quinta-feira, 5 de junho de 2014

05 de junho de 2014 - Dia Mundial do Meio Ambiente e 28 de maio de 2014 - 7 anos da Sala Verde Judith Cortesão da FURG

AS ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA SALA VERDE JUDITH CORTESÃO, EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (05-06) E AO ANIVERSÁRIO DA SALA (28-05) FORAM CANCELADAS, DEVIDO À GREVE DOS TAEs DA FURG.

OS TAEs DA FURG RECOMEÇARAM SUAS ATIVIDADES NA DATA DE HOJE (05-06-14), COM O TÉRMINO DA GREVE LOCAL.  

A SALA VERDE JÁ ESTÁ COM ATENDIMENTO EM HORÁRIO INTEGRAL.


05 de junho de 2014 - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. 

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 

Os principais objetivos das comemorações são: 

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Fonte: http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm



28 de maio de 2014 - 7 anos da Sala Verde Judith Cortesão da FURG 


Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) foram contemplados no edital 1/2005 do Ministério do Meio Ambiente para a abertura de uma Sala Verde.


Em 23/08/2006 a Sala Verde Judith Cortesão tornou-se Biblioteca Setorial do Núcleo de Informação e Documentação (NID), atual Sistema de Bibliotecas (SiB), e em 28/05/2007, foi inaugurada e denominada Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão. 

Sua denominação se deu em homenagem à Profª. Drª. Judith Cortesão, devido a sua trajetória enquanto ambientalista. O acervo pessoal da pesquisadora está disponível na Biblioteca que a homenageia: Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão. 

O acervo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em Educação Ambiental, é gerenciado pelo Sistema ARGO, o qual permite consultas, reservas e renovações on-line, por meio do endereço http://www.argo.furg.br

A consulta ao acervo é de livre acesso, atendendo a comunidade acadêmica da FURG, a comunidade em geral e, especialmente, aos cursos de pós-graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado). O empréstimo domiciliar é restrito, sendo permitido, somente, para quem possui vínculo com a FURG. 

O acervo da Sala Verde da FURG é composto pelas seguintes obras: doações da Profª. Drª. Judith Cortesão; material bibliográfico da antiga biblioteca do PPGEA; obras recebidas do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Sala Verde; teses e dissertações defendidas no PPGEA; obras recebidas por meio de compras realizadas pelo Sistema de Bibliotecas (SiB); intercâmbios e doações. 

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. 


Bibliotecária coordenadora: Bel. Me. Cibele V. Dziekaniak 


E-mail: cibeledziekaniak@furg.br 


Bolsista: Camila e Moura (aluna do Curso de Biblioteconomia da FURG). 


Telefone: (53) 3233-6804. 


E-mail: sib.salaverde@furg.br 


Endereço: 
Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão - Campus Carreiros - Centro de Convivência - Av. Itália km 8 CEP: 96203-900 - Rio Grande/RS. 


Serviços oferecidos: consulta local, empréstimo domiciliar,reservas, renovações, COMUT, inclusão de teses e dissertações do PPGEA na BDTD, confecção de Fichas catalográficas das teses e dissertações defendidas no PPGEA, levantamento bibliográfico, Guia do usuário, auxilio na normalização de trabalho acadêmicos, treinamentos individuais para uso doARGO, Portal Periódicos da Capes e e-books, serviço de referência, orientação aos estágios curriculares do Curso de Biblioteconomia, projetos de extensão oferecidos à comunidade em geral ("Trilha dos Sentidos" e Jogo de tabuleiro "Trilha do Planeta"), apresentação de vídeos ambientais do Circuito Tela Verde, entre outros. 




Projetos: