos Qualis e links de acesso. Confere lá!

Link de acesso à base:
http://www.4shared.com/folder/4EYFsPx9/_online.html

Biblioteca Central traz indicações de leitura em comemoração ao Outubro Rosa



A Biblioteca Central em comemoração ao Outubro Rosa traz algumas indicações de leitura. Estas estão expostas na Biblioteca Central e destacam-se pela cor da capa fazendo alusão ao mês.

Confira os títulos:


Obra: Lira dos Vinte Anos / Autor: Álvares de Azevedo


 
É uma das suas obras mais célebres. Impregnado de literatura européia, que dominou com grande precocidade, e da melancolia e morbidez associadas ao ultra-romantismo, Álvares de Azevedo foi o mais típico poeta brasileiro da escola byroniana que se constituiu em São Paulo em meados do século XIX.

Obra: Memorial de Maria Moura / Autor: Rachel de Queiroz


 
Apresenta a saga de uma mulher contra a submissão feminina na sociedade patriarcal do século XIX. O sertão, a liberdade, a violência, a disputa por terras, a religiosidade, a amizade e o amor são grandes temas de Rachel de Queiroz, todos tratados nessa obra-prima, escrita quando a autora já contava com 82 anos. Não por menos, Memorial de Maria Moura ganhou o Prêmio Jabuti de Ficção do ano de 1993.


Obra: Meus poemas preferidos / Autor: Manuel Bandeira


 
Nesta antologia, Manuel Bandeira resgata suas criações prediletas. Assim, o autor de “Poema do beco”, “Os sapos”, “Vou-me embora pra Pasárgada”, “Evocação do Recife”, “Pneumotórax”, “Porquinho-da-índia” e de tantos outros poemas que mudaram os rumos da literatura brasileira, reúne uma seleção que traz o essencial e a diversidade de sua produção em verso. E nos presenteia também com algumas traduções de poetas estrangeiros de seu maior afeto. Ao reunir neste livro os frutos preferidos de sua arte, Bandeira apresenta a todos os seus antigos e novos leitores uma ocasião especial para que se possa conhecer sempre mais e melhor de sua vasta e prodigiosa obra poética.

Obra: O Dom / Autor: Nikita Lalwani


 
Rumi Vasi é uma garota-prodígio, com habilidades muito especiais em matemática, desde o jardim de infância. Nascidos na Índia, mas vivendo no País de Gales, os pais de Rumi impõem à filha um isolamento total do mundo de que tanto desconfiam. Fazem com que ela fique sob uma rotina rigorosa de estudos até entrar na Universidade de Oxford com apenas 14 anos. Impedida desde criança de ter uma vida normal, a menina solitária, sempre obcecada pelos números, vai descobrir que vida não é uma ciência exata.

Obra: Paixão Crônica / Autor: Martha Medeiros


 
A presente antologia reúne os melhores textos de seus 20 anos de carreira sobre Amor e dor, Sexo e Homens, mulheres e assemelhados – e renova nossa disposição para amar e ser amado.


Veja estas e outras sugestões de obras no nosso Expositor Indicações de Leitura.

Fonte: Site SiB.

Site do SiB disponibiliza link para ferramentas de auxílio à detecção de fake news



As fakes news passam despercebidas, sobretudo, quando são divulgadas por amigos e pessoas do círculo de relacionamento. É comum que as pessoas passem notícias adiante, muitas vezes até mesmo sem ler ou clicar, por falta de tempo ou por estar acessando via celular, com pressa. Temos grande responsabilidade sobre o conteúdo que compartilhamos, portanto, é aconselhável sempre verificar a fonte, se possível clicando, lendo e conferindo a origem da notícia.

 

Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições 2022, o SiB disponibiliza no menu "Utilidades" algumas ferramentas que podem lhe auxiliar na verificação da veracidade de notícias . Confira algumas das principais agências de checagem que existem hoje no Brasil:

 

Aos Fatos

Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

 

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o Boatos.org tem a intenção de prestar um serviço para o usuário da internet, compilando algumas das mentiras que são contadas online. É atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.

 

Estadão Verifica

O Estadão Verifica é o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Fato ou Fake

A seção Fato ou Fake do G1 tem o objetivo de alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake).

 

Lupa

Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

 

Uol Confere

O UOL Confere é a divisão do UOL para checagem e esclarecimento de fatos.

                                                                                    

Fonte: Conselho Nacional de Justiça