sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Acesso à plataforma de e-books - Biblioteca Virtual da Pearson

O Sistema de Bibliotecas (SiB) da FURG, informa que já se encontra disponível aos seus usuários, o acesso à plataforma de livros eletrônicos (e-books) Biblioteca Virtual da Pearson.

São mais de 8 mil e-books de diversas áreas do conhecimento, em língua portuguesa, que poderão ser lidos de forma remota, disponíveis 24 horas por dia. 

O acesso deverá ser realizado via sistemas FURG, pelo “Meu espaço”. Para informações de acesso, o SiB disponibiliza um tutorial  https://biblioteca.furg.br/ e para informações de busca, acesso e leitura dos e-books, consulte o manual de uso da plataforma.


quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Prae/FURG divulga edital de auxílio para acesso à internet

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulga o edital do projeto Alunos Conectados, que tem o objetivo de auxiliar os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com disponibilização de chips com acesso à internet. Serão cadastrados até 1000 estudantes, e os chips, concedidos em caráter temporário, considerando a necessidade do desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma remota, como ação complementar aos demais auxílios da assistência estudantil já previstos.

Inscrições

As inscrições iniciam na próxima terça-feira, 13, e podem ser realizadas até 27 de outubro. Estão aptos a inscrever-se todos os estudantes de graduação e pós-graduação de todos os campi da FURG, com perfil de atendimento no Subprograma de Assistência Básica – SAB do ponto de vista da desigualdade socioeconômica, ou seja, que autodeclarem  renda familiar per capita, conforme diretrizes do MEC, de até um salário mínimo e meio.

Os estudantes assistidos com Auxílio Inclusão Digital poderão se inscrever para o cadastramento no Projeto Alunos Conectados, já que são redes e modalidades de acesso diferentes – fixa e móvel.

A inscrição será realizada, exclusivamente, pelo Sistemas FURG. No momento da inscrição os estudantes devem preencher, obrigatoriamente, o questionário socioeconômico, atualizando de forma precisa seu endereço e telefone.

Mais informações podem ser obtidas no edital acesse pelo link:

https://prae.furg.br/752-prae-divulga-edital-de-aux%C3%ADlio-para-acesso-%C3%A0-internet.html

Fonte: https://prae.furg.br/752-prae-divulga-edital-de-aux%C3%ADlio-para-acesso-%C3%A0-internet.html


Cartuns da 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental para download



Organizada por Wagner Passos em 2012 a mostra reúne 142 trabalhos de 142 cartunistas de 38 países. Excelente material para uso em sala de aula em educação ambiental, assim como realização de estudo sobre a linguagem do cartum.

Todos os trabalhos estão disponíveis aqui para download.

Livro "Descubra a Lagoa Verde" para download




Um passeio pelos Arroios Bolaxa, Senandes, Canal São Simão e arredores. Uma produção do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, que mostra a Lagoa Verde, uma grande lagoa que liga o Arroio Bolaxa e o Saco da Mangueira na cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, e que poucas pessoas conhecem. 

Com ilustrações de Wagner Passos

Clique aqui para fazer o download.

Jogo Trilha do Planeta disponível para download para utilização por professores em sala de aula

 Jogo Trilha do Planeta


A Trilha do Planeta é um jogo criado por Wagner Passos com peões e um dado (ideal ser impresso em tamanho A3 - 30x42cm, ou em duas folhas A4). Conforme o número que sair no dado se avança as casas. O jogo começa com uma cidade bastante suja e poluida. Conforme se avança se descobre algumas atitudes boas e ruins para as pessoas e a natureza. Quem conseguir chegar no fim do jogo descobre um mundo novo, cheio de cores e de vida.

Trabalho disponível para download e liberado pelo autor Wagner Passos para utilização por professores em sala de aula.

Faça aqui o dowload: