quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

1° dia da Feira do Livro da FURG...



A Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão está promovendo a atividade de Educação Ambiental "Jogo gigante de tabuleiro Trilha do Planeta" na 41ª Feira do Livro da FURG, que começou ontem, 29-01-14.

Recebemos diversas crianças na atividade, que objetiva unir divertimento, cultivo de árvores nativas da região e Educação Ambiental.

Visita do autor do jogo, Wagner Passos, com Cibele Dziekaniak, bibliotecária coordenadora da Sala Verde, Sabrina Oliveira e Bruna Heller, acadêmicas do Curso de Biblioteconomia e monitoras no jogo de Educação Ambiental.

Doações de jogos e mudas de árvores nativas.


Família reunida jogando...










 













terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sala Verde promove atividade de Educação Ambiental na 41ª Feira do Livro da FURG

A Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão promoverá a atividade de Educação Ambiental "Jogo gigante de tabuleiro Trilha do Planeta" na 41ª Feira do Livro da FURG, que começa amanhã, às 19h.


PARTICIPE!!!



Atividade: Jogo gigante de tabuleiro "Trilha do Planeta" (autoria Me. em Ed. Ambiental Wagner Passos).

Local: 41ª Feira do Livro da FURG, Rio Grade-RS, Balneário Cassino, Praça Dídio Duhá.

Data: 29/01/14 a 09/02/14 

Horário: das 19h-0h. 

Público: O público a ser atingido pela atividade será o infantil. O evento é aberto à comunidade em geral do município de Rio Grande e da região. A feira recebe em torno de 100 mil visitantes, dentre eles, adultos, adolescentes e crianças. 

Doações: jogo de tabuleiro impresso e mudas de árvores frutíferas nativas para cultivo.

Caricaturas: No último dia da Feira do Livro, 09-02-14, o autor do jogo, Wagner Passos, estará autografando jogos e fazendo caricaturas gratuitas dos jogadores. 


Projeto "Jogo gigante de tabuleiro Trilha do Planeta"



A Sala Verde da FURG atuou como organizadora do Jogo de tabuleiro impresso, em parceria com a PROEXC e com o mestre em Educação Ambiental e cartunista Wagner Passos, autor do jogo e responsável pelo desenho gráfico.


A atividade visa levar a problematização ambiental para além das fronteiras da FURG, ou seja, além do trabalho realizado com discentes, docentes e servidores da universidade, a Sala Verde objetivou também realizar ações voltadas à Educação Ambiental para o público infantil da comunidade em geral. 

A Sala Verde da FURG consiste em um espaço socioambiental, com o objetivo de constituir-se num Centro de Informação e Formação Ambiental. Além de ser uma biblioteca setorial do Sistema de Bibliotecas da FURG, a Sala Verde também é um espaço dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática ambiental, bem como à divulgação/difusão de publicações sobre o Meio Ambiente, produzidas e/ou fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através do CID (Centro de Informação e Documentação).

Dessa forma, a Sala Verde da FURG tem como missão disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos pelo MMA e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

O desenvolvimento do jogo de tabuleiro 'Trilha do Planeta' é uma das ações oferecidas pela Sala Verde visando o cumprimento de sua missão com a comunidade em geral. A escolha pela participação na Feira do Livro da FURG justifica-se, devido ao grande público que se faz presente. A estimativa dos organizadores da feira gira em torno de 100 mil visitantes de toda a Região Sul do Estado, ou seja, uma grande oportunidade para se trabalhar a Educação Ambiental com a comunidade em geral.

A proposta do jogo de tabuleiro de Educação Ambiental 'Trilha do Planeta' partiu da importância dos jogos de tabuleiros no processo educativo e, sendo assim, uma ótima oportunidade para se trabalhar com as crianças a Educação Ambiental (EA), a partir desta ferramenta de aprendizado. Segundo Zatz (2011, p. 1):

“Durante o jogo, são exercidas habilidades relacionadas a sociabilidade e comportamento. O jogo estimula o contato e o respeito entre membros da família ou colegas e professores na escola. A criança aprende a ter paciência para esperar a sua vez de jogar ou esperar que saia uma determinada carta ou um número no dado. Exercita a diplomacia no contato com os outros e a concentração, pois é preciso prestar atenção nas suas atitudes e na atitude dos colegas. Aprende a ter responsabilidade, jogar de acordo com as regras e cuidar do material utilizado. Outro aspecto importante é aprender a fazer escolhas e aceitar as conseqüências das escolhas feitas. Aceitar e aprender a lidar com a vitória ou a derrota, sabendo que se pode tentar vencer, mas correndo o risco de perder".

Dessa forma, além de servir como uma ferramenta de aprendizado, o jogo de tabuleiro “Trilha do Planeta” objetiva também o processo de comunicação familiar em prol da EA, ou seja, por meio dele, pode-se despertar a socialização familiar sobre o tema. Além disso, o jogo de tabuleiro também aproxima os filhos dos pais. Conforme Zatz (2011, p. 1):

"Família e amigos podem reforçar o processo de aprendizado ao sentar em volta da mesa, dispostos a passar algum tempo juntos. Em outras palavras, os jogos de tabuleiro são ferramentas de comunicação que muitas vezes aproximam os filhos dos pais. Jogos que ensinam e nos permitem 'matar vários coelhos com uma cajadada só'. De um lado, passar momentos agradáveis e divertidos em companhia das crianças. De outro, compartilhar com elas a importância (e o prazer, por que não?) do aprendizado e perceber que sempre teremos coisas a aprender. Nós, os adultos, não sabemos tudo. Ao jogar com as crianças é possível renovar nosso arsenal de conhecimento a partir da troca que se estabelece. E o melhor de tudo, nos divertirmos muito juntos!".

Neste contexto, o mesmo autor cita 5 razões para os pais jogarem com os seus filhos: “1ª - Jogos proporcionam bons momentos em família; 2ª - Jogar estimula a socialização; 3ª - Jogar estimula a inteligência; 4ª - Jogar contribui para se aprender a respeitar regras; 5ª - Esses momentos ficarão marcados na lembrança das crianças”. (ZATZ, 2011, p. 1). 

Portanto, a atividade lúdica jogo de tabuleiro “Trilha do Planeta”, oferecida ao público infantil da 41ª Feira do Livro pela Sala Verde da FURG, oportunizará maior interação das crianças da comunidade com a temática da EA, além de possibilitar, por meio da distribuição gratuita do jogo impresso aos participantes, a multiplicação da ação na comunidade.