sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Bibliotecas do SiB informam a abertura de agendamento para utilização dos espaços para estudos

Biblioteca Central e SiB São Lourenço do Sul iniciam os agendamentos para utilização dos espaços a partir do dia 03 de janeiro.

Seguindo a Portaria nº 2300/2021, que dispõe sobre o planejamento de retomada de atividades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estabelecendo a Fase 2, o Sistema de Bibliotecas abre a possibilidade de agendamento para o uso do espaços de suas bibliotecas para estudo, conforme cronograma abaixo:

Biblioteca Central Hugo Dantas da Silveira - a partir de 03/01/2022
Biblioteca de São Lourenço do Sul - a partir de 03/01/2022
Biblioteca de Santo Antônio da Patrulha - a partir de 17/01/2022
Biblioteca de Santa Vitória do Palmar - a partir do dia 27/01/2022


Confira abaixo as regras e orientações para agendamento e uso dos espaços.

1. Serão disponibilizados horários de agendamento para dois grupos por dia (com intervalo para higienização dos espaços), de acordo com os horários abaixo:

Biblioteca Central: de terça a quinta-feira - grupo 1: das 9h às 10h30 - grupo 2: das 11h às 12h30.
Biblioteca de São Lourenço do Sul: de terça a quinta-feira - grupo 1: das 9h30 às 11h - grupo 2: das 11h30 às 13h.
Biblioteca de Santo Antônio da Patrulha: de terça a quinta-feira - grupo 1: das 9h30 às 11h - grupo 2: das 11h30 às 13h.
Biblioteca de Santa Vitória do Palmar: de terça a quinta-feira - grupo 1: das 9h30 às 11h - grupo 2: das 11h30 às 13h.



2. De acordo com o efetivo disponível e o dimensionamento realizado a partir das diretrizes presentes no documento "Medidas para readequação dos espaços físicos e distanciamento social", elaborado pela Comissão de Proteção e Cuidado, juntamente com a Diretoria de Obras – DOB/PROINFRA, as bibliotecas disponibilizarão inicialmente:

Biblioteca Central: mesas para estudo individual ou em grupo de até 4 pessoas e salas de estudos para até 2 pessoas, por grupo de horário.
Biblioteca de São Lourenço do Sul: mesas para estudo individual por grupo de horário.
Biblioteca de Santo Antônio da Patrulha: mesas para estudo individual ou em grupo de até 2 pessoas e salas de estudos para até 2 pessoas, por grupo de horário.
Biblioteca de Santa Vitória do Palmar: mesas para estudo individual ou em grupo de até 2 pessoas e salas de estudos para até 2 pessoas, por grupo de horário.



3. Os agendamentos deverão ser solicitados de segunda a quinta-feira, para a semana seguinte pelos e-mails:

Biblioteca Central: sib.bc.agendamentos@furg.br.
Biblioteca de São Lourenço do Sul: sib.sls@furg.br
Biblioteca de Santo Antônio da Patrulha: sib.sap@furg.br
Biblioteca de Santa Vitória do Palmar: sib.svp@furg.br


4. Para realizar o agendamento é necessário enviar um e-mail com a solicitação e, nos casos de agendamento para grupos, o solicitante deve identificar a si e os outros integrantes.

5. Será possível realizar reagendamento semanal apenas se houver disponibilidade, respeitando a preferência para quem não utilizou o espaço na semana ou no mês, conforme demanda.

6. Será preciso aguardar a confirmação da biblioteca, por e-mail, para efetivação do agendamento.

7. Será seguida a ordem de solicitação por e-mail, tendo sido encerradas as vagas de agendamento, novas solicitações poderão ser realizadas, posteriormente.

Orientações gerais:

- No momento do uso dos espaços é indispensável o uso de máscara e a apresentação de comprovante vacinal na portaria da biblioteca.

- Todas as portas e janelas devem permanecer abertas para promover a circulação de ar.

- Não será permitido o consumo de comidas e bebidas no interior da Biblioteca.

- É necessário respeitar dia e horário agendado (respeito aos horários é imprescindível para a promoção da higienização dos espaços).

- Lembramos que, seguindo os protocolos de segurança, o acervo estará fechado nesse período, não estando permitido o seu uso nem para consulta local e nem para retirada. Para retirada de itens do acervo, o usuário também deve respeitar as normas de agendamento.

- Para uso do malex verificar diretamente na biblioteca.

Fonte: SiB/FURG