terça-feira, 11 de novembro de 2025

Belém sedia a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Conferência das Partes (COP30), entre 10 e 21 de novembro.

Conferência das Partes

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que reúne anualmente os países Parte em conferências mundiais. Suas decisões, coletivas e consensuais, só podem ser tomadas se forem aceitas unanimemente pelas Partes, sendo soberanas e valendo para todos os países signatários.

Seu objetivo é manter regularmente sob exame e tomar as decisões necessárias para promover a efetiva implementação da Convenção e de quaisquer instrumentos jurídicos que a COP possa adotar.

Também compete à COP:

> examinar periodicamente as obrigações das Partes e os mecanismos institucionais estabelecidos por esta Convenção;
> promover e facilitar o intercâmbio de informações sobre medidas adotadas pelas Partes para enfrentar a mudança do clima e seus efeitos;
> promover e orientar o desenvolvimento e aperfeiçoamento periódico de metodologias comparáveis, a serem definidas pela Conferência das Partes para elaborar inventários de emissões de gases de efeito estufa por fontes e de remoções por sumidouros;
> examinar e adotar relatórios periódicos sobre a implementação desta Convenção.

A Convenção conta com um Secretariado, com sede em Bonn, na Alemanha, que mantém atualizadas todas as informações relativas à Convenção no site www.unfccc.int. Com frequência mínima anual, os países signatários se reúnem na COP para então discutir o progresso de implementação da Convenção-Quadro.





Rumo à COP30

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.


Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a COP 30 será diferente de todas as outras. "Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", sentenciou o presidente.




Perguntas frequentes


O que é a COP30?


A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.


Quando e onde acontecerá a COP30?


A COP30 ocorrerá em novembro de 2025 na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.


Qual a importância da COP30 para o Brasil?


A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.


Quais são os principais temas discutidos na COP30?


Os principais temas incluem: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 2. Adaptação às mudanças climáticas. 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 5. Preservação de florestas e biodiversidade. 6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.


Fontes:
https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/conferencia-das-partes.html
https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Projeto da Sala Verde Judith Cortesão na Escola Augusto Duprat

7ª EDIÇÃO "JOGO DE TABULEIRO DE ED. AMBIENTAL TRILHA DO PLANETA" 


A 7ª edição do jogo de tabuleiro de Ed. Ambiental "Trilha do Planeta", projeto da Sala Verde Judith Cortesão da FURG, ocorreu na E. E. E. M. Augusto Duprat, em parceria com a Profª. e Mestra em Ed. Ambiental Tatiana de Souza Vargas.

Na atividade, foram distribuídos jogos de tabuleiro impressos e mudas de suculentas.


  “Jogo de tabuleiro de Educação Ambiental Trilha do Planeta"                          



O projeto de extensão “Jogo de tabuleiro de Educação Ambiental Trilha do Planeta", desenvolvido pela bibliotecária Drª em ED Ambiental Cibele Dziekaniak em 2013, partiu da importância dos jogos de tabuleiro no processo educativo, sendo assim, uma oportunidade para se levar um pouco de Educação Ambiental às crianças, a partir desta valiosa ferramenta lúdica e de aprendizado, distribuída gratuitamente à comunidade.
 
O jogo "Trilha do Planeta" foi desenvolvido pelo cartunista e Dr. em Educação Ambiental Wagner Passos, em parceria com a Sala Verde Judith Cortesão da FURG.



 

 

terça-feira, 4 de novembro de 2025

MMA anuncia seleção de vídeos para 15ª edição do Circuito Tela Verde


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou, nesta segunda-feira (3/11), chamada pública para inscrição de vídeos na 15ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde (CTV). Os cadastros podem ser feitos até 31 de dezembro de 2025. Acesse aqui .

Os interessados devem preencher o formulário disponível na chamada e anexar o Termo de Cessão de Direitos, além da imagem de divulgação do vídeo.
As produções devem abordar temáticas socioambientais de forma livre, como educação ambiental, biodiversidade, justiça climática, povos e comunidades tradicionais, catadores de recicláveis, mudanças do clima e racismo ambiental, entre outros temas relacionados.

Os vídeos podem ser de curta ou média-metragem, com até 30 minutos de duração, em diversos formatos e gêneros — documentário, ficção, animação ou experimental. As obras devem ser enviadas em formato digital (MKV, MP4 ou MOV, com resolução mínima de 1080p). Serão valorizadas produções que incluam recursos de acessibilidade, como legendas, Libras e audiodescrição.

Podem participar pessoas físicas, escolas, coletivos, produtoras, instituições públicas e privadas, comunidades, estudantes e outros grupos organizados.
A seleção será realizada pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, com base em critérios eliminatórios e classificatórios que consideram o alinhamento à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), a qualidade técnica e a abordagem crítica das produções.

O resultado será divulgado a partir de maio de 2026, na página oficial do Circuito Tela Verde.

Mais informações pelo e-mail: circuitotelaverde@mma.gov.br.

Iniciativa
Criado pelo MMA, o Circuito Tela Verde tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental por meio do audiovisual, promovendo a formação de valores, atitudes e práticas voltadas à sustentabilidade socioambiental.





Atenciosamente,

Projeto Salas Verdes

(61) 2028-1207
Departamento de Educação Ambiental e Cidadania - DEA
SECEX/MMA

Minha Biblioteca - atualização no catálogo Outubro 2025

Confira alguns dos 138 novos títulos adicionados ao catálogo da Minha Biblioteca no mês de Outubro deste ano, com destaque para os títulos nas áreas de Direito e Letras:

 📚Maria Helena Diniz - As lacunas no direito

📚Sergio Pinto Martins - Teoria geral do processo

📚Maria Helena Diniz - Dicionário jurídico universitário

📚Carlos Herculano Lopes - 200 crônicas escolhidas

📚Graciliano Ramos - Memórias do cárcere

📚João do Rio - Dentro da noite

Confira a lista completa no link abaixo:  Acervo Minha Biblioteca

ATENÇÃO! Para acessar a Minha Biblioteca, utilize seu login e senha de usuário da FURG - clique aqui.



14º Seminário Internacional de Bibliotecas: Bibliotecas, Meio Ambiente e Sustentabilidade Online - Dias 13 e 14 de novembro de 2025.

14º Seminário Internacional de Bibliotecas: Bibliotecas, Meio Ambiente e Sustentabilidade Online


Promotores:

Conselho Federal de Biblioteconomia

Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região

Câmara Rio-Grandense do Livro

Associação Rio-Grandense de Bibliotecários

Goethe Institut Porto Alegre

Instituto Cervantes

Beabah - Rede de Bibliotecas Comunitárias

Memorial da Assembleia Legislativa do RS


Coordenação
Susana Elisabeth Neumann - UCS


Público-Alvo

Bibliotecárias(os), docentes, estudantes de biblioteconomia, técnicas(os) em Biblioteconomia, demais interessados.
Objetivos

Promover reflexões sobre bibliotecas plurais, bem como a formação continuada dos profissionais que atuam nestes espaços.
Carga Horária

15 horas - Válidas como atividades complementares.
Local e Transmissão

A atividade ocorrerá no Memorial da Assembleia Legislativa, Porto Alegre e será simultaneamente transmitida através do YouTube.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1029 - Centro Histórico, Porto Alegre


Programação:
 
Dia 13 - Quinta-feira 
8h - Credenciamento
8h30min - Abertura - Presidente da Assembleia, Pepe Vargas - Câmara Rio Grandense do Livro, Maximiliano Ledur - Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Alexander Borges Ribeiro Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e Filipe Xerxenesky da Silveira - Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB)
9h - Bibliotecas como Ecossistemas de Cidadania e Sustentabilidade: Conexões entre Informação, Meio Ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Genilson Geraldo - UFPR.
10h - Planejamento e Gestão de Bibliotecas para a Sustentabilidade Informacional - Dirce Maria Santin - Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFRGS.
11h - Bibliotecas e Agenda 2030: Conteúdos Teóricos e Metodologias Aplicadas para a Contribuição das Bibliotecas com a Agenda 2030 - Alícia Sellés Carot - Docente na Universidade Politécnica de Valência e colaborador docente na Universitat Oberta de Catalunya.
12h às 13h15min - Intervalo para Almoço.

Acesse a transmissão do período da tarde
13h15min - Bibliotecas e Agenda 2030: Conteúdos Teóricos e Metodologias Aplicadas para a Contribuição das Bibliotecas com a Agenda 2030 - Alícia Sellés Carot - Docente na Universidade Politécnica de Valência e colaborador docente na Universitat Oberta de Catalunya (Continuação).
15h30min - Intervalo.
16h - Bibliotecas e Agenda 2030: Conteúdos Teóricos e Metodologias Aplicadas para a Contribuição das Bibliotecas com a Agenda 2030 - Alícia Sellés Carot - Docente na Universidade Politécnica de Valência e colaborador docente na Universitat Oberta de Catalunya.
Dia 14 - Sexta-feira

Acesse a transmissão do período da manhã
9h - O Reducionismo e a Ruptura Metabólica dos Ecossistemas - Leonardo Melgarejo - Pesquisador do Movimento Ciência Cidadã, da UCCSNAL.
10h30min - Organização do Conhecimento Intercultural e Indígena para Repensar Bibliotecas - Rodrigo de Sales - UFSC.
12h às 14h - Intervalo para Almoço.

Acesse a transmissão do período da tarde
14h - Apresentação Cultural: Pocket do espetáculo Contando e Cantando Histórias com Grupo Teatro Ateliê.
14h30min - Práticas e Saberes Informacionais no Cenário da Agenda 2030 - Raquel Bilhão Pereira - Bibliotecária na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.
15h15min - Saberes Contracoloniais na Luta pela Justiça Climática - Beatriz Gonçalves Pereira - Presidenta da Associação AFROSOL e Coordenadora da Rede Integrada de Proteção à Criança e ao Adolescente Região Ilhas.
16h - Intervalo.
16h30min - Histórias para Adiar o Fim do Mundo: Mediação de Leitura e Desenvolvimento Sustentável em Espaços de Formação de Leitores - Ana Paula Cecato de Oliveira - IFRS.
17h30 - Encerramento.
Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 14 de novembro de 2025. Vagas limitadas.

Inscreva-se para a modalidade presencialInscreva-se para a modalidade online
Informações

Central de Atendimento - Telefone: (54) 3218-2145
extensao@ucs.br 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Bibliotecas do SiB fechadas nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de outubro - Paralisação dos TAEs (2)



As bibliotecas do SiB estarão fechadas, nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de outubro, em razão da paralisação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), conforme aprovado em assembleia.


A Biblioteca Setorial do Campus de Santo Antônio da Patrulha manterá seu funcionamento normal.

Os itens emprestados com data de devolução para esse dia serão automaticamente renovados.

Retornamos com as atividades na sexta-feira 31/10/25.

Dúvidas, entrar em contato com:

sib.coordenacaodebibliotecas@furg.br
Telefone: (53) 3293-5388

Fonte: Site do SiB/FURG.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

MMA lança seleção para novas instituições integrarem o Projeto Salas Verdes

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anuncia a abertura da Chamada Pública nº 1/2025, no dia 3 de novembro, para seleção de novas salas de instituições interessadas em participar do Projeto Salas Verdes. E contamos com vocês para divulgar essa Chamada.

As Salas Verdes são espaços criados por instituições públicas ou privadas, com foco local ou regional, para desenvolverem atividades de educação ambiental não formal voltadas a diversos públicos, como crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, comunidades, empresas e representantes do poder público. Esses espaços têm como objetivo fomentar atividades educacionais, socioambientais e culturais, estimulando a discussão crítica e fortalecendo as identidades locais e comunidades do entorno.
O -Projeto visa incentivar a criação de Salas Verdes em todo o país, promover práticas de educação ambiental sustentáveis, divulgar ações realizadas e integrar essas iniciativas com as ações do MMA. Atualmente, o Projeto conta com 283 Salas Verdes chanceladas de todo o país, e a nova chamada busca ampliar essa rede, incentivando a criação de novos espaços educadores comprometidos com a sustentabilidade.
De acordo com a Portaria GM/MMA Nº 524, de 15 de junho de 2023, para participar do Projeto, as instituições precisam se inscrever no Sistema Salas Verdes. Aquelas que já participaram em anos anteriores (antes de 2022) devem submeter novas propostas para continuar no projeto.
Vale ressaltar que não há previsão de contrapartida financeira do MMA. A adesão ao Projeto é voluntária.
Período de inscrição:
 
  • Solicitação de acesso ao Sistema de Cadastro Ambiental (SCA): de 3 a 13 de novembro
  • Envio do Projeto Político-Pedagógico (PPP): até 5 de dezembro pelo Sistema Salas Verdes
 
Para mais informações, acesse:


Atenciosamente,




Projeto Salas Verdes

salaverde@mma.gov.br
(61) 2028-1207
Departamento de Educação Ambiental e Cidadania - DEA
SECEX/MMA
gov.br/mma

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

SiB e Biblioteconomia promovem Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2025 (20 a 24 de outubro)

 


O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (SiB/FURG), em parceria com o curso de Biblioteconomia, preparam para os dias 20 a 24 de outubro a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - 2025. Com o tema “Passado, Presente e Futuro da Informação: da Tradição Oral à Era da Inteligência Artificial”, o evento conta com ações alusivas à data nacional, celebrada entre 23 e 29 de outubro em todo país.

A programação na FURG conta com palestras, roda de conversa e oficinas, presenciais e online. Toda comunidade é convidada a participar. A ação exalta o livro, a leitura e o papel das bibliotecas como espaços de aprendizado, convivência e transformação social.

Nesta edição, o evento celebra ainda os 50 anos do curso de Biblioteconomia e propõe uma reflexão sobre as metamorfoses da informação, convidando a pensar o futuro: as formas de produzir, compartilhar e preservar o conhecimento em meio às transformações tecnológicas e culturais do nosso tempo. A organização do evento destaca que a parceria também fortalece o vínculo entre a formação acadêmica no curso e a atuação das bibliotecas na construção, preservação e disseminação do conhecimento.

A abertura oficial está prevista para a segunda-feira, 20, às 8h30, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG), seguida da palestra "Tradição, memória e inovação na Biblioteconomia", com a profª drª Marcia Carvalho Rodrigues, do Curso de Biblioteconomia.

No encerramento, na sexta-feira, 24, entre outras atrações, será realizada edição especial da Arvoreteca, com participação do Banco do Livro, em frente à Biblioteca Central do Campus Carreiros, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sinsc.

Confira abaixo a programação completa e o cartaz do evento.



Fonte: Site SiB/FURG.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

v. 30 n. 2 (2025): EDIÇÃO ESPECIAL - E-Cooar: Diálogos em Tecnologias Sociais - Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

Uma nova edição da revista Ambiente & Educação foi publicada.

Acesso: https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/current




EDITORIAL

EDIÇÃO ESPECIAL ECOOAR 2025


Fonte: https://periodicos.furg.br/ambeduc/issue/current

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Você conhece a Sala Verde da FURG?

A Biblioteca Setorial do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão está localizada no interior da Biblioteca Central e conta com atendimento nos três turnos.

A coordenação da Sala Verde está a cargo da bibliotecária Cibele Dziekaniak.

Prestigie e conheça o valioso acervo da pesquisadora ambientalista Judith Cortesão que igualmente integra o acervo da Sala Verde.

Horário de atendimento: das 8h às 22h.

Endereço:  Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
                  Campus Carreiros - Anexo à Biblioteca Central.    
                  Avenida Itália km 8 s/n - Rio Grande/RS - Brasil.
                  Cep 96203-900

E-mail: sib.salaverde@furg.br

Whats: (53) 99145-9573 



Sejam bem-vindas e bem-vindos ao nosso espaço!