quinta-feira, 27 de abril de 2023

Sala Verde da FURG é selecionada como Espaço Exibidor da 11º Mostra do Circuito Tela Verde

A Sala Verde Judith Cortesão da FURG é uma das 222 instituições selecionadas como Espaços Exibidores da 11º Mostra do Circuito Tela Verde. Os espaços exibidores recebem um Guia Orientador para a realização das Mostras e um link para acessar a playlist dos vídeos do CTV 11.  

Para a 11º Mostra do Circuito Tela Verde foram selecionados 46 vídeos, conforme link abaixo:  https://youtube.com/playlist?list=PL1x_JPbKGmcxL4Ci8-k5-KorGXad0Wny5

 

 Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde (CTV) tem por objetivos selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.

Para cada mostra, há chamadas públicas voltadas à seleção dos vídeos e cadastramento das instituições interessadas em se tornarem espaços exibidores.

Os espaços exibidores recebem os vídeos e um guia contendo orientações sobre como promover as ações de educação ambiental no âmbito da mostra. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados. Ao final da realização da mostra, o espaço exibidor envia relatório ao Ministério do Meio Ambiente com informações sobre os resultados alcançados.

A chamada de inscrição de vídeos para a 12° Mostra 2023 encontra-se aberta até 07/05/2023. O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da produção audiovisual independente, bem como atender à demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. Nesse sentido, o MMA receberá vídeos de todo o Brasil, relacionados com a temática socioambiental, para compor a 12ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. Os vídeos devem ser postados até 07 de maio de 2023. A seleção dos vídeos será realizada pela equipe do DEA, que listados neste documento.

A chamada para a 12° Mostra do Circuito Tela Verde 2023 encontra-se em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/educacaoambiental/cidadania-ambiental/circuito-tela-verde-1/circuito-tela-verde.pdf

Contato: circuitotelaverde@mma.gov.br

 

Projeto Salas +Verdes

O projeto Salas +Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), coordenado atualmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva, que tem como principal finalidade incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental, em consonância com as diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente -MMA e os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental – PNEA.

Historicamente, o projeto foi concebido com foco no caráter de “biblioteca verde” que estes espaços poderiam assumir, com estímulo à constituição de acervos de conteúdos socioambientais diversos. Com a evolução do projeto, esses espaços denominados Salas Verdes, além de disponibilizar informações socioambientais, passaram a desenvolver diversas atividades de Educação Ambiental, tais como: cursos, palestras, mostras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas educacionais.

A publicação da Portaria M/MMA nº 169, de 13 de julho de 2022 formaliza o projeto com o nome de Projeto Salas +Verdes.

Para informações sobre o Projeto Salas +Verdes acesse: http://salasverdes.mma.gov.br/sobre-o-projeto/