sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Autodepósito na BDTD-FURG

 


Em razão das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Sistema de Bibliotecas está operando em regime de trabalho remoto, em vista disso, salientamos que os alunos que já tenham realizado a defesa de suas teses e dissertações podem enviar seus trabalhos através do Sistema FURG, a fim de que sejam disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Acesso ao "Manual para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG", que explica detalhadamente os oitos passos necessários para o envio de trabalhos.

PPGEA divulga XII EDEA

 


O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA) é um evento organizado anualmente pelos/as discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Este ano, em sua XII edição, a qual ocorrerá no formato online, o EDEA possui como tema "Educação Ambiental no contexto das múltiplas crises: Que mundo queremos?".

Todas informações sobre o evento podem ser obtidas em: https://edeafurg.wixsite.com/2020 
 
Inscrições e submissões de trabalho estão disponíveis até o dia 30/09 no site https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1262
 
Gracias pela atenção!
Equipe de comunicação XII EDEA FURG

 


 SOBRE A JORNADA

 

Com a temática “(In)Justiça Ambiental e Cuidado” o PPGEAS realiza a II Jornada Acadêmica nos dias 14 a 16 de setembro, com a presença de mestrandos, egressos e docentes do Programa, pesquisadores e representantes de movimentos sociais, promovendo diálogos sobre temas contemporâneos.

Durante os três dias de evento serão realizadas apresentações remotas dos estudantes do PPGEAS sobre suas respectivas dissertações. O link será disponibilizado para os inscritos. Atenção!!! O número de vagas é limitado.

As duas mesas serão transmitidas pelo nosso canal no YouTube - PPGEAS FFP UERJ.

No primeiro dia de evento (14/09) será realizada a mesa de abertura que conta com a participação de Henry Acselrad, Janete Nazareth e Karine Narahara. Os convidados construirão diálogos a partir da temática “justiça ambiental e racismo”.

Em contextos de desigualdades socioeconômicas, os danos ambientais gerados também se distribuem de forma desigual e incidem mais intensamente sobre segmentos mais vulneráveis da sociedade, como em grupos étnico-raciais discriminados e regiões periféricas (podendo haver, na maioria dos casos, uma interseção entre esses dois conjuntos). São processos estruturais e discriminatórios presentes na sociedade que alimentam a ideia de que já existe no imaginário social um “lugar” destinado a determinados grupos sociais, colocando-os em uma posição marginalizada, inclusive, enfrentando maior carga de impactos ambientais nocivos.

No último dia (16/09), teremos a mesa de encerramento com uma temática necessária e acolhedora, “Tempo de Cuidado”. Neste dia, quem estará cuidando de nós no debate são os convidados: Leonardo Boff, Luana Carvalho Aguiar Leite e Luciana Brito. Não precisaria dizer que o cuidado, tanto com o ambiente, quanto interpessoal, se faz necessário em uma sociedade egoísta.

Mas há uma preocupação com o impacto da formação na saúde dos estudantes. É preciso mostrar que as barreiras psicossociais são um problema de saúde coletiva e uma realidade nos diferentes segmentos do meio acadêmico, incluindo professores, pós-graduandos e graduandos. Estes últimos já chegam do ensino básico com uma grande demanda de decisões e informações, desenvolvendo problema de saúde mental que se intensificam ao longo da vida acadêmica pela falta de... cuidado. Espaços de acolhimento e de diálogos como este proposto pelo PPGEAS, e que não podem encerrar por aqui, são medidas importantes. Falar sobre o tema faz com que os envolvidos tomem conhecimento da problemática em questão.

Acompanhe em nossas redes sociais a programação e as inscrições para o evento. Não percam!!!

Facebook: 

https://www.facebook.com/jornadappgeasuerj/


Instagram:

https://instagram.com/jornadappgeas?igshid=guw4tqw3ijm4


Canal PPGEAS FFP UERJ: 

https://www.youtube.com/channel/UCP6aqRa6kmDHr4HBRCQiL1Q

Público-alvo: estudantes da pós-graduação, estudantes da graduação, pesquisadores, professores, ambientalistas e outros.


Fonte: https://iijornadappgeas.wixsite.com/jornada 

Seminário Virtual sobre Gestão Ambiental Municipal

 


"Entre vários desafios o projeto “Formação Continuada para Gestores Ambientais no contexto do Licenciamento Ambiental Municipal" (Projeto LAM) vem aportando esforços para o fortalecimento desse instrumento no município do Rio Grande/RS desde 2016 e proporcionando espaços de discussão e formação para toda a sociedade.

Já foram realizados três seminários presenciais, tratando dos desafios do licenciamento ambiental municipal: o primeiro com o tema "Licenciamento Ambiental Simplificado", o segundo com foco em "Participação Popular na Política Ambiental Municipal" e o terceiro sobre "Conexão Popular". Você pode encontrar mais informações sobre eles no nosso site: https://projetolicenciamentoambiental.furg.br/seminarios

Diante da pandemia, ainda que virtualmente, decidimos dar continuidade a esses encontros, realizando o Seminário Virtual sobre Gestão Ambiental Municipal. Entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro convidamos a todas(os) a participar das próximas discussões via canal do YouTube. Acompanhe nossas redes, pois em breve divulgaremos mais detalhes sobre o evento! Garanta sua inscrição no SINSC:

Esse projeto é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar MARéSS, da Universidade Federal do Rio Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Grande, realizado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente."