sexta-feira, 25 de setembro de 2020

I Ciclo de Palestras - Os desafios da Educação na Contemporaneidade


 

ECPEA - Políticas Públicas em Educação Ambiental



25-09-2020

15:00 - 17:00 - Mesa Redonda: Políticas públicas em educação ambiental no Espírito Santo: Avanços e Desafios.

Palestrante: Margareth Santos Schayder (Assessora de Educação Ambiental do CAOA - MPES)

Palestrante: Aleide Cristina De Camargo (Assessora de apoio curricular e Educação Ambiental/SEDU)

Palestrante: Wanderley Lopes Sebastião (Presidente da CIEA)

Mediadora: Anna Tristão (Gerente de Educação Ambiental do IEMA.)

19:00 - 20:00 - Mesa Redonda: Políticas públicas em educação ambiental no Brasil: Para onde vamos?

Palestrante: Renato de Almeida (UFRB)

Palestrante: Philippe Pomier Layrargues (UNB)

Acesse aqui os textos sugeridos pelo Layrargues:

Mediador: Marcos da Cunha Teixeira (UFES)

20:00 - 20:30 - Discussão aberta a pergunta do público.


Fonte: https://www.ecpea.com.br/programacao

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Livros eletrônicos gratuitos

Lista dos livros foi feita pela BU/UFSC em colaboração com colegas do SiBI/UFRJ

Atualmente, a lista inclui mais de 1.500 títulos e está em constante atualização. Espero que ela possa ser útil neste momento de grande demanda por conteúdos digitais para o ensino remoto.

A planilha está organizada por áreas do conhecimento e os dados básicos dos e-books foram obtidos principalmente a partir das fichas catalográficas (não houve "reindexação" e padronização de assuntos e autores). Disponibilizamos com a Licença Creative Commons (CC-BY), portanto, ela pode ser compartilhada, baixada, alterada, etc. mediante atribuição dos créditos. Caso queiram (re)utilizá-la, nem precisam pedir autorização.

Optamos por disponibilizar em uma planilha do Google Drive por ser de fácil atualização e por dispor de recursos que facilitam o acesso (pesquisa, filtros, possibilidade de download, etc.). Certamente, o ideal é que todas essas publicações estivessem em repositórios, bibliotecas digitais, portais, etc. que oferecessem melhores possibilidades de busca e integração com outros sistemas, mas, como não temos essas condições ideias, seguimos com essa solução que contorna um pouco a situação.

Planilha com informações de e-books de editoras universitárias brasileiras disponíveis gratuitamente: acesse aqui




Livros eletrônicos gratuitos

Esses materiais possuem acesso livre:

  • Directory of Open Access Books (DOAB): Diretório de livros de acesso aberto,com assuntos multidisciplinares em diversos idiomas.
  • Eumed.Net Enciclopédia Virtual:  Diretório de livros de acesso aberto, abarcando assuntos referentes às áreas de Direito, Ciências Sociais e Economia com conteúdos predominantemente em Espanhol.
  • Editora FGV: disponibiliza alguns livros em acesso aberto, abarcando áreas da Administração, Administração pública, Antropologia, Arquivologia, Arte e Biografia, Ciência política, Comunicação e Educação, Contabilidade e Finanças, Direito, Economia, Filosofia, Gestão de pessoas, História, Marketing, Matemática, Relações internacionais, Responsabilidade social e ambiental e Sociologia. Conteúdos predominantemente em Português.
  • Editora da UFSC: disponibiliza alguns livros em acesso aberto em diversas áreas do conhecimento. Conteúdos predominantemente em Português.
  • Editoras universitárias brasileiras: planilha com os livros eletrônicos (e-books) de acesso gratuito publicados por editoras universitárias brasileiras em todas as áreas do conhecimento. A planilha está organizada por área do conhecimento e em constante atualização. A maioria dos livros são em língua portuguesa.
  • IntechOpen: Livros em acesso aberto, abarcando as áreas de Engenharias, Tecnologias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • LIVIVO: Serviço de descoberta da ZB MED (“Leibniz Information Centre for Life Sciences da Alemanha”), abarcando assuntos referentes às áreas de Ciências da Saúde, Psicologia, Ambiental e Agricultura com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Livraria do Senado: Visa divulgar livros eletrônicos na área do Direito, História, Filosofia. Conteúdos em português.
  • Oasisbr – Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Cientifica: Mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível realizar buscas nas seguintes fontes de informação: Bibliotecas Digitais de Teses e dissertações, Repositórios Institucionais, Revistas eletrônicas e Repositório Científico de acesso aberto de Portugal – RCAAP. Os assuntos são multidisciplinares com conteúdos predominantemente em Português.
  • Open Research Library: Biblioteca que reúne e divulga livros em acesso aberto em diversos idiomas. A plataforma está organizada em áreas do conhecimento. A leitura pode ser realizada na própria plataforma ou pode ser realizado o download dos livros.
  • O’Reilly: Livros em acesso aberto da editora O’Reilly, voltados para a área de Tecnologia e com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Portal Domínio Público:Biblioteca digital composta, em sua maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Os assuntos são multidisciplinares e com conteúdos predominantemente em Português.
  • Portal de Livros Abertos da USP: Portal que busca divulgar livros digitais acadêmicos e científicos em acesso aberto produzidos pela Universidade de São Paulo. A maioria dos livros estão em Português.
  • Portcom: Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa. Abarca assuntos da área de Ciências da Comunicação com conteúdo predominantemente em Português.
  • Porto Livre: Portal de livros em acesso aberto da FioCruz. Cobre diversas áreas do conhecimento. Conteúdos predominantemente em português.
  • SciELO LivrosPortal que visa a publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Os assuntos são multidisciplinares com conteúdos em diversos idiomas.

Livros eletrônicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

O acesso às bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES que contém livros precisa ser realizado via Acesso CAFe.

Para verificar os títulos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES clique em “Buscar livro” no menu à esquerda, selecione a opção “Editor/Fornecedor” e após clique em “Pesquisar”.

  • American Psychological Association: Assuntos da área de Psicologia com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • ASTM Standards and Engineering Digital Library: Assuntos da área de Engenharias, Ciências Agrárias e áreas correlatas à Saúde, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • BegellHouse: Assuntos da área de Engenharias, Física, Química e áreas correlatas à Saúde, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • BioOne: Assuntos das áreas de Ciências Biológicas em geral e Ciências Agrárias, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Coleção Educadores MEC-Brasil: Assuntos da área de Educação, com livros voltados aos educadores e com conteúdos em Português.
  • EBSCOhost: Assuntos multidisciplinares com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Elsevier Science Direct: Assuntos multidisciplinares com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Gale Virtual Reference Library – ebook (Gale Group / InfoTrac): Assuntos das áreas de Artes, Biografia, Negócios, Educação, Meio ambiente, História, Literatura, Medicina e Religião, com conteúdos em Inglês e Português.
  • IEEE Xplore: Livros e anais de eventos das áreas de Engenharias, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • InTech Books: Assuntos relativos às áreas de Ciências da Saúde, Engenharias e Tecnologias, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Livros em Português: Lista dos livros disponíveis em Português no Portal de Periódicos da CAPES.
  • Miscellaneous Freee Books: Assuntos multidisciplinares com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • NCBI: Livros da área da Saúde com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • O’Reilly Media, Inc: Livros da área de Tecnologia com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • OECD iLibrary: Livros da Biblioteca Eletrônica da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD/OCDE) com conteúdos em Inglês e Francês.
  • Open Humanities Press: Livros da área de Humanidades em geral com conteúdos em Inglês.
  • Project Muse: Assuntos multidisciplinares com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • PubMed Central: Livros da área de Saúde com conteúdos predominantemente em Inglês.
  •  SENAC: Livros em diversas áreas do conhecimento com conteúdos em Português. Para acessar os livros é preciso realizar um cadastro e fazer login na base de dados. Em “Organização” selecionar a opção CAPES.
  • SPIE Digital Library: Assuntos das áreas de Engenharias e Física, com conteúdos predominantemente em Inglês.
  • Springer Link: Assuntos das áreas de Psicologia, Ciências Biomédicas e da Vida, Negócios e Economia, Química e Materiais, Ciências da Computação, Ciências da Terra e do Meio Ambiente, Engenharia, Humanidades Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina e Física e Astronomia, com conteúdos em Inglês.
  •  Wiley Online Library: Assuntos das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com conteúdos em Inglês.

Verifique também os conteúdos disponíveis para teste disponibilizados pela BU/UFSC, clicando aqui.


Resultado de concurso literário Carmen da Silva


A comissão julgadora do 1º Concurso Literário Carmen da Silva divulga o resultado. Os textos selecionados integrarão um e-book e os autores dos textos destaque de cada categoria também receberão livros.

Ao total, o concurso recebeu 26 minicontos e 30 poesias. Foram considerados como destaque o miniconto “Mofo”, de Lorena Luana Dias da Silva, e o poema “Aplainada”, de Juliana Ruas Blasina.

O resultado está disponível no link abaixo:

https://www.furg.br/arquivos/Avisos/2020/18-09-20-resultado-concurso-carmendasilva-furg.pdf


Fonte: https://www.furg.br/avisos/divulgado-resultado-de-concurso-literario-carmen-da-silva

FURG oferece auxílio pedagógico para enfrentar os desafios educacionais no contexto de pandemia

Universidade disponibiliza tutoriais e canais de atendimento à comunidade acadêmica

Com o retorno das atividades acadêmicas da FURG pelo AVA FURG (a sigla refere-se a “Ambiente Virtual de Aprendizagem”), a instituição criou uma série de conteúdos pedagógicos e canais de atendimento para auxiliar professores, tutores e estudantes ao desenvolvimento das formações na plataforma digital. Tutoriais, webconferências, espaços de apoio pedagógico e de criação de aulas virtuais, dentre outros recursos on-line, são oferecidos para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem principalmente durante a pandemia.

Aos professores, são apresentados documentos digitais e vídeos sobre como criar e utilizar o espaço da sala de aula virtual, as preferências iniciais de visualização e orientações de como configurar “Recursos e Atividades”. Já para estudantes, a plataforma apresenta as reflexões sobre as especificidades e os desafios no ensino remoto. Disponibiliza-se também o “Guia de acesso ao AVA FURG”. O acesso aos conteúdos dá-se também mediante autenticação na plataforma, com as informações de usuário e senha do Sistemas FURG.Na plataforma AVA FURG, é possível acessar tutoriais e espaços de apoio pedagógico, pensados para professores, tutores dos cursos de Educação a Distância, estudantes e técnico-administrativos em Educação da FURG. Para esse acesso, é necessário realizar a autenticação on-line (login) com as informações de usuário e senha do Sistemas FURG.

Atendimento Virtual

A universidade elaborou uma seção de Perguntas Frequentes no AVA FURG. Nesse espaço, a comunidade acadêmica tem acesso a um glossário com orientações sobre as principais questões e dificuldades. Caso as dúvidas persistirem, também é possível consultar a equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead) pela ferramenta de bate-papo (chat).

Os professores contam também com o apoio pedagógico da equipe da Sead via webconferências, para o planejamento das atividades acadêmicas no AVA FURG. Os atendimentos são realizados quatro vezes por semana na sala “AVA Formação”, no sistema Mconf. Dessa forma, os docentes podem receber o suporte para o planejamento da aula virtual, considerando as especificidades do tempo, as atividades e recursos disponíveis, as formas de interação e os instrumentos de avaliação.

Os atendimentos on-line buscam complementar as orientações técnicas e pedagógicas compartilhadas com a comunidade acadêmica até então por meio de transmissões ao vivo (lives) no canal da universidade no Youtube e pelas formações do projeto "Territórios de Aprendizagem em tempos de Pandemia". Os encontros pelo sistema Mconf, diferentemente do caráter mais generalista dessas comunicações, tem o objetivo de proporcionar acompanhamento individualizado das demandas e dificuldades de cada professor. “Os atendimentos auxiliam o professor a ter com quem conversar, pensar e planejar a partir do material produzido de forma individual”, explica a coordenadora pedagógica da Sead , Narjara Garcia.

Os professores interessados no auxílio pedagógico precisam selecionar um dos horários disponibilizados na sala on-line “AVA FORMAÇÃO” do Mconf. Os atendimentos são realizados nas segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e nas quartas-feiras, das 17h às 18h.

AVA FURG e AVA FORMAÇÃO

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG é uma plataforma online customizável, de apoio aos processos educacionais, em que os professores podem publicar e editar seus cursos e disciplinas, com facilidade de configuração e edição, registro e recuperação da trajetória dos participantes, interagir e acompanhar a atuação dos acadêmicos. O Ambiente disponibiliza diversas atividades, recursos e arquivos digitais.

A nova plataforma traz avanços em navegabilidade, inclusão, portabilidade e em segurança. Trata-se de um projeto antigo da universidade, de integração ao sistema acadêmico. “Não é uma questão da pandemia, é uma questão de evolução dos sistemas”, ressalta o secretário de Educação a Distância, Valmir Heckler. Com aproximadamente 40 mil usuários, a FURG organizou-se até então, durante 13 anos, com duas plataformas on-line: Moodle FURG e Moodle UAB EAD.

De forma integrada à plataforma institucional, a universidade criou o AVA Formação, para a comunidade acadêmica aprender mais sobre o Moodle e apropriação digital. O AVA Formação é um espaço de consulta, estudo e apoio técnico-pedagógico sobre o AVA FURG, com informações e orientações específicas para professores, estudantes e tutores.