terça-feira, 23 de junho de 2020

Ficha catalográfica teses e dissertações PPGEA

SOLICITAÇÕES DE FICHAS CATALOGRÁFICAS PPGEA


Com o objetivo de corroborar e padronizar a confecção de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação, o Sistema de Bibliotecas oferece o serviço de elaboração de fichas catalográficas para todos os trabalhos defendidos na Universidade.

É importante destacar que a elaboração de ficha catalográfica é uma atividade de caráter técnico exclusiva do profissional bibliotecário. Dessa forma, não é permitido realizar qualquer alteração nesse documento.

Todo material bibliográfico publicado no Brasil deve conter a Catalogação na Publicação, de acordo como padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging-in-Publication- CIP) e com o artigo 6 do capítulo 3 da Lei do Livro.

Na ficha catalográfica constam os dados pertinentes da obra, tais como: nome do autor, título, editora, ano de publicação, ISBN, assunto e número de páginas. A importância desse serviço de dá para:

- manter a padronização nacional de materiais bibliográficos;

- facilitar o controle bibliográfico;

- reduzir custos e tempo de trabalho e melhorar a produtividade na busca de informações sobre o material.

No sistema de Bibliotecas da FURG, são solicitados os seguintes dados para elaboração da ficha catalográfica:

- Trabalho completo; OU

- Nome completo, folha de rosto, resumo e número total de páginas.

A solicitação da ficha deve ser realizada somente depois que o trabalho estiver finalizado, ou seja, após todas as correções feitas.

A partir do recebimento dos dados, o prazo para entrega da ficha catalográfica é de 48 horas por parte do SiB.

Os dados devem ser enviados para o bibliotecário José Paulo.

E-mail: sib.svp@furg.br

Telefone: (53) 3263-8265


Autodepósito na BDTD-FURG

Em razão das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Sistema de Bibliotecas está operando em regime de trabalho remoto, em vista disso, salientamos que os alunos que já tenham realizado a defesa de suas teses e dissertações podem enviar seus trabalhos através do Sistema FURG, a fim de que sejam disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).