terça-feira, 6 de junho de 2023

Aconteceu: Roda de Memórias - 16 anos da Sala Verde Judith Cortesão da FURG"


No dia 05 de junho de 2023, às 14h, no interior da Biblioteca Central - Campus Carreiros da FURG ocorreu a "Roda de Memórias - 16 anos da Sala Verde Judith Cortesão da FURG".

Participaram da Roda de Memórias professores(as), alunos(as), estagiários (as) servidores(as) e pesquisadores(as) que nesses 16 anos da Sala Verde tiveram participação direta e indireta nas atividades da Sala Verde da FURG, bem como pessoas que conviveram e foram alunos da pesquisadora Judith Cortesão. Foram resgatados fatos, histórias e memórias tanto da Sala Verde quanto da brilhante trajetória ambientalista e humanitária da Drª Judith Cortesão.

Igualmente estiveram presentes no diálogo, a fim de conhecerem um pouquinho da história da Sala Verde da FURG e da Drª Judith Cortesão, os(as) alunos(as) do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG), uma vez que realizam experiências de trabalho e aprendizagens na Sala Verde da FURG e fazem parte do Projeto Acreditar é Investir, coordenado pela Prof. Drª Janaína Amorim Noguez, que também se fez presente no evento.

Após, ocorreu a distribuição de mudas de suculentas aos participantes da Roda. As mudas a serem doadas foram recebidas por meio de uma parceria com o Horto da FURG, em nome da coordenadora Angélica Brod Rodo Lopes.

Por fim, foi oferecido aos integrantes da Roda de Memórias um pequeno coquetel de confraternização em alusão aos 16 anos da Sala Verde Judith Cortesão da FURG.


 

 







 



 

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS - JUNHO VERDE DEA/MMA 2023

 PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS - JUNHO VERDE 2023

 

O Departamento de Educação Ambiental e Cidadania – DEA/MMA convida servidores e interessados a acompanhar a programação para o mês de junho. Serão diversos diálogos com convidados especiais para discutir temas ambientais. Os eventos também terão transmissão em meio virtual.

 

Veja a programação:

 

05/06 - Segunda-feira - 10h a 12h 

 

Diálogo Temático 1: Agroecologia e Educação Ambiental 

Organização: DEA/MMA e SNPCT – DGAR/MMA – Coordenação Geral de Agroecologia e Gestão Socioambiental. 

Especialistas convidados: Paulo Petersen, Denise Amador e Lorena Anahí.

ModeradorMarcos Sorrentino 

 

Local: Local: Sala 824-MMA 

 

Paulo Petersen - Coordenador executivo da ONG AS-PTA, membro do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da diretoria da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Integrante da comissão organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Denise Bittencourt Amador - Bióloga, sócia fundadora da ONG Mutirão Agroflorestal, Coordenadora e educadora do Projeto Arte na Terra de Educação ambiental na Fazenda São Luiz, SP. Atua na área ambiental do Centro Cultural Fundição Progresso, RJ, consultora ambiental da Rede Saúva-Jataí e compõe a Comissão organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 

Lorena Anahi Fernandes da Paixão - Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia. Atua com agroecologia, especialmente com os temas “agricultura urbana” e “construção social de mercados”. 

André Campos Burigo - Atua na coordenação da agenda de agroecologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com experiências em temas como educação do campo, políticas públicas do SUS e agroecologia, impactos de agrotóxicos e transgênicos, sistemas alimentares e transição agroecológica. 

 

 

05/06 - Segunda-feira - 17h

 

Diálogo Temático 2: Seminário sobre O Estado de Conhecimento da Educação Ambiental para a Sustentabilidade no México e no Brasil. 

Organização: DEA/MMA, Academia Nacional de EA do México - ANEA, Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México, Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio -CEAPR, da Universidade Federal do Paraná. 

Especialistas convidados: Dr. Miguel Ángel Arias Ortega, Javier Reyes, Marcos Sorrentino.

Moderadora: Elba Castro – Do Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México 

 

 

Dr. Miguel Ángel Arias Ortega - Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Autónoma de Madrid, Espanha. Professor-Pesquisador da Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM). Presidente da Academia Nacional de Educação Ambiental (ANEA) (2021-2024). 

Javier Reyes – Do Mestrado em Educação Ambiental – CUCBA-UDG do México 

Marcos Sorrentino – Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania – DEA/MMA 

 

 

Plataforma Zoom:

https://us02web.zoom.us/j/83002144170?pwd=c09jRUV0bGlGL2cyKzJOb09rYTA5QT09 

 

ID da reunião: 830 0214 4170 

Código de acesso: 780823 

 

06/06 – Terça-Feira – 09h a 12h 

 

Diálogo Temático 3: A3P: Contratações Públicas Sustentáveis. 

Organização: DEA/MMA, CGU, SEGES/MGI. 

Local: Auditório do MMA. 

 

Especialistas convidados: Teresa Vilac (CGU); Alexandre Mota (SEGES/MGI); Rafael Codeço (MDIC); Anne Karoline Rios (STJ). 

Moderador: Pablo Saldo (DEA/MMA) - Coordenador da A3P

 

Teresa Villac (CGU) - Doutora em Ciência Ambiental. Filósofa. Advogada da União. Coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade - Consultoria-Geral da União. Consultora da União substituta no Estado de SP e em colaboração institucional com a Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Anne Karoline Rios (STJ) - Assessora técnica da Assessoria de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça.

Alexandre Motta (SEGES/MGI) - Economista  e Mestre em Desenvolvimento Econômico. Foi Secretário de Finanças do Município de Piracicaba (SP).

Rafael Codeço (MDIC) - Bacharel em Direito, Mestre em Globalization and Development pela SOAS University of London e Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atua no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Pablo de Avila Saldo (DEA/MMA) - Engenheiro de Computação pela Universidade do Rio Grande (FURG) em 2001. Atualmente compõe a equipe do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério, e coordena a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).  

 
13/06 – Terça-feira - 14h a 16h 

Diálogo Temáticos 4: Mudança do Clima e Educação Ambiental: o compromisso das instituições  

Organização: DEA/MMA e Secretaria Nacional de Mudança do Clima e CGEAMS/MEC. 

Especialista convidado: Carlos Nobre 

Local: Auditório do MMA. 

 

Carlos Nobre - Engenheiro, Doutor em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e autor de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). 

 

Moderadora: Ana Toni - Secretária da Secretaria de Mudança do Clima 

Debatedores: Rita Silvana dos Santos (Coordenadora Geral de Educação Ambiental do MEC) e Marcos Sorrentino (Diretor de EA do MMA) 

 

14/06 – Quarta-feira - 08:30h a 10:30h 

Diálogo Temático 5: Caminhos da educação brasileira: diversidade, prevenção e perspectivas  

Organização: DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: Auditório do MMA.

Especialista Convidada: Rachel Trajber, Marcos Sorrentino e Rita Silvana Santos  

 

Rachel Trajber: Responsável pelo projeto Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI. Foi Coordenadora-Geral de Educação Ambiental / MEC (2004 a 2012).

Rita Silvana Santos: Coordenadora Geral de Educação Ambiental no MEC e Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 

 

14/06 – Quarta-feira - 14h a 16:30h 

Encontro da Rede da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P no RJ. 

Organização: DEA/MMA. 

Local: TJRJ - Rio de Janeiro 

  

 

15/06 – Quinta-feira - 10:30h a 12h 

Diálogo Temático 6: Década Decisiva. 

Organização: DEA/MMA. 

Local: Auditório do MMA. 

Especialista convidado: Luiz Marques. 

 

Luiz Marques: é professor livre-docente aposentado e colaborador do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos últimos quinze anos, tem se dedicado à docência e a pesquisas sobre as crises socioambientais contemporâneas. Autor do livro “O decênio decisivo”. 

 

21/06 – Quarta-feira - 15h a 17h

Segundo Encontro Virtual com as Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental dos Estados – CIEAs. 

Organização: Departamento de Educação Ambiental e Cidadania - DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: On line 

   

22/06 – Quinta-feira - 15h a 17h 

Diálogo Temático 7: CINEMA e Educação Ambiental. 

Organização: DEA/MMA e Coordenação Geral de Educação Ambiental/SECADI/MEC. 

Local: Auditório do MMA. 

Especialistas convidados: Chico Guariba do Ecofalante, Mônica do Planeta DOC e equipe do CTV. 

 

Chico Guariba: Idealizador e fundador da Mostra Ecofalante. É economista e documentarista, e atua há mais de 30 anos nas áreas de comunicação, educação, meio ambiente e políticas públicas. 

Mônica Linhares: Jornalista, documentarista e produtora cultural, com mestrado em cinema documentário pelo Instituto de Cine de Madrid e em Relações Internacionais e Desenvolvimento Econômico da América Latina pela Universidade Internacional de Andaluzia. Possui longa experiência em projetos culturais e idealizadora e produtora do Festival Planetadoc desde a sua primeira edição, que é realizada desde 2014. 

Convite SeMeiA Sustentabilidade FURG

 IV SeMeiA Sustentabilidade


14:30h Mesa 3: Experiências de Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Universidades.

https://www.youtube.com/watch?v=MUleYvkL9UE

 

  • Universidade Estadual do Ceará (UEC). Dr.  Alexandre Araújo Costa
  • Instituto Federal Farroupilha (IFFAr). Dra.  Ângela Maria Andrade Marinho (Pró-reitora de Extensão)

 

16:30h Palestra

https://www.youtube.com/watch?v=E7f7IYKrE1k

 

  • Gestão e Manejo dos Resíduos de Saúde na Sustentabilidade Ambiental. Biol. Msc. Luciano Henrique Paiva. (Setor de Gestão Ambiental - Hotelaria Hospitalar – EBSERH)
--