quinta-feira, 28 de maio de 2020

Secretaria de Município do Meio Ambiente divulga programação do Junho Socioambiental

Em função da pandemia da Covid-19 e todos os regramentos, este ano, as atividades programadas para o Junho Socioambiental serão diferenciadas. A proposta apresentada pela Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) é realizar transmissões pela Internet (lives), apresentar vídeos voltados para esse tema e o 3º Festival de Rap Ambiental. As lives serão realizadas, semanalmente, sendo duas na primeira semana de junho para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5. As atividades vão ser transmitidas na página da Secretaria no Facebook.

Com isso, “queremos mostrar que a Prefeitura segue ativa no debate de temas importantes, mesmo que de forma virtual, e com a participação de várias secretarias”, explica o secretário da SMMA, Eduardo Morrone. Diferente de outros anos em que, historicamente, eram realizadas diversas ações públicas e presenciais, os diálogos e reflexões com a sociedade, sobre temas fundamentais de nossas relações com o meio ambiente, em 2020  a mobilização vai ser via Internet.

Programação
A programação inicia no dia 1º de junho com a Abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente (Lei 5.926/2004) e do Junho Socioambiental. Está prevista a primeira live, que terá a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do vice, Paulo Renato Gomes (autor da Lei que definiu a Semana do Meio Ambiente em Rio Grande) e da reitora da FURG, Cleusa Dias.

Na sequência, com início às 15h30min, haverá a segunda live, com o tema: Planejar para Preservar – Plano Ambiental Municipal (PLAM) e Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Desta vez, o secretário de município do Meio Ambiente, Eduardo Morrone coordenará a ação da qual participam Carla Silva (professora da FURG, Dra. Eng. Civil e Coordenadora do PMSB), Paulo Roberto Tagliani (professor da FURG, Dr Ecologia e Coordenador da Revisão do PLAM) e Daiane Marques (bióloga da SMMA, Dra em Ciências Fisiológicas e Coordenadora do PLAM e PMSB).

A programação completa pode ser visualizada abaixo. Nela consta o 3º Festival de Rap Ambiental, atividade realizada em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd). Crianças e adolescentes gravam os raps e enviam para SMMA. Após análise, serão publicados nas redes sociais institucionais da Prefeitura e SMMA.

Confira a outra parte da programação definida:

Dia 05/06 – 14h – Live – Pandemia, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente.
Secretário de Município do Meio Ambiente (SMMA), Eduardo Morrone.
João Camargo: Dr. Alterações Climáticas e Produção Sustentável Universidade de Lisboa. Ativista do Movimento Climáximo.
Carlos Machado: Professor da FURG/PPGEA e Dr. em Educação.

Dia 08/06 – 14h – Live – Unidades de Conservação do Rio Grande
Secretário de Município do Meio Ambiente (SMMA), Eduardo Morrone.
Ronaldo Costa: Biólogo e Chefe da ESEC Taim.
Luciano Soares: Biólogo SEMA responsável pelo Refúgio de Vida Silvestre-RS do Banhado do Maçarico.
Luiz Arthur Filho: Representação da SMMA no Conselho Gestor da APA Lagoa Verde.
Pedro Enderle Jr.: Monitor da SMMA na APA da Lagoa Verde.

Dia 15/06 – 14h às 16h – Live – Energias Renováveis
Secretário de Município do Meio Ambiente (SMMA), Eduardo Morrone.
Ronaldo Custódio: Mcs. Engenheiro da Eletrosul.
Zelmute Marten: MSc. Desenvolvimento Sustentável/Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Minigeração de Energia da Assembléia  Legislativa/RS.
Mauro Passos: Engenheiro e Presidente Instituito Ideal SC.

Dia 22/06 – 14h às 16h – Live – Agroecologia e Soberania Alimentar em Tempos de Pandemia
Alberto Bragagiolli: Professor UFRGS Dr. Sociologia.
Darlene Pereira: Chefe de Gabinete do GPPE (Prefeitura do Rio Grande).
Cleonice Back: Suplente de senador Paulo Paim (RS) e agricultora familiar.
Juliano Pereira de Sá: Mcs. Desenvolvimento Rural e Presidente do CONSEA-RS.

Vídeos Ambientais

A Quarentena de Cecília – Contação de História com Fantoche. Autora: Profª. Juliana Votto. Contadora: Bibliotecária Rita Rotta.

Oficina de Arte com Sucata – Um olhar diferente – Pedagoga – Maria Auxiliadora S. Lima/SMMA.

Música e Meio Ambiente – Profº Daniel Porciúncula Prado.

Educação Ambiental na Prática de Arborizar – Taciane Borges Umpierre. Contação de História – Bacharel em História e Licencianda em Geografia.

3º Festival de Rap Ambiental – atividade realizada em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd).

Assessoria de Comunicação PMRG.

Fonte: 

Processo Seletivo Aluno Regular Mestrado e Doutorado PPGEA/FURG

Prezados, 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG torna público os Editais de Seleção, informando os critérios para o processo seletivo de candidatos ao Mestrado e ao Doutorado em Educação Ambiental – 2020. 

Período da inscrição: 27/05/2020 a 15/06/2020 através do endereço: www.siposg.furg.br 



Atenciosamente, 
Coordenação do PPGEA

Fonte: 

A importância da EaD em tempos de pandemia - Grupo de Pesquisa Ribombo

A utilização da modalidade de Ensino a Distância (EaD) será fundamental para dar continuidade em algumas atividades, como também apresentar uma possibilidade de manutenção do afastamento social físico em tempos de pandemia. E foi pensando nisso que o Grupo de Pesquisa Ribombo realizou dois programas no formato podcast sobre “EaD em tempos de pandemia”, no qual uma série de especialistas no assunto comentam sobre a história, experiências e horizontes dessa modalidade de ensino.

Foram ouvidos o professor Valmir Heckler, que atualmente coordena a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (SEaD/FURG); Felipe Godinho Lima, professor de História da rede municipal de ensino da cidade do Rio Grande, que também possui uma graduação EaD em Serviço Social; Sícero Agostinho Miranda, tutor e docente na modalidade EaD junto à FURG, além de gestor da rede pública municipal em Rio Grande; Ionara Albani, doutora em Educação Ambiental e professora da Especialização a distância em EA/FURG.

Você pode acessar os programas nos seus tocadores favoritos, ou nos links sugeridos a seguir:

EaD e Coronavírus (Parte 1):

EaD e Coronavírus (Parte 2):

Ou acesse os programas pelo site: 

Grupo de Pesquisa Ribombo