sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Bibliotecas do SiB - Atendimento com agendamento para docentes, alunos dos cursos de pós-graduação, alunos que farão trancamento total de curso e formandos

 


Atendimento sob agendamento nas Bibliotecas do SiB

Interessados deverão entrar em contato via e-mail: sib.cb@furg.br 

De modo a subsidiar as demandas específicas de usuários, o Sistema de Bibliotecas (SiB) irá realizar empréstimo dos itens de seu acervo aos docentes, pós-graduandos e formandos da graduação da FURG, sob agendamento, assim como negociar pendências com as bibliotecas, para os usuários que as possuir.

Os agendamentos serão realizados pelo e-mail sib.cb@furg.br

Como irá funcionar?

Os usuários que se enquadram nesse perfil, terão até as quarta-feiras para agendar os itens de interesse, para serem retirados na semana seguinte (o primeiro dia será 10/11, portanto os agendamentos para esse dia serão até 04/11). Será preciso aguardar a confirmação de agendamento por e-mail, para retirada dos itens, que estão sujeitos à disponibilidade. Os atendimentos ocorrerão até o dia 17/12/2020, período de término dos exames.

As bibliotecas disponibilizarão os itens reservados, nos seguintes dias e horários:

SiB Biblioteca Central (campus Carreiros)* - terças e quintas das 9h às 11:30h;

SiB Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde: terças das 9h às 11:30h;

SiB São Lourenço do Sul - terças das 9h às 11:30h;

SiB Santa Vitória do Palmar - terças das 9h às 11:30h;

SiB Santo Antônio da Patrulha - terças das 9h às 11:30h.

*Os itens do acervo da biblioteca SiB Sala Verde Judith Cortesão poderão ser reservados e retirados na Biblioteca Central (Campus Carreiros).

Quaisquer dúvidas, poderão ser esclarecidas pelos contatos: sib.direcao@furg.br ou (53) 99148-9750.


Nossos Canais

Com o objetivo de compartilhar informação e conectar pessoas da comunidade acadêmica que compactuam dos mesmos interesses e valores, o Sistema de Bibliotecas da FURG, disponibiliza seus canais de comunicação visando promover os serviços das bibliotecas do sistema.

- site: www.biblioteca.furg.br

 

- Facebook: https://www.facebook.com/SIBFURG/

 

- instagram: @sibfurg

- Twitter: @SiBFURG

-  Youtube: https://www.youtube.com/user/SiBFURG

 

Além disso, o espaço está disponível à comunidade acadêmica para divulgar seu evento, notícia ou comunicados.

Envie um e-mail com todas as informações (data, local, horário, nome do evento, link para acesso) e a imagem de divulgação para: sib.comunicacao@furg.br

Michèle Sato - GPEA - UFMT

 


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Restabelecido o acesso à coleção de e-books Springer 2008

Plataforma disponibiliza e-books em diversas áreas do conhecimento

O acesso à coleção de e-books Springer 2008, assinada pela FURG, foi restabelecido.
Na plataforma são disponibilizados livros digitais nas áreas de Arquitetura, Artes, Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química, Ciência dos Materiais, Ciências da Computação, Ciências Ambientais e da Terra, Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Matemática, Estatística, Medicina, Física, Astronomia, Computação Profissional e Web Design.
 

Como acessar:


Na opção da direita, "Or, find your institution (via Shibboleth)", selecionar a FURG e depois clicar em "Log in via Shibboleth". A autenticação será realizada através do login e senha do Sistemas FURG, por CAFe (mesmo processo que ocorre no acesso ao Portal Periódicos CAPES).
A interface também mudou e para acessar apenas a coleção 2008, assinada pela FURG, e as obras de acesso aberto é necessário desmarcar a opção "Include Preview-Only content".
 
Também é possível acessar a coleção através do ícone da Springer, disponível na área Fontes de Informações Digitais, na página inicial do site do SiB, ou no item Multidisciplinares, no menu Base de Dados.

Fonte:

Projeto de Extensão Sala Verde Judith Cortesão - Download gratuito disponibilizado pelo autor Dr. Wagner Passos

Jogo de Tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta"


O jogo de tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta" foi desenvolvido pelo cartunista e doutor em Educação Ambiental Wagner Passos, em parceria com a Sala Verde da FURG.

A iniciativa do projeto de extensão da Sala Verde Judith Cortesão  partiu da importância dos jogos de tabuleiro no processo educativo, sendo assim, uma oportunidade para se levar um pouco de Educação Ambiental às crianças, a partir dessa valiosa ferramenta lúdica e de aprendizado, distribuída impressa gratuitamente à comunidade.




Acesse o projeto: 


Trabalho disponível para download e liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula.

Faça aqui o download:







Sabe aquele PDF que desconfigura todo quando colamos no word?

 

Temos uma dica para aquele PDF que desconfigura todo quando colamos no word:




Fonte: Instagram SiB/FURG.