quarta-feira, 16 de agosto de 2023

SiB deseja um ótimo retorno à toda comunidade acadêmica!



O Sistema de Bibliotecas deseja um ótimo retorno à toda comunidade acadêmica, neste segundo semestre de 2023.

Pensando em facilitar a organização de sua rotina de estudos e compromissos, o SiB disponibiliza um planner que, ao final, traz dicas de estudos baseadas no método Pomodoro.

Planner é uma ferramenta que ajuda a planejar e organizar a rotina de compromissos, tarefas, estudos, alimentação, etc., além de facilitar na elaboração de seus objetivos e acompanhamento de suas metas. Diferente da agenda, que serve para organizar compromissos diários, o planner permite a organização de coisas que não estão necessariamente datadas.

Já o método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80. O nome Pomodoro (tomate em italiano) sugere que o tempo deve ser dividido em períodos curtos e focados, assim como um timer de cozinha em formato de tomate.

A técnica Pomodoro envolve a utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em blocos de tempo de 25 minutos, chamados de "pomodoros". Após cada pomodoro, você faz uma pausa curta de 5 minutos. Após completar quatro pomodoros consecutivos, você faz uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

Essa técnica é baseada na ideia de que períodos concentrados e intervalos regulares de descanso podem melhorar a eficiência e a produtividade. Ao quebrar o trabalho em intervalos mais curtos, você fica menos propenso a distrações e tem mais facilidade em manter o foco.

Existem várias razões pelas quais a técnica Pomodoro pode ser eficaz. Primeiro, ao definir um temporizador para cada pomodoro, você estabelece um senso de urgência e prazo para concluir as tarefas. Isso pode ajudar a evitar a procrastinação e manter você motivado.

Além disso, os intervalos regulares de descanso permitem que você descanse e recarregue sua energia mental. Quando você está constantemente focado em uma tarefa, sua atenção pode diminuir e sua produtividade pode diminuir com o tempo. As pausas curtas permitem que sua mente se afaste brevemente da tarefa, aumentando assim a sua capacidade de concentração quando você retorna ao trabalho.

Para utilizar a técnica Pomodoro, você precisará de um cronômetro ou um aplicativo específico para isso. Defina o temporizador para 25 minutos e trabalhe na sua tarefa até o alarme tocar. Em seguida, faça uma pausa curta de 5 minutos. Repita esse ciclo até completar quatro pomodoros consecutivos e, em seguida, faça uma pausa mais longa.

É importante lembrar de adaptar a técnica Pomodoro às suas necessidades e preferências pessoais. Se você achar que 25 minutos é muito longo ou muito curto, pode ajustar para um período que funcione melhor para você. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre períodos de trabalho concentrado e descanso adequado.

No geral, a técnica Pomodoro pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a produtividade, gerenciar o tempo e evitar a sobrecarga de trabalho. Experimente aplicá-la em suas tarefas diárias e veja como ela pode ajudar a melhorar sua eficiência.

 Clique abaixo e faça o download do planner e bons estudos!

Planner de Estudos SiB

Nenhum comentário:

Postar um comentário