quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Prorrogada inscrições para o EDEA


Site do evento: 

https://www.edeafurg.com/?fbclid=IwAR15iCRgbKZ6HgE4ZTfgaNP3CR5Sld4KMtJKS1mRcw9WwlDMvW5dVHSwIBM


Fecebook do evento: 

https://www.facebook.com/edeappgea/



Seminário Virtual sobre Gestão Ambiental Municipal (SVGAM)

Terá início hoje, 30/09, às 15h, nosso SVGAM, um evento organizado pelo Projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no contexto do Licenciamento Ambiental, atividade de extensão que se realiza pela parceria entre a FURG, por meio do Laboratório Interdisciplinar MARéSS e a Secretaria de Município de Meio Ambiente de Rio Grande, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Será um evento on-line e gratuito, que contará com a participação de convidados para 5 conversas temáticas, distribuídas entre 30/09 e 09/10, sempre às 15h, no canal do evento no You Tube:

https://www.youtube.com/c/seminariovirtualsobregestaoambientalmunicipal

Todos os encontros serão acompanhados por intérpretes de libras. 

Para obter certificado é preciso acompanhar pelo menos três das mesas temáticas propostas e realizar sua inscrição no SINSC: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1270

Além dos debates, teremos em cada conversa temática a participação cultural de convidados especiais! 

 

 


Veja a seguir a programação:

30/09 – ABERTURA (PMRG/FURG/SMMA)

1ª conversa temática

O desmonte da política ambiental no Brasil e o desafio para a participação popular.

Debatedores: Carlos Alberto Seifert (PPGPP-UFRGS); Cristiane Faustino (Instituto Terramar/RBJA); Joelma Carla (Coletivo Mulheres Independentes de Surubim/IPJ), com a mediação pela Drª. Tatiana Walter (MARéSS/FURG).

Participação Cultural: Esteve Maris (acadêmico do curso de Artes Visuais - Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, militante no Movimento de Casa do Estudante (MCE) e poeta https://www.instagram.com/_efemeroo/).

02/10 

2ª conversa temática

Licenciamento ambiental: ganhos e perdas para os municípios.

Debatedores: Alberto de Freitas Castro Fonseca (Observatório de Política Ambiental/UFOP); Andréia Cristina de Oliveira Struchel (Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas-SP); Cristiano Vilardo Nunes Guimarães (IBAMA/ABAI/UFRJ). O debate será mediado por Rossana Chiaffitelli (SMMA).

Participação Cultural: Cleiton Oliveira (Cleiton é músico natural da cidade do Rio Grande, é professor de música no IFRS - Campus Alvorada, vivendo, atualmente na cidade de Porto Alegre. Como compositor, lançou um disco junto com a banda Goiaba de Casa, seu mais recente trabalho de performance Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCfVv8jJccdaufFXsWRSvu3g/featured

Spotfy:https://open.spotify.com/artist/5zOj0bFMQqQHKe8Pu7Jb9q?si=LhR3JNtoRCOiUiIpZNGnJA

05/10 

3ª conversa temática

Direito às cidades sustentáveis.

Debatedores: Cintia Cruz (Associação Revolução dos Baldinhos); Helena Silvestre (Luta Popular); Lourdes Helena Schneid (Arquiteta, Servidora Municipal de São Lourenço do Sul); Paulo Roberto Rodrigues Soares (Observatório das Metrópoles/PosGea-UFRGS). A mesa será mediada pelo Prof. Caio Floriano dos Santos (PPGEA/FURG).

Participação Cultural: Cléberson Milão (Cléberson é estudante de licenciatura letras/espanhol da FURG, militante ambientalista na cidade de São José do Norte - RS e membro do Grupo de Agroecologia Econorte, do município de São José do Norte - Libelo Cultural: https://www.youtube.com/user/cleberson77milao/videos).

07/10

4ª conversa temática

Conectando Espaços Verdes Urbanos: luta, resistência e esperança.

Debatedores: Paulo Brack (UFRGS/InGá); Ana Paula da Cruz Santos (Centro de Integração na Serra da Misericórdia); Juliano Ferreira de Sá (CONSEA-RS). O debate será mediado pela Prof.ª Jaqueline Durigon (PancPop/MARéSS/FURG).

Participação Cultural: Baeta, Rafael e Ramão (Baeta tem 24 anos, é compositor e músico multi-instrumentista. Estudante de graduação em Agroecologia - FURG. Reside em São Lourenço do Sul desde 2017, onde compõe e toca inspirado pela agroecologia e realidades da cidade. Rafael tem 28 anos, natural de Porto Alegre, residindo em São Lourenço do Sul. É artesão, músico e estudante de agroecologia. Acredita que a música e todas as formas artísticas de se expressar são necessárias para um bem estar pessoal e coletivo. Ramão tem 25 anos, é compositor e músico multi-instrumentista, natural de Canoas/RS. Atualmente graduando em Letras Português na FURG campus São Lourenço do Sul/RS, cidade onde reside. Rede de divulgação: @podechamarderamon).

09/10

5ª conversa temática

A importância da diversidade na construção e decisão da política ambiental.

Debatedores: Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ/NDIVAS/ODARA); Samela Lorena Vilacio Marteninghi (Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé); Cléberson Milão (Grupo de Agroecologia EcoNorte). O debate será mediado por Fabiane Fonseca (PPGEA/FURG)

Participação Cultural: também por Cléberson Milão (Libelo Cultural: https://www.youtube.com/user/cleberson77milao/videos.)

ENCERRAMENTO.

Estaremos te esperando em cada encontro! Até lá!

Fonte: Grupo de discentes WhatsApp PPGEA/FURG.