quinta-feira, 18 de abril de 2013

National Geographic disponível para todos os brasileiros no Portal Periódicos Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou a revista National Geographic no Portal de Periódicos para todos os brasileiros. O periódico está acessível desde a primeira edição, publicada em 1888, até o presente e aborda temas relacionados à ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal, meio ambiente, ecologia e fotografia.

A aquisição da National Geographic beneficia todos os professores, estudantes e outros usuários interessados no conteúdo da revista. São mais de 120 anos de história reunidos em mais de 100 edições com, aproximadamente, 187 mil páginas de conteúdo, 160 mil imagens e 465 mapas.

De acordo com o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, professor Márcio de Castro, a National Geographic é uma evolução do Portal de Periódicos uma vez que oferece conteúdos para professores e alunos da educação básica. “Esse novo grupo de ingressantes ao acessar o Portal terá, então, a oportunidade de usufruir de um dos conteúdos voltados à educação e ciência mais importantes no mundo”, enfatizou.

A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho – onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra todos os artigos publicados nas edições impressas em inglês, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o artigo para posterior leitura.

Os usuários também acessam os materiais de áudio e vídeo originais, produzidos pelas expedições da National Geographic Society, sociedade norte-americana responsável pela editoração do periódico. “Essa é uma organização centenária e eles desenvolveram uma série de conteúdos ao longo da história voltados para entender os fenômenos da natureza e de uma maneira muito clara, muito atraente para os leitores, incentivando a ciência e a curiosidade como um aspecto fundamental”, completou o diretor.

A National Geographic é mensal e divulgada em vários países. Possui visibilidade internacional devido a sua qualidade editorial e está indexada numa plataforma de busca de fácil acesso que permite uma navegação rápida pelos temas de interesse. Atualmente, a revista é publicada em 32 idiomas, incluindo português, grego, polonês, coreano, hebraico, tcheco e romeno.

Fonte: Fabrícia Carina Souza Araújo, para Notícias do Portal Periódicos Capes.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Fortalecer a Educação Ambiental nas escolas e despertar o envolvimento dos estudantes com questões socioambientais é o objetivo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, que acontece em novembro, em Brasília. 

Nela, serão debatidos novos processos pedagógicos, centrados em um tema, com a ideia de formar a partir das escolas a cidadania socioambiental. 

Sobre a conferência, o NBR Entrevista convida o coordenador Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Prof. Dr. José Vicente de Freitas.

Fonte: NBR ENTREVISTA - 16.04.13


Outros vídeos podem ser assistidos no Canal da CNIJMA no Youtube.

Acervo digital disponibiliza obra de Paulo Freire

O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire. 

Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente. Educação como liberdade Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. 

Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992). 

“Defendo a educação desocultadora de verdades. Educando e educadores funcionando como sujeitos para desvendar o mundo”, dizia Freire. A educação como prática da liberdade, defendida por ele, enxerga o educando como sujeito da história, tendo o diálogo e a troca como traço essencial no desenvolvimento da consciência crítica. 

IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista

Acontece na semana que vem, de 25 a 27 de abril, O IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista.

Confira as novas informações disponíveis no nosso portal:
http://reabs-coletivo.ning.com<http://reabs-coletivo.ning.com/page/inscri-es>

Att.
Secretaria Executiva do IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista

As inscrições foram prorrogadas para novas Salas Verdes


Com a proposta de ampliar a atuação das Salas Verdes, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) selecionará 100 novos centros de referência para o desenvolvimento de práticas em educação ambiental. As inscrições foram prorrogadas até 3 de junho. Podem participar instituições públicas ou privadas que já desenvolvem atividades relacionadas ao tema. 


Para acessar o Edital clique Aqui



Bibliografia para apoio à formulação do Projeto Político Pedagógico - Projeto Político Pedagógico

Manual para Centros de Educação Ambiental e Salas Verdes. (disponível em http:// www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/ceas_ppp.pdf )
- ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental (disponível em http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/ pronea 3.pdf ).
- SILVEIRA, Henrique. “Gestão da Informação em Organizações Virtuais: Uma Nova Questão para a Coordenação Inter-organizacional no Setor Público”. Ci.Inf., Brasília, V. 34, n. 2, p. 70-80, maio/agosto, 2005. GOLDSMITH, Stephen. “Governar em Rede”. Fundação Editora da UNESP, 2006. (Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28557.pdf)