sexta-feira, 5 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

A Sala Verde da FURG homenageia hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, a pesquisadora e ambientalista Dr.ª Judith Cortesão. 

"Maravilhados com os avanços da tecnologia, com as facilidades da informática, corremos o risco de esquecer o essencial: a vida. Salvar a vida é o grande desafio neste século 21. [...] É indispensável que o homem vivencie, sinta que pertence a uma rede de vida e que esta rede se sustenta pela participação de todos [...]. Nós não somos muitos, nós somos um só." (Judith Cortesão, Entrevista Mundo Jovem, jun. 2000).


Quem foi Judith Cortesão?

O acervo pessoal da pesquisadora Judith Cortesão foi doado à FURG e está disponível na Biblioteca Setorial que a homenageia, Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão, localizada no Centro de Convivência do Campus Carreiros da FURG. 

Maria Judith Zuzarte Cortesão, conhecida como Judith Cortesão, nasceu na cidade portuguesa do Porto, em 31 de dezembro de 1914 e faleceu em Genebra, em 25 de setembro de 2007. Filha do renomado historiador Jaime Cortesão, sua família passou pelo exílio na Espanha, na França, na Bélgica e na Inglaterra e chegou ao Brasil em 1940. Ao longo de sua vida, também morou no Peru e no Uruguai e, no início dos anos 90, decidiu se estabelecer em Rio Grande/RS. 

Judith aprendeu quatorze línguas, entre elas, árabe, esperanto e chinês. Era formada em Medicina, Antropologia, Letras, Biblioteconomia, Meteorologia, Climatologia e Biologia, com cursos de especialização em Neuroendocrinologia, Genética e Reprodução Humana.

Apaixonada por pesquisa, estudou temas tão diversos como poesia canadense ou a mulher caiçara como agente de transformação. Escreveu dezesseis livros, entre eles: Pantanal, Pantanais, Juréia: a luta pela vida e Mata Atlântica. Participou da elaboração de seis filmes, como Taim: a reserva gaúcha. Foi uma das criadoras do programa Globo Ecologia e da ONG ARCA e consultora das ONGs SOS Mata Atlântica e Instituto Acqua. 

Ela idealizou o Centro de Informação e Formação de Médicos e Cirurgiões de Doenças do Aparelho Locomotor de Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek e representou o Brasil em comissões internacionais, como as das Nações Unidas sobre Poluição Marinha de Origem Terrestre, no Quênia e a do Patrimônio da Humanidade, no Canadá.

Ministrou aulas em 16 universidades, entre elas Sorbonne (Paris) e Open University (Grã-Bretanha). Foi assessora de Política Ambiental, no Ministério do Meio Ambiente, representante, no Pantanal, do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e diretora do Centro de Estudos Terra/Homem.

Na FURG, Judith foi professora no mestrado em Educação Ambiental. Participou de duas expedições brasileiras à Antártida e deu origem ao Programa Asas Polares, para proteção de áreas de pouso e reprodução de aves.

Em Rio Grande, também prestou consultoria aos museus Oceanográfico, Antártico e Ecomuseu da Ilha da Pólvora e foi membro do setor de Educação Ambiental do Programa Mar de Dentro, que busca recuperar a Lagoa dos Patos e seus ecossistemas.

Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), foram contemplados no Edital 1/2005 do Ministério do Meio Ambiente para a implantação de uma Sala Verde, a qual foi denominada Sala Verde Judith Cortesão. Nela encontra-se um dos acervos pessoais da Profª. Drª. Judith Cortesão, doado à FURG por ela, ainda em vida.

Também em sua homenagem cogitou-se criar a Casa de Cultura Judith Cortesão dos Povos de Língua Portuguesa (RS), que seria no prédio onde nasceu o almirante da Marinha Brasileira Joaquim Marques Lisboa. A Casa de Cultura abrigaria o acervo da Profª. Drª. Maria Judith Zuzarte Cortesão, formado por quase seis mil peças, entre livros, revistas, teses, documentos em geral, além de artesanato dos mais diversos países. Todavia, o referido projeto nunca saiu do papel. 

CURRÍCULO

Breve currículo de 1998 - Este currículo foi encontrado em seu acervo pessoal e apresenta algumas atividades profissionais, acadêmicas e culturais da Profª. Drª. Judith Cortesão.

Clique aqui.


5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

 “A relação dos seres humanos com o meio ambiente nunca é um assunto acabado. É a vida.” (VIEZZER, 1995, p. 16).


SOMOS TODOS UM!


Pachamama. Disponível em: https://goo.gl/938JsG

Nenhum comentário:

Postar um comentário