sábado, 14 de março de 2015

Livro: Conflitos Ambientais e Urbanos




O Livro Conflitos Ambientais e Urbanos: Casos do Extremo Sul do Brasil foi lançado recentemente pelo Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil, o qual visa “publicizar conflitos urbanos e socioambientais para contribuir ao debate público na sociedade”. 

Nesse sentido, a publicação, organizada por Carlos RS Machado, Caio Floriano dos Santos e Marcela Mascarello, apresenta “o dia a dia do mapeamento dos conflitos” e visa destacar os “conflitos socioambientais do extremo sul do Brasil, trazendo algumas pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas”, promovendo “debate sobre o modelo de desenvolvimento vivenciado na região”. Para tanto, participam diversos autores com experiência acadêmica e na luta social: Cintia Lemos, Juliana de Oliveira, Diego Cipriano, Priscilla Chagas, Cristina Carvalho, Rafael Lopo, Vinicius Pucinelli, Washington Ferreira, Kathleen Aguirre, Danubio Roig, Rodrigo Costa, Gitana Nebel, além dos militantes do Centro de Estudos Ambientais (CEA), Antonio Soler e Eugênia Dias. 

Soler e Eugênia se debruçam sobre aspectos do complexo licenciamento da BR-392 e suas conexões com Educação Ambiental, considerando a apropriação privada da natureza. Para os ecologistas, com formação em Direito e mestrado e doutorado em Educação Ambiental, integrantes do CEA, a primeira ONG do sul do RS, o licenciamento, da forma como esta sendo praticado pelos órgãos licenciadores, por pressão do empreendedor ( ou seja, poluidor) “pode ser tanto e ao mesmo tempo, uma importante ferramenta para proteção ambiental e, indiretamente, de politica econômica e justiça social. Pode, mas nem sempre é, pois o licenciamento perde essa potencia conforme a disputa de poder travada na sociedade e a tendência do Estado em se postar pela democracia e pela proteção ambiental ou, em sentido antagônico, pelo capital e pelo neodesenvolvimentismo” (Dito de novos arranjos do capitalismo que alavanca “o ideário do DS [Desenvolvimento Sustentável] e marcando o DA [Direito Ambiental] e a EA, e em decorrência, conformando as políticas públicas nestas áreas, em especial o licenciamento ambiental (LEHER, 2014), o qual leva a apropriação privada da natureza e a injustiça ambiental, num cenário de crise ecológica crescente. 

O referido livro, da Editora Evangraf, foi recentemente lançado na Feira do Livro do Balneário do Cassino, em Rio Grande/RS, na banca Usina das Artes (http://usina-das-artes.blogspot.com.br). 

Quem tiver interesse em adquirir o livro, pode entrar em contato com CEA (ongcea@gmail.com ou http://www.facebook.com/CEAong) ou com o próprio Observatório (https://www.facebook.com/observaconflitosRS/info?tab=page_info). 

O Observatório dos Conflitos “é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenado pelo Prof. Carlos RS Machado e Doutorando Caio Floriano dos Santos, contou com o apoio do CNPq (Edital Universal 2010 – 2012 e bolsa PIBICs – 2013), FURG e FAPERGS (bolsas) e CAPES (bolsas), Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG) e Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). 


Acolhida PPGEA/FURG 2015

No dia 09 de março de 2015, às 8h30min, na Sala 4110 - Pavilhão 4, aconteceu a acolhida aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG.

Estiveram presentes os docentes e os discentes do mestrado e doutorado do curso.

Fotos: Altemir Vianna.







1000 libros sobre ecología, permacultura, agroecología, bioconstrucción y vida sustentable

Temáticas: 

Temario general ecología

Bioconstrucción y Arquitectura sustentable

Manuales para la construcción de una Earthship y planos

Permacultura y agricultura ecológica

Colección de cursos del profesor Urdiales

Más libros y manuales

Más enlaces para descargar libros