terça-feira, 3 de novembro de 2020

SIB FURG - CONHEÇA NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de compartilhar informação e conectar pessoas da comunidade acadêmica, visando promover os serviços das bibliotecas, o Sistema de Bibliotecas da FURG disponibiliza seus canais de comunicação:


- Site: www.biblioteca.furg.br

 

- Facebook: https://www.facebook.com/SIBFURG/

 

- Instagram: @sibfurg

- Twitter: @BibliotecaFURG

- Youtube: https://www.youtube.com/user/SiBFURG


 

Além disso, os espaços estão disponíveis à comunidade acadêmica para divulgação de eventos, notícias ou comunicados. Para isso, basta enviar um e-mail com todas as informações (data, local, horário, nome do evento, link para acesso) e imagem de divulgação para: sib.comunicacao@furg.br

Fonte: Setor de Comunicação do SiB.

VÍDEOS RIBOMBO

1, 2, 3 Brincando 


O Ribombo, associado à Secretaria Municipal de Educação de Joinville e ao Instituto Socioambiental de Comunicação, produziu, em meados de 2018, o seu primeiro documentário, intitulado: 1, 2, 3 Brincando. O filme retrata o processo de reinvenção dos espaços escolares daquele município, em particular da rede formada pelos 70 Centros de Educação Infantil (CEI’s). A proposta de ressignificação desses espaços escolares foi desencadeada a partir de 2009 e seus fundamentos foram definidos, inicialmente, a partir de uma leitura crítica, articulada e combinada de dois documentos referenciais, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Política Nacional de Educação Ambiental, aos quais se somaram, a partir de 2012, a inspiração no conceito de “Espaços Educadores Sustentáveis” e nas premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental. 

A experiência, que vem sendo construída de forma coletiva, com espírito de rede e de comunidade, vem consolidando uma intencionalidade pedagógica referenciada na promoção da cultura da sustentabilidade. 


Vídeo relato: Educomunicação e Cinema 


Educomunicação Socioambiental foi a ênfase dada ao Tópico Especial intitulado Educação Ambiental: marcos de fundamentação e modelos explicativos contemporâneos, uma abordagem temática particular que integra a estrutura curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 

Criada e ministrada por mim, professor José Vicente de Freitas há alguns anos, a disciplina foi oferecida no formato concentrado no início deste segundo semestre de 2019, de 05 a 09 agosto, e contou com dois convidados especiais, professores e pesquisadores profundamente envolvidos com o tema: Prof. Dr. Claudemir Edson Viana, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e do Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUCA/UFRJ). 

A programação do Tópico Especial, que combinou com imersões teóricas e atividades práticas, também contou com a participação da doutoranda Rachel Hidalgo, que vem se constituindo numa pesquisadora referência no tema, além de Felipe Nóbrega, Gabriel Ferreira e Ana Lúcia Ruiz Goulart e Matheus Braga Dias, todos integrantes do Grupo de Pesquisa Ribombo. 

Eu propus, então, uma discussão sobre a constituição da Educação Ambiental como campo disciplinar e fiz encaminhamento para a ênfase na educomunicação socioambiental. Já o professor Rafael Nogueira Costa proporcionou uma viagem ao campo do cinema ambiental no Brasil, e o professor Claudemir Viana, trabalhou o processo de constituição da educomunicação e da educomunicação socioambiental. 

O diálogo e o envolvimento participativo entre professores e discentes foi a marca acentuada desta edição da disciplina e que viabilizou, ao final, como exercício, a produção de uma peça educomunicativa socioambiental (audiovisual), que agora compartilhamos com a comunidade. 


RIBOMBO - Grupo de Estudos em Gestão e Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas


Fonte: Rachel Hidalgo (Produtora audiovisual, licenciada em Artes Visuais; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG).

 

FILMES MARÉSS

Vídeos produzidos no âmbito do projeto “Avaliação de Impacto Social: Uma leitura crítica sobre os impactos de empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás sobre as comunidades pesqueiras artesanais situadas nos municípios costeiros do Rio de Janeiro”, também conhecido como “PROJETO IMPACTOS NA PESCA”, que se propõe analisar diversos aspectos relacionados à implantação e operação de atividades petrolíferas no litoral fluminense, desde os impactos e conflitos que afetam as comunidades pesqueiras artesanais, até procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental, com proposição de aprimoramento dos mesmos. 


Documentário Impactos na Pesca


Apresenta o projeto de pesquisa em andamento e comenta sobre o mapeamento e análise dos conflitos ambientais iniciados pelos/as pesquisadores/as do grupo de pesquisa MaRéSS. Foi gravado na zona costeira do Rio de Janeiro no final de 2019.



Documentário Eu sou pescadora 


Documentário que apresenta uma das categorias que surgiram a partir da pesquisa do projeto Impactos Na Pesca, a questão de gênero. Assim, mulheres pescadoras do Rio de Janeiro, e também do Rio Grande do Sul, falam sobre os enfrentamentos de seu ofício com a pesca artesanal, como machismos e falta de reconhecimento pelo seu trabalho na família, por colegas de profissão e também pelo Estado. Neste filme, tivemos o apoio do Projeto de Educação Ambiental Mulheres na Pesca, da UENF.



Videoaula 1: Educação Ambiental e Gestão Ambiental


Nessa videoaula, produzida a partir de materiais de arquivo - por conta do início do isolamento social no Brasil - de Projetos de Educação Ambiental - PEAs do Rio de Janeiro, como o PEA Observação e o PEA Pescarte, professores/as e integrantes de movimentos sociais falam sobre a Educação Ambiental e a Gestão Ambiental no Brasil desde a sua concepção na Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA até os seus movimentos atuais. 



Videoaula 2: Licenciamento Ambiental e Projetos de Educação Ambiental 


Nesse vídeo, que segue o mesmo formato do anterior, professores/as como José Quintas Silva (UENF) e Frederico Loureiro (UFRJ), entre outros/as; a ex-analista ambiental Mônica Serrão e integrantes de movimentos sociais falam sobre as questões que giram em torno desses instrumentos políticos da nossa gestão ambiental pública. 



Conflitos Ambientais: Entrevista com a prof. Tatiana Walter 


A partir de uma entrevista de, aproximadamente, 20 minutos, a professora Tatiana Walter (FURG), coordenadora do projeto Impactos Na Pesca, responde a importantes perguntas sobre o tema de Conflitos Ambientais no Brasil e apresenta ainda duas especificidades de conflitos em zonas costeiras, no Rio de Janeiro - com as demandas da exploração de petróleo e gás; e no Rio Grande do Sul, em relação a discussão sobre a Lei Estadual que proíbe a pesca de arrasto na região.



Ecologia Política 


Nesse último filme, concluímos a série de vídeos do projeto Impactos na Pesca apresentando a principal teoria utilizada pelos/as pesquisadores/as do Laboratório MaRéSS: a Ecologia Política. Como já mencionado aqui, pesquisadores/as comentam o conceito e apontam para dois temas principais: a Justiça Ambiental e o Racismo Ambiental.



Universidade Federal do Rio Grande – FURG / Campus São Lourenço do Sul (RS). 

Laboratório MaRéSS: Mapeamento em Ambientes, Resistencia, Sociedade e Solidariedade. 

Apoio: PEA ObserAção, PEA Pescarte, PEA Territórios do Petróleo, PEA Foco e PEA Mulheres na Pesca. 

Produção: Preamar – Comunicação Socioambiental, Produtora Portal e Noise Coletivo. 

Realização: Projeto Impactos na Pesca / Laboratório MaRéSS / FURG / FAURG/ MPF / IBAMA / ANP / Funbio e Pesquisa Marinha e Pesqueira.


Fonte: Rachel Hidalgo (Produtora audiovisual, licenciada em Artes Visuais; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG).