sexta-feira, 3 de junho de 2022

Biblioteca Sala Verde Judith Cortesão disponibiliza à comunidade o jogo de tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta"

Em comemoração ao Junho Ambiental, a Biblioteca Sala Verde Judith Cortesão estará disponibilizando, durante todo o mês de junho, a toda comunidade, o formato impresso do jogo de tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta". Retire o seu na Sala Verde Judith Cortesão, situada junto à Biblioteca Central, no Campus Carreiros da FURG).

             


                             

A iniciativa do projeto de extensão “Jogo de tabuleiro de educação ambiental Trilha do Planeta", desenvolvido pela bibliotecária Cibele Dziekaniak, partiu da importância dos jogos de tabuleiro no processo educativo, sendo assim, uma oportunidade para se levar um pouco de Educação Ambiental às crianças, a partir desta valiosa ferramenta lúdica e de aprendizado, distribuída gratuitamente à comunidade.
 
O jogo "Trilha do Planeta" foi desenvolvido pelo cartunista e doutor em Educação Ambiental Wagner Passos, em parceria com a Sala Verde Judith Cortesão da FURG. 
 
Acesse o projeto na íntegra: Jogo de tabuleiro de Educação Ambiental "Trilha do Planeta".

 

O jogo também está disponível para download e liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula.

 

Faça aqui o download:

capa do jogo com as instruções

jogo com os peões e dado

 Imagem de duas mãos juntas que seguram um globo, representando a terra, de onde saem diversos animais e árvores. No canto direito lê-se, em letras verdes: 5 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente.




Aprender a amar, aprender a se amar, aprender a amar um ao outro e ao planeta! (IV CNIJMA, 2013)

 

 

 

Semana Nacional do Meio Ambiente

 
No Brasil, desde 1981, a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.  Nesta mesma semana, comemora-se o "Dia Mundial do Meio Ambiente".
 

 

  • 3 de junho - Dia Nacional da Educação Ambiental

  •  

    Em 2012, foi sancionada a Lei 12.633, de 14 de maio de 2012, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental.

     

     

    5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente 

  •  

    O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

  • Conforme a ONU (2022), "a Suécia é a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e o tema é “Uma Só Terra”, com foco na necessidade de vivermos de forma sustentável em harmonia com a natureza. Além de homenagear a primeira conferência, o tema é um lembrete de que os recursos do planeta são finitos e estão diminuindo. Este ano, o evento de celebração será transmitido ao vivo da Suécia e Nairóbi, no dia 5. Há 50 anos acontecia, em Estocolmo, na Suécia, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Considerada como a primeira cúpula ambiental global, a conferência consolidou, entre outros importantes marcos, a ideia de criar um Dia Mundial do Meio Ambiente. A primeira celebração ocorreu dois anos depois, em 1974. Desde então, o evento anual, que acontece sempre no dia 5 de junho, ajudou a exaltar o planeta e a destacar os perigos que ele enfrenta. Especialistas dizem que isso também impulsionou mudanças, ajudando na criação de tratados globais que abrangem várias agendas, desde poluição plástica até desperdício de alimentos".
  •  

Fontes: 
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Dia Mundial do Meio Ambiente 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/184565-dia-mundial-do-meio-ambiente-2022-sera-transmitido-ao-vivo-neste-domingo. Acesso em: 01 jun. 2022.
LEI Nº 12.633, DE 14 DE MAIO DE 2012, institui o Dia Nacional da Educação Ambiental. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12633-14-maio-2012-612960-publicacaooriginal-136064-pl.html. Acesso em: 01 jun. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário