quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Gerenciadores de Referências Bibliográficas



Gerenciadores de referências bibliográficas são softwares que permitem o armazenamento, gerenciamento e utilização de referências em trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com diferentes estilos de normalização (ABNT, Vancouver, ISO, entre outros). Permitem a criação de bibliotecas pessoais de referências e arquivos, possibilitando a busca das informações de determinada obra e fazendo a citação de forma automática durante a escrita do texto, além de também elaborar a listagem de referências no final do trabalho.
 
 
O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Clarivate Analytics. Possui uma versão gratuita (versão web) que permite armazenar e organizar as referências para citações durante a elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos, além de possibilitar a importação direta de referências a partir das várias bases de dados bibliográficas.
 
 

 Mendeley é um gerenciador de referências e uma rede social acadêmica que tem por objetivo auxiliar na organização da pesquisa, na colaboração com outras pessoas on-line e na descoberta de pesquisas mais recentes. É um software gratuito (Elsevier), multiplataforma (Linux, Windows, Mac) e compatível com navegadores conhecidos (Firefox, Chrome, Safari, entre outros).

O SiB Furg elaborou e disponibiliza um Tutorial de utilização do Mendeley.

MORE: Mecanismo On-line para Referências

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.  

Acesse o Tutorial de utilização disponível no site da ferramenta.

Zotero

Zotero é um software gerenciador de referências bibliográficas gratuito e de código aberto, que tem por objetivo auxiliar na coleta, organização, citação e compartilhamento de pesquisas.

  Fonte: Site biblioteca / Arte: Instagram do SiB @sibfurg

Plano de Contingência recebe revisão e uso de máscaras passa a ser facultativo na FURG

Nesta segunda-feira, 19, o Gabinete da Reitoria divulgou a atualização da portaria nº 3, de 25 de março de 2022, mais precisamente o parágrafo 6 do artigo 1º. A nova redação institui o uso facultativo de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, para circulação ou permanência ao ar livre ou em ambientes fechados. A decisão é válida para todos os campi da instituição e começa a valer a partir desta quarta-feira, 21. O uso de máscara em ambiente hospitalar e demais serviços de saúde mantêm-se obrigatório.

No Plano de Contingência – documento que regula as normas e ações da universidade no enfrentamento da pandemia do Coronavírus -, a alteração aponta o uso de máscaras como ‘fortemente recomendado’, mas não mais obrigatório. Para mais informações e detalhes acesse o Plano e a Portaria supracitada ao fim da notícia.


Resumo de alterações

Instituir o uso facultativo de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz para circulação ou permanência ao ar livre ou em ambientes fechados;

Fica fortemente recomendado o uso de máscara cobrindo boca e nariz para os servidores e estudantes que se enquadrem nos casos e nas formas a seguir:

- Grupos vulneráveis - pessoas que apresentam maior risco individual de hospitalização e óbito;

- Não vacinadas;

- Com doenças autoimunes;

- Que tomem medicações imunossupressoras;

- Com obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada;

- Em tratamento oncológico.

- Para pessoas em contato com grupos vulneráveis;

- Em situações de ALTO RISCO - situações que apresentam maior risco de infecção coletivo;

- Quando estiver com sintomas respiratórios, por ter risco de transmitir. Exemplos: tosse, espirro, dor de garganta (devendo seguir as orientações do item 4.3).

- Depois de contato, principalmente sem uso de máscara, com pessoas infectadas ou suspeitas de estarem infectadas.





Fonte: Repost FURG