sexta-feira, 6 de março de 2015

Vaga voluntário Sala Verde - Programa de Qualificação Acadêmica (PQA)

Interessados enviar e-mail para: sib.salaverde@furg.br


Programa de Qualificação Acadêmica (PQA) - Projeto

Tipo de Bolsa: Extensão

Remuneração: voluntário (horas válidas como Atividade Complementar de Graduação)

Horário: 12h semanais

Unidade: Sala Verde

Coordenador / Responsável: CIBELE VASCONCELOS DZIEKANIAK

Projeto: Espaço de Informação e Documentação Ambiental Judith Cortesão (EID Ambiental)

Resumo
O marco inicial do projeto será garantir o acesso público ao arquivo/acervo da ambientalista luso-brasileira Judith Cortesão, de grande relevância para o patrimônio cultural brasileiro, por meio da sua gestão/organização/higienização/disseminação. Judith Cortesão foi detentora de vários prêmios (Ordem do Mérito Cultural/Celebração da Diversidade Cultural Brasileira/Prêmio Muriqui),sendo reconhecida nacionalmente/internacionalmente por suas relevantes contribuições à cultura e à Educação Ambiental. Seu acervo/arquivo foi doado à FURG e grande parte dele encontra-se acondicionado em caixas, devido à falta de recursos financeiros/humanos para tratamento da informação.Estas ações se efetivarão por meio da criação do Espaço de Informação e Documentação Ambiental Judith Cortesão (EID Ambiental), enquanto instrumento para o exercício do direito à informação ambiental, respaldado pela Lei de Acesso à Informação Ambiental. Desta forma, almeja-se: preservar o patrimônio cultural brasileiro; mapear as necessidades informacionais das escolas, ONG\'s, pesquisadores/agentes de ações ambientais e dos seguintes cursos da FURG: Tecnologia em Gestão Ambiental, Toxicologia Ambiental e mestrado/doutorado em Educação Ambiental; promover a gestão/difusão da informação socioambiental, por meio de uma base on-line informacional de livre acesso; favorecer o desempenho dos profissionais ligados às questões ambientais e dos docentes/discentes dos diferentes níveis educacionais; promover inter-relação com os órgãos produtores de informação ambiental local. 


O que é o Programa de Qualificação Acadêmica (PQA)?


Memo. Circ. DAE Nº 004/2012 Rio Grande, 08 de outubro de 2012.


Prezado(a) Senhor(a)

Da mesma forma que implantamos, ao longo de 2011 e início de 2012, o Sistema de Bolsas e Auxílios (SISBOLSAS) para os Programas de Bolsa Permanência e Bolsas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Monitoria (EPEM), a partir desta primeira quinzena de outubro estamos colocando a disposição da comunidade universitária, de forma prática e transparente, o Programa de Qualificação Acadêmica (PQA).

O PQA faz parte do Subprograma de Formação Ampliada, do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE), e visa integrar o estudante à vida universitária por meio de incentivo à participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão, monitoria, representação estudantil, cultura e esporte que caracterizem a ampliação da formação acadêmica do estudante.

Os responsáveis por programas/projetos/monitorias que desejam receber estudantes voluntários poderão inserir suas respectivas atividades no www.sistemas.furg.br - menu SisBolsas - submenu PQA.

Estas inscrições deverão receber ciência das chefias das Unidades e posteriormente ficarão disponíveis para consulta dos estudantes da FURG interessados em participar do PQA. Conforme a necessidade e interesse, o responsável poderá cadastrar o estudante para executar as atividades.

A efetividade dos estudantes participantes do PQA deverá ser controlada pela Unidade Acadêmica, sendo enviada a DAE somente a carga horária total executada no período, ao final, juntamente com o relatório de atividades, também disponível no SisBolsas.

Solicitamos, ainda que tenham cuidado quando do encerramento, cancelamento ou desistência, caso contrário, a certidão fornecida ao acadêmico terá por base os registros que constam no sistema.

Atenciosamente,

Adriana Dias Silveira 
Chefe da Divisão de Apoio Estudantil 
(a original encontra-se assinada) 





quarta-feira, 4 de março de 2015