sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Disponível o livro Gestão Socioambiental no ScienceDirect através do Portal Periódicos Capes



Acesso ao texto completo da obra Gestão Socioambiental, de Takeshy Tachizawa e Rui Otávio Bernardes de Andrade no ScienceDirect, por meio do Portal Periódicos Capes.


Prefácio:

Esta obra é destinada a gestores, executivos, empresários, administradores de organizações públicas e privadas e estudantes universitários em geral. O embasamento conceitual e filosófico adotado no desenvolvimento deste livro está calcado no enfoque sistêmico e nos princípios da sustentabilidade empresarial.

O Capítulo 1 apresenta uma maneira de compreender as organizações e de identificar os pressupostos conceituais da gestão ambiental e da responsabilidade social corporativa. Analisa o novo ambiente empresarial e as tendências da sustentabilidade empresarial.

No Capítulo 2 analisa-se o atual ambiente da sustentabilidade, transparência e governança corporativa vigente no Brasil e no exterior. Analisa a crescente implementação dos balanços sociais pelas empresas brasileiras como instrumento de comunicação de seu desempenho corporativo junto à comunidade. Sintetiza os diferentes modelos de divulgação das atividades desenvolvidas pelas empresas. Esses modelos de evidenciação de aspectos não-tradicionais são analisados como ferramenta complementar aos conhecidos balanços contábeis (demonstrações financeiras legalmente instituídas). Descreve o exercício da cidadania corporativa e as diferentes formas de divulgação dos resultados obtidos pelas grandes organizações em termos de governança corporativa.

O Capítulo 3 descreve as recomendações para as organizações que primam pelo seu desenvolvimento econômico de maneira convergente com a sustentabilidade de seus negócios. São princípios que auxiliam as organizações a cumprir as suas obrigações de forma abrangente em matéria de gestão socioambiental.

O Capítulo 4 apresenta as características diferenciadas das organizações da economia nacional. Foram identificadas as diferentes particularidades e estratégias corporativas inerentes a cada setor econômico, úteis para uma posterior análise dos fatores socioambientais que influenciam a concepção de indicadores de sustentabilidade em função do tipo de organização enfocada. Analisam-se as dimensões da sustentabilidade empresarial relacionando-as com os diferentes tipos de organizações do universo empresarial brasileiro.

O Capítulo 5 avalia os diferentes enfoques de sustentabilidade que permitem identificar os fatores de influência na determinação de indicadores de monitoramento socioambiental de forma diferenciada para cada tipo de organização. É proposta uma abordagem para a estruturação de software de monitoramento e de base de dados socioambientais.

No Capítulo 6 apresentam-se as boas práticas de responsabilidade socioambiental, no atual cenário empresarial brasileiro, como instrumento de gestão para evitar riscos de desastres corporativos. É feito um mapeamento da sustentabilidade praticada pelas organizações do universo empresarial brasileiro, para fins de identificação das estratégias socioambientais mais bem aplicáveis a cada segmento econômico. Evidencia as estratégias de sustentabilidades nas empresas comerciais; instituições financeiras; empresas de serviços especializados; instituições do setor educacional; organizações do setor público e organizações de outros ramos de negócios.

O Capítulo 7 destaca as estratégias de gestão com pessoas convergentes com a questão da sustentabilidade corporativa, nas diferentes categorias de empresas. Analisa as possibilidades de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos no contexto da sustentabilidade. O uso de filmes como recurso didático sintetiza a analogia que se faz com a capacidade das pessoas de se unirem como uma força de trabalho coesa dentro de um cenário de maior valorização do ser humano.

O Posfácio faz uma revisão geral dos pontos mais importantes tratados nesta obra.

Os exemplos e casos empresariais são apresentados neste livro meramente para efeito didático e ilustrativo. Foram baseados em pesquisas de mercado e, para esse efeito, foram consultados balanços, demonstrações financeiras legais e reportagens publicadas em jornais e revistas especializadas, com destaque para as “Melhores e Maiores” da Revista Exame, Revista Época e sites do Instituto Ethos, Akatu, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, Bovespa e instituições correlatas. Os casos empresariais foram baseados, ainda, em dados obtidos de sites especializados e aqueles específicos de organizações que são referência no contexto empresarial brasileiro em estratégias e projetos de sustentabilidade.

Cabe mencionar, ainda, as obras dos autores: Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios aplicadas à realidade brasileira; Organizações não-governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação, ambos da Editora Atlas, e Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável, da Pearson Education do Brasil, como precursoras dos temas desenvolvidos neste livro.


Copyright © 2008 Elsevier Editora Ltda. All rights reserved.


Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9788535231663500050

Acesso a livros-texto de bibliografia básica e livros em português no Portal Periódicos Capes

Você sabia que já possui acesso a livros-texto de bibliografia básica e livros em português no ScienceDirect através do Portal Periódicos Capes?

Conheça os títulos recentemente assinados pela CAPES e já disponíveis nos catálogos.



Livros em português e Backlist de e-books da Elsevier de 1995-2008 e de outras editoras científicas cobrindo várias áreas de conhecimento. Inclui monografias, enciclopédias e anais de conferências publicadas.

Livros online das coleções: Agricultural and Biological Sciences; Biochemistry, Genetics and Molecular Biology; Energy; Medicine and Dentistry; Chemical Engineering; Chemistry; Computer Science; Pharmacology, Toxicology and Pharmaceutical Science; Earth and Planetary Sciences; Engineering; Environmental Science and Veterinary Science and Veterinary Medicine.

Pesquise: http://americalatina.elsevier.com/ebooks/capes/


Como material de suporte ao usuário, a Science Direct disponibilizou:

Tutorial Online

Guia Rápido do Usuário, onde você encontrará informações sobre como usar as ferramentas, recursos e benefícios

Veja também como usar ScienceDirect no seu celular.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A TV FURG exibirá os vídeos da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente que a Sala Verde da FURG/Ministério do Meio Ambiente estão promovendo.

Tema: "Desafios e Propostas Socioambientais" em 28 vídeos.

Interessados, também podem contatar a Sala Verde da FURG para agendar a exibição dos filmes, que poderá ser realizada na própria FURG, ou se o interessado disponibilizar de um local com equipamentos, também poderá ser realizada em escolas, entidades, ONGs...

E-mail: sib.salaverde@furg.br





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Guia de Uso do Portal Periódicos Capes atualizado

O Portal Periódicos Capes utilizava antes o sistema Metalib (Ex-Libris) como buscador, porém, este sistema permitia recuperar apenas a busca por um assunto e selecionava, no máximo, 10 bases de dados ao mesmo tempo. Com o sistema de descoberta PRIMO, a busca agora é feita em todas as base de dados do Portal, o que amplia as possibilidades de recuperação da informação. 

A equipe do Portal Periódicos Capes preparou um tutorial detalhado com as últimas atualizações e possibilidades de busca, recuperação e salvamento das informações dentro do MEU ESPAÇO. 






Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o acesso livre ao portal é garantido através do proxy da universidade. O tutorial para acessar todo o conteúdo gratuito do Portal Periódicos Capes de sua casa, de outra cidade ou de outro país encontra-se disponível em:





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sala Verde da FURG exibe 28 filmes da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde.

Os Curtas do Cine Ambiente que estão no Circuito Tela Verde você encontra aqui.:

http://www.cultura.gov.br/audiovisual/acervo/c/acervo/animacao/

4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde exibida pela Sala Verde da FURG


Com o tema "Desafios e Propostas Socioambientais", reunindo 28 vídeos a serem distribuídos a cerca de 1.500 espaços exibidores em todo o país, o Ministério do Meio Ambiente lança a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. 


A seleção dos vídeos foi realizada com base em critérios técnicos, como temática pertinente, qualidade técnica e diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA.


A Sala verde Judith Cortesão recebeu do MMA o KIT com DVD’s contendo os vídeos selecionados para a 4ª Mostra do Circuito Tela Verde.

Sinopses dos filmes:



Interessados, contatar a Sala Verde da FURG para agendar a exibição dos filmes, que poderá ser realizada na própria FURG, ou se o interessado disponibilizar de um local com equipamentos, também poderá ser realizada em escolas, entidades, ONGs...



Notícias do Informativo do Departamento de Educação Ambiental (Out. 2012)


- O DEA divulgou em agosto e lançará em novembro as 25 experiências selecionadas da Chamada Pública para Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, com a intenção de difundir o que tem sido realizado em processos educativos voltados a esse segmento social, bem como utilizar essas ações no fortalecimento do PEAAF e das políticas públicas de educação ambiental. A seleção contou com a colaboração do Grupo de Trabalho do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), formado por servidores de todo o MMA e suas entidades vinculadas.

- MMA lança o 4° TELA VERDE: 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, com o tema Desafios e Propostas socioambientais, reunindo 28 vídeos a serem distribuídos a cerca de 1.500 espaços exibidores em todo o país. A seleção foi realizada com base em critérios técnicos, como temática pertinente, qualidade técnica e diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA.

- Pesquisadores do IBAMA e da UFRJ apresentaram em setembro, durante a Conferência Rio Oil and Gas, no Rio de Janeiro, um sistema de monitoramento e avaliação de programas de educação ambiental
no âmbito da indústria de petróleo (offshore), desenvolvidos a partir do licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades desse setor.

- Desde março deste ano, está em vigor a Instrução Normativa 2/2012, do IBAMA, que regulamenta os projetos de educação ambiental constantes nos processos de licenciamento de obras e empreendimentos no país. O principal objetivo é garantir que a EA no âmbito do Licenciamento Ambiental contribua para a participação e o controle social das comunidades impactadas pelos empreendimentos e também dos trabalhadores envolvidos.

Fonte: Informativo do Departamento de Educação Ambiental - Brasília - DF - ano 2 - Outubro - nº 005 - 2012.