segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024


Entre os dias 23/10 (quarta-feira) a 29/10 (terça-feira), o Sistema de Bibliotecas e o curso de Biblioteconomia da FURG, estarão promovendo a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Dentre as ações, haverá distribuição de suculentas pela Sala Verde Judith Cortesão durante toda a semana.

Maiores informações da programação, estão disponíveis no sistema de inscrições, em https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2506.



Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 - Evento acontecerá entre os dias 23 a 29 de outubro e contará com atividades presenciais e à distância

 


Entre os dias 23/10 (quarta-feira) a 29/10 (terça-feira), o Sistema de Bibliotecas e o curso de Biblioteconomia da FURG, estarão promovendo a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Integrado à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (Decreto Lei nº 84.631 de 9 de abril de 1980), o evento busca oportunizar a interação com questões relacionadas ao livro e à biblioteca e nesta edição terá como tema: "Informação, tecnologias e inovação: conexões sustentáveis".

Dentre as ações, estão previstas palestras, atividades e oficinas, nas modalidades presenciais e à distância.

Maiores informações da programação, estão disponíveis no sistema de inscrições, em https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2506.


  

  



Fonte: página do Sib/FURG








Lançamento da Chamada 1/2024 para criação de salas verdes - Projeto Salas Verdes

 O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anuncia a abertura do processo seletivo para instituições interessadas em participar do Projeto Salas Verdes.

 
Está aberta a chamada pública 001/2024 para o processo seletivo de instituições interessadas em integrar o Projeto Salas Verdes.
 
As Salas Verdes são espaços criados por instituições públicas ou privadas, com foco local ou regional, que desenvolvem atividades de educação ambiental não formal para diversos públicos, como crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, comunidades, empresas e representantes do poder público. Esses espaços têm como objetivo fomentar atividades educacionais, socioambientais e culturais, estimulando a discussão crítica e fortalecendo as identidades locais e comunidades do entorno. 
 
O projeto visa incentivar a criação de espaços educadores em todo o país, promover práticas de educação ambiental sustentáveis, divulgar ações realizadas e integrar essas iniciativas com as ações do MMA. Ao criar uma Sala Verde, a instituição pode acessar mais facilmente a uma rede de parceiros e a experiências voltadas para políticas públicas e iniciativas educativas.
A seleção das propostas, que consiste no envio de um Projeto Político Pedagógico e de documentações da instituição e do representante legal, é realizada pela equipe do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania- DEA, em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental.
Desde 2022, para participar do Projeto, as instituições precisam se inscrever por meio do Sistema Salas Verdes. Aquelas que já participaram em anos anteriores (antes de 2022) devem submeter novas propostas para retornar ao projeto. As Salas selecionadas nas chamadas de 2022 e 2023 permanecem ativas e não precisam passar por um novo processo de seleção.
 
Vale ressaltar que, conforme a Portaria GM/MMA Nº 524, de 15 de junho de 2023, que rege o Projeto, a participação é voluntária e não há previsão de repasse de recursos do MMA para as Salas Verdes.
 
Para se inscrever, é necessário pedir solicitação de acesso ao Sistema até 04 de novembro, e enviar o Projeto Político-Pedagógico até 22 de novembro.
 
Para detalhamentos, acesse a chamada aqui.  Informações adicionais estão disponíveis na página do Projeto, no site do MMA, disponível, aqui.

Atenciosamente,

Projeto Salas Verdes

salaverde@mma.gov.br
(61) 2028-1207
Departamento de Educação Ambiental e Cidadania - DEA
SECEX/MMA
gov.br/mma