quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Bibliotecária Coordenadora da Sala Verde da FURG lança livro





O livro da Bel. Ma. Cibele Vasconcelos Dziekaniak, bibliotecária coordenadora da Sala Verde da FURG, estará sendo lançado no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) - Belo Horizonte/MG.


Lançamento SNBU
18/11/14 – Terça-feira
Local: Auditório Granada
Horário: 15h30 às 16h30
Livro: Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária
Autor: Bel. Ma. Cibele Vasconcelos Dziekaniak



O livro está à venda em :





Texto breve:
Tendo em vista a rapidez com que as mudanças ocorrem em todos os níveis - tecnológico, social, econômico, cultural, ambiental - crescem, a todo instante, as exigências quanto ao desenvolvimento, gerenciamento e responsabilidade social das Bibliotecas Universitárias. Sendo assim, a autora pretende fornecer subsídios que auxiliem os bibliotecários na gestão de Bibliotecas Universitárias, por meio de uma proposta metodológica denominada Sistema de Gestão para Biblioteca Universitária (SGBU). Esta proposta compreende, inclusive, as questões ambientais, que vêm ultrapassando o parcialismo, tornando-se uma preocupação global e perpassando todos os campos do conhecimento. O engajamento e a integração das Bibliotecas ao processo educativo ambiental torna-se necessário, a fim de fortalecermos a construção dos processos de pertencimento, autonomia, transformação social, empoderamento, emancipação, bem como estimular a formação de sociedades sustentáveis. O modelo de sistema proposto deve ser entendido como um instrumento de suporte à ação administrativa do bibliotecário e compreende seis subsistemas: institucional, gerencial, operacional, de organização, humano-comportamental e ambiental.
Editora: Novas Edições Acadêmicas 


Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da FURG


A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da FURG é um evento promovido pelo Sistema de Bibliotecas da FURG e, em 2014, ocorrerá entre os dias 23 a 29 de outubro, com o tema "(Re)pensar o espaço da biblioteca: integrando saberes".
O evento faz parte das comemorações dos 45 anos da FURG e contará com diversas atividades voltadas para a comunidade acadêmica, entre elas: oficinas, mostra de talentos, concurso de fofografia, palestra com Rodrigo Mindlin Loeb, arquiteto e urbanista, professor da Faculdade Belas Artes de São Paulo e do Instituto Presbiteriano Mackenzie, responsável pelo projeto da nova sede da Brasiliana USP - Biblioteca Guita e José Mindlin.
PROGRAMAÇÃO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
MOSTRA DE TALENTOS "VOCÊ É SHOW!" - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Visita à Sala Verde da FURG fez parte da programação do VI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (PPGEA/FURG)

Agradecemos aos participantes do VI EDEA pelas visitas realizadas à Sala Verde Judith Cortesão nos dias 25 e 26 de setembro de 2014.


Abaixo, registramos alguns dos nossos visitantes brasileiros e uruguaios: 

- Gerson Luiz Buezenio. Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) - Doutorado em Educação - Curitiba-PR.
- Samuel Autran Dourado e Souza - Universidade Federal Rural do RJ. (UFRRJ).
- Fernando Asiz e colegas/Polo Tecnológico - Uruguai.
- Analice Talgatti Silva (UFMS)/ EA - Campo Grande/MS.
- Osleane P.P.Sobrinho UFMS/ EA - Campo Grande/MS.
- Adriana Backes - Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo - Novo Hamburgo/RS.
- Sara Massotti Bonin. PPGTM/UCS - Caxias do Sul/RS.
- Prof. Vera Maria Hoffmann, da rede municipal de São Leopoldo e Novo Hamburgo, contadora de histórias e autora do livro "Biblioteca escolar como agente de transformação do ambiente: uma proposta de educação ambiental para comunidades em situação de vulnerabilidade social".



 

 


Todos os visitantes ganharam um exemplar do jogo "Trilha do Planeta", projeto de extensão organizado pela Sala Verde da FURG, de autoria do mestre e doutorando em Educação Ambiental Wagner Passos.



Fotos plenária do VI EDEA:

 

 

_____________________


Fim do VI EDEA



A Comissão Organizadora do VI EDEA agradece a todos os alunos, professores, funcionários do CIDEC, técnicos da FURG, do PPGEA, estagiários, aos palestrantes e a todos aqueles que deixaram suas casas, cidades e estiveram conosco nestes dias de diálogos sobre Educação Ambiental. 
Assim, podemos dizer que estes dias foram uma celebração, mas também, uma reafirmação de nosso compromisso com a vida em todas as suas formas e relações. Desta forma, entendemos que termina o VI EDEA, mas não a nossa luta por uma vida melhor, mais justa e comprometida com a preservação da natureza em suas diversas formas, pois, a riqueza da humanidade é a natureza, não como valor a ser apropriado indiscriminadamente, mas numa relação de respeito e de reconhecimento de que sem ela não seriamos e nem estaríamos aqui.

A todos e todas nosso obrigado!