sexta-feira, 5 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

A Sala Verde da FURG homenageia hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, a pesquisadora e ambientalista Dr.ª Judith Cortesão. 

"Maravilhados com os avanços da tecnologia, com as facilidades da informática, corremos o risco de esquecer o essencial: a vida. Salvar a vida é o grande desafio neste século 21. [...] É indispensável que o homem vivencie, sinta que pertence a uma rede de vida e que esta rede se sustenta pela participação de todos [...]. Nós não somos muitos, nós somos um só." (Judith Cortesão, Entrevista Mundo Jovem, jun. 2000).


Quem foi Judith Cortesão?

O acervo pessoal da pesquisadora Judith Cortesão foi doado à FURG e está disponível na Biblioteca Setorial que a homenageia, Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão, localizada no Centro de Convivência do Campus Carreiros da FURG. 

Maria Judith Zuzarte Cortesão, conhecida como Judith Cortesão, nasceu na cidade portuguesa do Porto, em 31 de dezembro de 1914 e faleceu em Genebra, em 25 de setembro de 2007. Filha do renomado historiador Jaime Cortesão, sua família passou pelo exílio na Espanha, na França, na Bélgica e na Inglaterra e chegou ao Brasil em 1940. Ao longo de sua vida, também morou no Peru e no Uruguai e, no início dos anos 90, decidiu se estabelecer em Rio Grande/RS. 

Judith aprendeu quatorze línguas, entre elas, árabe, esperanto e chinês. Era formada em Medicina, Antropologia, Letras, Biblioteconomia, Meteorologia, Climatologia e Biologia, com cursos de especialização em Neuroendocrinologia, Genética e Reprodução Humana.

Apaixonada por pesquisa, estudou temas tão diversos como poesia canadense ou a mulher caiçara como agente de transformação. Escreveu dezesseis livros, entre eles: Pantanal, Pantanais, Juréia: a luta pela vida e Mata Atlântica. Participou da elaboração de seis filmes, como Taim: a reserva gaúcha. Foi uma das criadoras do programa Globo Ecologia e da ONG ARCA e consultora das ONGs SOS Mata Atlântica e Instituto Acqua. 

Ela idealizou o Centro de Informação e Formação de Médicos e Cirurgiões de Doenças do Aparelho Locomotor de Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek e representou o Brasil em comissões internacionais, como as das Nações Unidas sobre Poluição Marinha de Origem Terrestre, no Quênia e a do Patrimônio da Humanidade, no Canadá.

Ministrou aulas em 16 universidades, entre elas Sorbonne (Paris) e Open University (Grã-Bretanha). Foi assessora de Política Ambiental, no Ministério do Meio Ambiente, representante, no Pantanal, do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e diretora do Centro de Estudos Terra/Homem.

Na FURG, Judith foi professora no mestrado em Educação Ambiental. Participou de duas expedições brasileiras à Antártida e deu origem ao Programa Asas Polares, para proteção de áreas de pouso e reprodução de aves.

Em Rio Grande, também prestou consultoria aos museus Oceanográfico, Antártico e Ecomuseu da Ilha da Pólvora e foi membro do setor de Educação Ambiental do Programa Mar de Dentro, que busca recuperar a Lagoa dos Patos e seus ecossistemas.

Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), foram contemplados no Edital 1/2005 do Ministério do Meio Ambiente para a implantação de uma Sala Verde, a qual foi denominada Sala Verde Judith Cortesão. Nela encontra-se um dos acervos pessoais da Profª. Drª. Judith Cortesão, doado à FURG por ela, ainda em vida.

Também em sua homenagem cogitou-se criar a Casa de Cultura Judith Cortesão dos Povos de Língua Portuguesa (RS), que seria no prédio onde nasceu o almirante da Marinha Brasileira Joaquim Marques Lisboa. A Casa de Cultura abrigaria o acervo da Profª. Drª. Maria Judith Zuzarte Cortesão, formado por quase seis mil peças, entre livros, revistas, teses, documentos em geral, além de artesanato dos mais diversos países. Todavia, o referido projeto nunca saiu do papel. 

CURRÍCULO

Breve currículo de 1998 - Este currículo foi encontrado em seu acervo pessoal e apresenta algumas atividades profissionais, acadêmicas e culturais da Profª. Drª. Judith Cortesão.

Clique aqui.


5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

 “A relação dos seres humanos com o meio ambiente nunca é um assunto acabado. É a vida.” (VIEZZER, 1995, p. 16).


SOMOS TODOS UM!


Pachamama. Disponível em: https://goo.gl/938JsG

Lives do PNUMA - Dia Mundial do Meio Ambiente (5 junho)



quinta-feira, 4 de junho de 2020

Autodepósito na BDTD da FURG

Em razão das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Sistema de Bibliotecas está operando em regime de trabalho remoto, em vista disso, salientamos que os alunos que já tenham realizado a defesa de suas teses e dissertações podem enviar seus trabalhos através do Sistema FURG, a fim de que sejam disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Acesso ao "Manual para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG", explicando detalhadamente os oitos passos necessários para o envio de trabalhos.



FURG lança questionário online para avaliar impacto da pandemia entre estudantes

Mapeamento de informações servirá para planejar ações e estratégias para retomada das atividades acadêmicas durante o período emergencial


A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Acadêmica, composta pelas Coordenações de Curso, lançam nesta quarta-feira, 3, um questionário endereçado à comunidade acadêmica da FURG. O objetivo é contribuir com o planejamento de ações e estratégias para a eventual retomada das atividades de ensino, ainda sem previsão. O formulário estará disponível no Sistema de Consultas até o dia 13 de junho, e pode ser acessado aqui.

O diagnóstico das condições dos estudantes servirá para traçar um panorama de tudo o que deve ser levado em consideração para o planejamento das atividades acadêmicas neste período emergencial, atividades remotas e na retomada dos projetos de pesquisa, evitando a propagação do coronavírus (Sars-CoV-2) no ambiente educacional. As respostas ao questionário vão influenciar diretamente nas tomadas de decisão da Prograd, através da Comissão Acadêmica - grupo formado por coordenadores e coordenadoras de cursos de todas as unidades acadêmicas da FURG. "A escuta atenta das coordenações de curso é fundamental para que possamos compreender as múltiplas especificidades das áreas do conhecimento, disciplinas, formas de aprendizagem e estruturas curriculares", reforça o professor Dias.

Conforme explica o pró-reitor Renato Dias, o levantamento servirá para "mapear a situação socioeconômica e de saúde de cada aluno, buscando reunir informações como seus vínculos com a universidade, o campus onde estuda, o curso e o semestre/ano que está vinculado”. Assim, a ficha também aborda aspectos mais pessoais dos acadêmicos, como renda, laços familiares, residência, transporte e inclusão digital. A maioria das perguntas são objetivas, mas há questões em que os/as estudantes poderão expressar sobre o período de isolamento.

A partir das contribuições da comunidade universitária, a Comissão irá redigir um conjunto de diretrizes acadêmicas gerais para as atividades educacionais emergenciais. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos Conselhos Superiores da universidade.

Paralelamente, “a Comissão Acadêmica está preparando um conjunto de capacitações aos docentes da universidade. Serão cursos, oficinas, palestras e workshops, possibilitando dar formação , especialmente em metodologias ativas e uso das tecnologias de informação e comunicação” conforme explica Dias.

Ações de infraestrutura da universidade já estão sendo planejadas, como a disponibilização de mais laboratórios de informática e a possibilidade de dar acessibilidade remota aos estudantes.

Conforme o plano de contingência, as aulas presenciais ainda estão suspensas, mas em conjunto com este planejamento está em estudo a retomada por meio remoto para aquelas atividades compatíveis, de acordo com as características de cada área, considerando as condições de alunos e professores.

"As novas atividades terão de ser inclusivas, isto é prioridade. Temos alunos, docentes e técnicos que são do grupo de risco, e a segurança da saúde vem em primeiro lugar", acrescenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi.

Por Fernando Halal
Publicado: 03/06/2020 11h58

domingo, 31 de maio de 2020

Coordenadora da Sala Verde Judith Cortesão publica artigo em periódico internacional - Revista AmbientalMente Sustentable

A bibliotecária Cibele Vasconcelos Dziekaniakdoutora em Educação Ambiental e coordenadora da Biblioteca Setorial Sala Verde Judith Cortesão, publicou recentemente artigo intitulado:

"Produção científica brasileira acerca das Políticas Públicas em Educação Ambiental: pesquisa exploratória na Scientific Electronic Library Online (SciELO) - Brazilian scientific production on Public Policies in Environmental Education: exploratory research in Scientific Electronic Library Online (SciELO)Cibele Vasconcelos Dziekaniak e José Vicente de Freitas - Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Brasil)".

Acesso: http://revistas.udc.es/index.php/RAS/issue/view/ams.2018.25.1/ams.25.1

A Revista AmbientalMente Sustentable está com sua edição em atraso. Sendo assim, a publicação é recente, porém, a publicação equivale a janeiro/junho 2018, v. 25, n. 1.