quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Biblioteca Central traz indicações de leitura em comemoração ao Outubro Rosa



A Biblioteca Central em comemoração ao Outubro Rosa traz algumas indicações de leitura. Estas estão expostas na Biblioteca Central e destacam-se pela cor da capa fazendo alusão ao mês.

Confira os títulos:


Obra: Lira dos Vinte Anos / Autor: Álvares de Azevedo


 
É uma das suas obras mais célebres. Impregnado de literatura européia, que dominou com grande precocidade, e da melancolia e morbidez associadas ao ultra-romantismo, Álvares de Azevedo foi o mais típico poeta brasileiro da escola byroniana que se constituiu em São Paulo em meados do século XIX.

Obra: Memorial de Maria Moura / Autor: Rachel de Queiroz


 
Apresenta a saga de uma mulher contra a submissão feminina na sociedade patriarcal do século XIX. O sertão, a liberdade, a violência, a disputa por terras, a religiosidade, a amizade e o amor são grandes temas de Rachel de Queiroz, todos tratados nessa obra-prima, escrita quando a autora já contava com 82 anos. Não por menos, Memorial de Maria Moura ganhou o Prêmio Jabuti de Ficção do ano de 1993.


Obra: Meus poemas preferidos / Autor: Manuel Bandeira


 
Nesta antologia, Manuel Bandeira resgata suas criações prediletas. Assim, o autor de “Poema do beco”, “Os sapos”, “Vou-me embora pra Pasárgada”, “Evocação do Recife”, “Pneumotórax”, “Porquinho-da-índia” e de tantos outros poemas que mudaram os rumos da literatura brasileira, reúne uma seleção que traz o essencial e a diversidade de sua produção em verso. E nos presenteia também com algumas traduções de poetas estrangeiros de seu maior afeto. Ao reunir neste livro os frutos preferidos de sua arte, Bandeira apresenta a todos os seus antigos e novos leitores uma ocasião especial para que se possa conhecer sempre mais e melhor de sua vasta e prodigiosa obra poética.

Obra: O Dom / Autor: Nikita Lalwani


 
Rumi Vasi é uma garota-prodígio, com habilidades muito especiais em matemática, desde o jardim de infância. Nascidos na Índia, mas vivendo no País de Gales, os pais de Rumi impõem à filha um isolamento total do mundo de que tanto desconfiam. Fazem com que ela fique sob uma rotina rigorosa de estudos até entrar na Universidade de Oxford com apenas 14 anos. Impedida desde criança de ter uma vida normal, a menina solitária, sempre obcecada pelos números, vai descobrir que vida não é uma ciência exata.

Obra: Paixão Crônica / Autor: Martha Medeiros


 
A presente antologia reúne os melhores textos de seus 20 anos de carreira sobre Amor e dor, Sexo e Homens, mulheres e assemelhados – e renova nossa disposição para amar e ser amado.


Veja estas e outras sugestões de obras no nosso Expositor Indicações de Leitura.

Fonte: Site SiB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário