quinta-feira, 9 de abril de 2015

MMA lança cadernos de educação ambiental e agricultura familiar

Material já está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente

Por: Tinna Oliveira - Editor: Marco Moreira

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ganhou novo material que traz o contexto, histórico, conceitos, estratégias pedagógicas da iniciativa, além de um guia metodológico das oficinas da iniciativa. Foram impressos 3 mil exemplares que servirão de subsídio para novas ações do MMA e também serão enviadas para estados prioritários onde o PEAAF já está funcionando e para parceiros do programa. As publicações também podem ser conferidas na página do MMA na internet (veja abaixo).
O primeiro caderno explica que o PEAAF é um programa de educação ambiental destinado ao público envolvido com a agricultura familiar. O objetivo é desenvolver ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. A publicação aborda os princípios e diretrizes do programa, o público-alvo, o processo educativo, as linhas de ação, articulações e parcerias e ações de monitoramento e avaliação. 
Já o Caderno Conceitual do PEAAF aprofunda a proposta pedagógica do programa, abordando a questão histórica, as temáticas principais, estratégias para o desenvolvimento de processos formativos e educação a distância. A terceira publicação é o guia metodológico de oficina do PEAAF. O guia traz o passo a passo das oficinas e da elaboração do plano político pedagógico de educação ambiental na agricultura familiar no estado ou território, visando auxiliar gestores públicos e demais parceiros na realização das oficinas de planejamento do programa.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028.1753

terça-feira, 7 de abril de 2015

ATENÇÃO


Em virtude da paralisação nacional dos Técnicos Administrativos em Educação nos dia 07 a 09 de abril, aprovada em assembleia da categoria na Universidade nesta manhã, as bibliotecas do SiB terão os seguintes horários no período:

Biblioteca Central Prof. Hugo Dantas da Silveira
Aberta somente dia 07/04 até as 12h.
Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia
Aberta das 8h as 12h
Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde
Não abrirá
Biblioteca Setorial Campus de Santa Vitória do Palmar
Não abrirá
Biblioteca Setorial de Pós-Grad. em Ed. Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão
Não abrirá.
Biblioteca Setorial Campus de Santo Antônio da Patrulha
Sem alteração
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (sem fechar ao meio dia)
Biblioteca Setorial Campus de São Lourenço do Sul
Sem alteração
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Biblioteca Setorial do Museu Oceanográfico
Sem alteração
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min

Curso gratuito SENAI em Educação Ambiental

A Rede SENAI de Educação a Distância, através do Portal de Educação a Distância Espírito Santo, oferece alguns cursos gratuitos totalmente na modalidade a distância, entre eles o de Educação Ambiental.
O curso é distribuído entre 7 desafios e o objetivo principal é entender questões que envolvem o meio ambiente, seus conceitos e definições, mostrando problemas e perspectivas futuras a fim de indagar o estudante e fazê-lo refletir sobre a Educação Ambiental.
O curso configura-se como básico, e equivale a 14h a distância, e pode ser concluído em 20 dias. Ao final, é gerado um certificado.


Mais informações em NEAD SENAI ES.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

ATENÇÃO!

Devido à Paralisação dos Técnicos Administrativos, a Biblioteca Sala Verde Judith Cortesão não atenderá no dia 7 de abril, terça-feira.
Acreditamos que a partir de 8 de abril, quarta-feira, o expediente volte a sua normalidade.

Obrigada pela compreensão.