sábado, 30 de novembro de 2013

Sala Verde promove lançamento do Jogo de Educação Ambiental "Trilha do Planeta" no V EDEA.

O Jogo "Trilha do Planeta", desenvolvido e ilustrado pelo mestre em Educação Ambiental Wagner Passos, será lançado no V EDEA.
A publicação do jogo de Educação Ambiental foi realizada em parceria com a Sala Verde da FURG e a PROEXC.




Visita à Sala Verde da FURG faz parte da programação do V EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (PPGEA/FURG).

O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental é um evento organizado pelos alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. 


Mais informações clique aqui.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Serviço de COMUT nas bibliotecas da FURG

A SALA VERDE DA FURG OFERECE O SERVIÇO DE COMUT. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA SOLICITAÇÃO.

A partir de 29/11/2013, a Biblioteca Central da FURG passa a ser Biblioteca Base no Programa de Comutação Bibliográfica do IBICT, o COMUT.
O que é o COMUT?
O COMUT permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

- periódicos técnico-científicos; 
- teses e dissertações; 
- anais de congressos nacionais e internacionais; 
- relatórios técnicos; 
- partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. 

O COMUT é constituído por Bibliotecas Base e Solicitantes. As Bibliotecas Bases são bibliotecas/centro de documentação de instituições de ensino e/ou pesquisa com acervo considerado adequado para o atendimento de demanda de cópias em uma ou mais áreas de conhecimento e com uma infra-estrutura mínima necessária aos propósitos da comutação bibliográfica. Já as Bibliotecas Solicitantes são bibliotecas/centros de documentação de instituições (de ensino, pesquisa, assessoria técnica, operações, administração, serviços, indústrias etc.) demandantes de informação documentária básica para as tarefas de ensino, pesquisa ou gerenciamento.

A rede Comut possui atualmente 394 bibliotecas base, ou seja, as bibliotecas que atendem às solicitações dos usuários, 2.304 bibliotecas solicitantes e 54.058 usuários – pessoas físicas.

Histórico: O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.

O Programa foi instituído pela Portaria nº 456 de 5 de agosto de 1980, pelo então Ministério da Educação e Cultura, tendo como responsável a Capes. No mesmo ano, em 5 de novembro, foi feito um Termo de Ajuste em que o IBICT passou a compor com a Capes a corresponsabilidade pelo Comut.

Em 5 de março de 2002, a nova Portaria conjunta nº 590 do MEC e do MCT adapta o Comut às novas estruturas administrativas e organizacionais de seus mantenedores. Esse novo marco legal instituiu o Programa junto à Capes e à Sesu (MEC) e ao IBICT e à Finep (MCT).

O sistema foi automatizado em 1996, tendo como resultado a melhoria de todos os procedimentos administrativos e operacionais, possibilitando maior agilidade em todo o processo de comutação bibliográfica.

Em outubro de 1998, em continuidade à modernização das operações de comutação bibliográfica no País, foi implantado, em âmbito nacional, um sistema de transferência eletrônica de documentos, com o propósito de acelerar o processo de atendimento ao usuário e ampliar a capacidade de atendimento das bibliotecas.


Livro: Legislação Ambiental para Crianças


PUBLICADO . EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL



O livro “Legislação Ambiental para Crianças” foi lançado em 2011 durante a XI Semana do Meio Ambiente e depois distribuído para escolas públicas de Dourados. Após ser disponibilizado na versão digital no início de 2012 os acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIGRAN e a idealizadora do projeto, professora Giani Lopes Bergamo Missirian, foram convidados para divulgar a obra durante o Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que ocorreu em Campo Grande. “Foi bastante interessante, as pessoas que visitaram o stand se encantaram com a proposta e até então não conheciam materiais dessa natureza.
Participar do evento foi bastante recompensador”, afirma Giani. A professora Giani que ministra a disciplina de Educação Ambiental na UNIGRAN fez a proposta para os estudantes, que na época cursavam o 5º semestre, após identificar a deficiência desse ID_TIPO de material, “esse conteúdo de educação ambiental estava no currículo da educação básica do estado, e os professores tinham uma dificuldade para trabalhar. Como vou pegar a lei propriamente dita e passar para as crianças? Então identificando esse problema que lancei esse desafio para eles de criar um livro que fosse voltado para crianças e que também fosse um apoio para o professor, e foi aí que abraçamos a ideia”, conta a idealizadora. Agora disponível na versão online os professores que acessarem poderão ter acesso a atividades, “preocupamos em construir algumas atividades para que o professor possa utilizar o livro em sala de aula, tem sugestões de atividades que o professor pode usar, e até mesmo um jogo da memória”. A participação dos acadêmicos foi indispensável para que o projeto fosse concluído, e a aprendizagem conquistada com todo o trabalho também é um ponto para a carreira de cada um. “No Fórum conhecemos pessoas novas, profissionais da área de renome nacional, pessoas simples que vinham perguntar como tinha sido o trabalho, e isso foi importantíssimo. Para nossa turma hoje esse é o maior peso que a gente leva no currículo, tem coisa melhor que essa? Não”, garante Fábio Marion, acadêmico e um dos autores do livro. A participação no Fórum garantiu ao livro, que já possui registro na Biblioteca Nacional, uma divulgação ampla, já que pessoas de todas as partes do país passaram pelo stand e levaram um exemplar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Atividade pré-EDEA com Michéle Sato e Alfredo Martin Gentini



Fonte: V Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, evento organizado pelos alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. 

Transmissão via web IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Prezado(a) Educador(a),

A Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação informa que várias das atividades programadas no contexto da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que estará sendo realizada entre os dias 23 e 28 de novembro, serão transmitidas via web, podendo ser acessadas pelo link indicado abaixo. 

Buscando ampliar as possibilidades de interação/divulgação junto aos educadores, sistemas de ensino e demais interessados no tema, também estaremos realizando transmissões diárias/parciais pela TV NBR – EBC Serviços.


Abertura, dia 23/11 – 20 horas – Transmissão TV NBR.


Link de acesso da webtransmissão:

http://portal.mec.gov.br/ambiental/transmissao 


Recursos Necessários para acessar a Webtransmissão:

Computador, acesso à Internet e conexão de áudio.


Outros canais de informações sobre a IV CNIJMA:






Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. DIRETORIA DE POLÍTICAS DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.