sexta-feira, 13 de março de 2020

Reitoria da FURG emite nota com orientações sobre coronavírus

Reitora esclarece sobre as medidas de prevenção e constitui Comitê de monitoramento


A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG comunica que vem acompanhando com toda atenção as informações acerca da transmissão do novo coronavírus e as orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Plano de Ação e Contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.


A fim de buscar mais informações e ações necessárias, realizamos reunião na manhã desta sexta-feira, com o secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, a superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, juntamente com integrantes da reitoria e da equipe da Diretoria de Atenção a Saúde, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A partir desta reunião, estamos ampliando as medidas de prevenção em todos os campi da universidade, entre elas:

1.intensificar limpeza e higienização de banheiros, salas de aula e espaços administrativos;
2.suspender eventos e atividades extracurriculares;
3.suspender saídas de campo;
4.intensificar limpeza e higienização dos Restaurantes Universitários.

Quanto ao álcool gel, destacamos que o produto encontra-se escasso no mercado e, a exemplo de outras instituições, estamos empenhados em adquirir quantidades suficientes para o pleno atendimento da comunidade da FURG.

As outorgas de grau serão mantidas e orientações específicas serão dadas ao público no início da solenidade.

Considerando que o principal meio de transmissão do coronavírus é o contato entre pessoas, reafirmamos as orientações de prevenção já amplamente divulgadas:

1.higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool em gel mínimo de 70%;
2.ao tossir ou espirar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o braço, não com as mãos;
3.evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e chimarrão;
4.manter a ventilação em salas de aula, com janelas e portas abertas;
5.evitar locais de grande aglomeração e não ventilados;
6.evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
7. em especial aos servidores e servidoras, reavaliar criteriosamente a realização de viagens internacionais e realização ou participação em eventos com elevado número de participantes.

Alertamos que as unidades acadêmicas envolvidas diretamente com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. – FURG/ Ebserh e Unidades Básicas de Saúde poderão receber orientações especificas de prevenção para estudantes e servidores.

Salientamos que estamos em permanente contato com as autoridades sanitárias para manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção.

Orientamos a todos os membros da comunidade universitária que, havendo qualquer sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, procurem imediatamente os órgãos de saúde responsáveis pela avaliação e monitoramento, como as Unidades Básicas de Saúde. O apoio e comprometimento da comunidade no atendimento às orientações da OMS são determinantes neste cenário crítico. Precisamos manter a calma e ser cautelosos neste momento. A adoção de medidas simples de higiene é capaz de conter a evolução da transmissão do coronavírus, para isso basta a colaboração de cada um de nós.

Informamos, ainda, que estão mantidas as aulas e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, respeitadas as orientações deste documento.

Por fim, na manhã de hoje, foi instituído Comitê de Monitoramento com integrantes da área da saúde, os quais estarão acompanhando o quadro nacional e acrescentarão orientações sempre que necessário.

A reitoria informa que, a qualquer momento, poderá editar novas orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário