sexta-feira, 11 de outubro de 2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Primeira etapa da Conferência Infantojuvenil atrai 16.945 escolas

Agora acontecem as etapas municipais e regionais. Número supera as edições anteriores

Estudantes de 16.945 escolas em todo país participaram da etapa preparatória da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. O registro dos projetos escolares foi encerrado esta semana e superou os números alcançados nas edições anteriores. 

O Ceará foi o Estado com maior participação de escolas, com 2.226, seguido da Bahia (1.777), São Paulo (1.677), Santa Catarina (1.295) e Rio Grande do Sul (1.165). “A atual edição superou todas as anteriores, demonstrando o interesse das escolas pelo desafio da sustentabilidade, até porque funcionou a mobilização das comissões organizadoras estaduais, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e especialmente do Ministério da Educação, que avança em boa hora com o Programa Escolas Sustentáveis”, destaca o diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz.

Em todo o Brasil, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, público e privado, de escolas urbanas e rurais, debateram a sustentabilidade escolar no currículo, gestão e espaço físico e construíram projetos de ação para transformar a escola em um espaço sustentável. Nesta etapa também foram eleitos representantes na faixa de 11 a 14 anos para a fase estadual. 

Confira o total de escolas por estado.

PRÓXIMAS ETAPAS

Neste momento, estão acontecendo as etapas municipais e regionais, que ocorrem até o dia 6 de outubro. Após essa data, as comissões organizadoras de todos os Estados realizarão as conferências estaduais, fase obrigatória, para eleição dos delegados que participarão da etapa nacional, que acontecerá de 23 a 28 de novembro, em Luziânia (GO), cidade do entorno de Brasília.

A atividade dos coordenadores e dos estudantes nas conferências estaduais é avaliar os projetos das escolas e eleger os quatro melhores, um sobre cada subtema (terra, água, fogo e ar) para levar ao evento nacional. Os alunos das escolas que tiverem os projetos escolhidos vão automaticamente para a conferência nacional; os demais representantes serão eleitos nas plenárias estaduais. 

Na fase nacional, a conferência terá a participação de cerca de 700 estudantes. “Mas ao todo são milhões de estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunidade do entorno da escola debatendo o tema em todo o país”, afirma Diniz.

TRAJETÓRIA

Promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475. Em 2009, a 3ª edição mobilizou 11.630 escolas e cerca de 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.

Mais informações sobre a 4ª Conferência aqui.

TINNA OLIVEIRA



IV Conferência Nacional - de 23 a 28/11/2013

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA terá como temaVamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – 23 a 28 de novembro de 2013.

MAIS UMA SALA VERDE EM RIO GRANDE/RS - RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 01/2013 DO PROJETO SALA VERDE

O MMA divulgou o resultado do Edital para novas Salas Verdes. 






MAIS UMA SALA VERDE EM RIO GRANDE/RS 

A cidade de Rio Grande foi contemplada com mais uma Sala Verde pelo referido edital: 

SALA VERDE MUNICIPAL: Regando sementes de justiça socioambiental em Rio Grande/RS. 
RESPONSÁVEL/COORDENADOR: Maria Auxiliadora Lima 
Largo Engenheiro João Fernandes Moreira s/n. Centro, Rio Grande/RS 96200-900. 

As outras duas Salas Verdes da cidade de Rio Grande/RS estão localizadas nos respectivos endereços: 

Sala Verde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) 
Campus Carreiros - Centro de Convivência. Avenida Itália km 8 s/n -Rio Grande/RS - Brasil. 96203-900 
(53) 3233-6804 

Sala Verde “ARCA DE NOÉ” (ICMBIO/CEPERG) 
Rua Visconde de Paranaguá, s/n - CEP: 96200-190 - Rio Grande/RS -Caixa Postal: 357 
(53) 3232-6990 - (53) 3232-6285.


Calendário de Eventos Ambientais 2013 - 2º Semestre

Agenda ambiental de eventos no Brasil em 2013. 

Ainda temos muitos acontecimentos, eventos acadêmicos e feiras com a temática da sustentabilidade. Fique de olho, acompanhe a programação e não deixe de participar.

- III Congresso Nacional de Educação Ambiental e V ENBio - Encontro Nordestino de Biogeografia
Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB.
Tema: Educação e cooperação pela água para a conservação da biodiversidade.
11 a 15 de outubro de 2013. 

- X Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ANPTUR
UCS - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
Tema: Turismo, Inovação e Criatividade.
15 a 18 de outubro de 2013.

- IX Congresso Nacional de Ecoturismo - Conecotur e V Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação.
Rio Branco - AC.
Tema: Integração de Roteiros Ecoturisticos na América do Sul.
11 a 14 de novembro 2013. 

- XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.
Bento Gonçalves - RS. 
Tema: Água, desenvolvimento econômico e socioambiental.
17 a 22 de novembro de 2013. 

- VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia e XII Seminário Internacional de Agroecologia.
Centro de Eventos da PUC - Porto Alegre, RS | Brasil.
Tema: Cuidado da Saúde do Planeta.
25 a 28 de novembro. 


- IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
Tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.
25 a 29 de novembro de 2013.


Quinta edição do circuito Tela Verde recebe novos vídeos socioambientais

Produtores podem enviar suas realizações para participar da seleção.


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) já está recebendo vídeos de todo o Brasil para compor a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual. O material pode ser encaminhado por escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras até 14 de novembro. 

Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações e produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, câmeras digital ou qualquer outro material que capture imagem e som. O Circuito Tela Verde também procura suprir a carência que espaços educadores têm por materiais pedagógicos multimídias na temática socioambiental. “Buscamos atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental”, afirma o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA, Nilo Diniz. *VÍDEOS EDUCADORES* 

Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto também por cartazes e orientações para realização da mostra. Receberão esse material as instituições interessadas em exibir os filmes, chamadas de espaços exibidores, que já estão cadastradas junto ao MMA. São cerca de 1,5 mil em todo país. O circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente,executada pelo Departamento de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura. As edições do Circuito Tela Verde já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas. 

As produções da última edição, por exemplo, trataram de temas como separação do lixo, reciclagem, consumo sustentável e biodiversidade, conservação de parques ambientais, dentre outros. O público do circuito é formado, em geral, por estudantes de todos os níveis - fundamental, médio e superior - professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas. 

Mais detalhes acesse: 

Fonte: Lista de discussão Projeto Sala Verde.

Prorrogado até o dia 15/10 o envio de trabalhos para o V EDEA

A comissão organizadora do V EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, informa que o envio de trabalhos foi prorrogado até o dia 15/10. 

As informações para a inscrição de trabalhos e para ouvinte encontram-se no site http://edeafurg2013.blogspot.com.br . As linhas de pesquisa que serão desenvolvidas durante o evento são: “Fundamentos da Educação Ambiental”, “Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as)” e “Educação Ambiental Não Formal”.

Desde já agradecemos a participação de todos e convidamos estudantes, pesquisadores e comunidade interessada a participar do evento, o qual se realizará nos dias 02 e 03 de Dezembro de 2013, no Campus Carreiros da FURG.