terça-feira, 2 de abril de 2013

Lançamento do livro Gestão Ambiental em Bibliotecas


A Direção da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, a Associação Riograndense de Bibliotecários e o Instituto Goethe têm o prazer de convidar para o lançamento do livro Gestão Ambiental em Bibliotecas, organizado pela professora Jussara Pereira Santos, ocasião em que será proferida a palestra “A Biblioteca e seus Ritos Ambientais” pela professora Célia Regina Simonetti Barbalho da Universidade Federal do Amazonas.

O evento será realizado no dia 05 de abril com início às 9h, no Auditório 1 da FABICO.

Contando com sua participação, firmamo-nos,

Ana Maria Mielniczuk de Moura
Diretora da FABICO/UFRGS

Informamos que livro abaixo será vendido durante a palestra:

SANTOS, Jussara Pereira (Org.). Gestão Ambiental em Bibliotecas: espectos interdisciplinares sobre ergonomia, segurança, condicionantes ambientais e estéticas nos espaços de informação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. 126p.
Na ocasião teremos a presença de vários autores.

SiB presente na 15ª Festa do Mar


O Sistema de Bibliotecas (SiB) está presente no stand da FURG na 15ª Festa do Mar divulgando o Programa "Inclusão digital através do Laboratório de Fontes de Informações Digitais do Sistema de Bibliotecas da FURG".

O programa tem por objetivo promover a inclusão digital na comunidade externa e interna da FURG, através da criação de um Laboratório de Fontes de Informações Digitais (FIDs), onde serão oferecidos, gratuitamente, cursos básicos de informática com conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho às pessoas que almejam uma colocação no mercado profissional. Terão prioridade candidatos cadastrados nos programas sociais do Governo Federal. O programa se estenderá aos alunos e professores da FURG, tendo em vista torná-los mais autônomos, participativos na utilização das ferramentas digitais. Serão realizadas as seguintes ações: cursos básicos de iniciação à informática, editores de texto, planilhas eletrônicas e programas para apresentação de slides e utilização da internet, bem como cursos específicos para utilização das FIDs.




Mesa Redonda "O papel da bibliotecária na cidade do Rio Grande"

A passagem do Dia Internacional da Mulher em 8 de março e a realização do Março Lilás, envolvendo organismos públicos de todos os níveis de governo, foram marcados também na FURG.

Várias unidades estão promovendo atividades e, na última terça-feira, 26, o Sistema de Bibliotecas, em parceria com o Curso de Biblioteconomia e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, promoveram uma mesa redonda com as bibliotecárias Magali Aquino (bibliotecária e mestranda do Programa de Pós-Graduação em memória Social e Patrimônio Cultural - UFPel), Rosane Azevedo (coordenadora do Núcleo de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande) e Vanessa Santiago (coordenadora do Setor de Processos Técnicos do Sistema de Bibliotecas da FURG), com o objetivo de discutir "O papel da bibliotecária na cidade do Rio Grande".


Dúvidas na normalização de trabalhos?


Alunos do PPGEA que tiverem dúvidas em relação à normalização de trabalhos (teses, dissertações e artigos), procurem auxílio com a bibliotecária da Sala Verde ou acessem as normas da ABNT on-line.



Acesso on-line às normas da ABNT

Recentemente o Sistema de Bibliotecas da FURG firmou novo contrato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, renovando e ampliando a coleção de normas assinadas.
Esta coleção de normas técnicas engloba diversas áreas do conhecimento e está disponível para toda comunidade universitária de forma on-line.
As normas poderão ser acessadas diretamente pelo sítio da ABNT Coleção, através do endereço http://www.abntcolecao.com.br, clicando no ícone da ABNT disponível na página inicial do Argo (www.argo.furg.br) ou, ainda, através do menu "Acesse" (menu direito) deste site, clicando no ícone ABNT Coleção.
Para acesso ao texto completo das normas é necessário utilizar o navegadorInternet Explorer e instalar o visualizador ABNT Coleção.
No sítio ABNT Coleção, informe os seguintes dados para efetuar o login:
Sua empresa: furg
Seu nome de usuário: abntnet
Sua senha: abntnet

Acesse também:

OBS: o acesso somente é autorizado em computadores da rede da FURG, usando o navegador Internet Explorer. Se preferir, você também pode procurar o Balcão de Empréstimos da Biblioteca Central e ter acesso a uma cópia física da norma que desejar. Caso você tenha dificuldade para acessar o Portal ABNT Coleção ou para encontrar a norma desejada, procure a bibliotecária Cibele Dziekaniak coordenadora da Biblioteca Sala Verde.