quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Agricultura familiar ganha aplicativo para vendas desenvolvido pela FURG



Iniciativa da e-COO reúne 12 produtores locais e aposta na tecnologia para ampliar o acesso a alimentos frescos.


 Verduras frescas, frutas da estação, doces caseiros e até peixe agora podem ser comprados diretamente de agricultores familiares por meio de um aplicativo. Lançado neste mês de maio, o novo sistema de pedidos funciona via Telegram e já está movimentando a economia local com mais de 70 variedades de produtos oferecidos pela cooperativa e-COO.

A iniciativa surgiu em 2024, com a realização de uma feira presencial no Armazém e-COO, localizado no Campus Carreiros Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desde então, já foram comercializadas mais de 1.700 cestas de alimentos da agricultura familiar.

O funcionamento é simples: de domingo a terça-feira, os consumidores podem acessar o catálogo e montar sua feira virtual. A entrega dos pedidos ocorre às quintas-feiras, com a opção de recebimento em casa ou retirada na feira presencial, das 9h às 18h.

O grande diferencial da e-COO é o modelo cooperativo, baseado nos princípios da economia solidária. Ao contrário de plataformas tradicionais, o valor arrecadado com as vendas permanece com os próprios agricultores, promovendo a valorização da produção local e garantindo mais renda para as famílias envolvidas. Atualmente, o aplicativo conta com a participação ativa de 12 agricultores.

O desenvolvimento da tecnologia é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a FURG e a Universidade de Toronto, no Canadá. O site/plataforma deve ser acessado através deste LINK.

Serviço:
Dias de encomenda online: De domingo a terça-feira pelo APP e-COO no Telegram (clique aqui).
Dia de entrega: Quinta-feira
Feira presencial: Quinta-feira, das 9h às 18h, no Campus Carreiros da FURG

 Fonte: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/agricultura-familiar-ganha-aplicativo-para-vendas-desenvolvido-pela-furg


 





FURG anuncia programação da 50ª Feira do Livro



Evento volta ao calendário cultural da cidade do Rio Grande e pela primeira vez acontece dentro da Universidade, no Cidec-Sul

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) anunciou a programação completa da 50ª Feira do Livro, que acontece de 28 de agosto a 3 de setembro no Cidec-Sul, Campus Carreiros. O evento é uma celebração da leitura e da cultura, e marca um marco importante na história da Universidade.

Com o tema "Água que se faz vida, poesia e prosa", a feira tem como patrono o professor e escritor Daniel Baz. A abertura oficial da Feira está prevista para 19h do dia 28 de agosto, seguida do show de abertura "Bando Sonoro das Águas", com a Sonora Fauna e o Bando de Coirana.

A Feira do Livro da FURG é um dos principais eventos culturais da cidade do Rio Grande, e tem uma longa história que remonta a 1979. Ao longo das 49 edições, a Feira percorreu diversos espaços da cidade, e agora retorna à Universidade Federal do Rio Grande, onde tudo começou.
A programação completa da 50ª Feira do Livro da FURG inclui uma variedade de atividades, como shows, palestras, sessões de autógrafos, oficinas e exposições. O evento é aberto ao público e é uma oportunidade para celebrar a leitura e a cultura e também conhecer a Universidade.

"Realizar a feira do livro da FURG, em sua 50ª edição é um prazer enorme. Esta edição é um compromisso da FURG com o livro, a leitura, a literatura! Uma edição, marcada pela mudança, pela coletividade e pelos desafios orçamentários, é com certeza, uma feira dos possíveis", afirma a pró-reitora a de Extensão e Cultura, Débora Amaral. Neste ano, a Feira tem o patrocínio da Portos RS, CMPC e Corsan, conta com o apoio cultural do Sesc Rio Grande e conta com apoios de Sicredi, Supermercados Guanabara, De France - Citröen, CIEE, Rocha Terminais Portuários e Logística, Vetorial Net, Unimed Lucar Veículos e Phenix Soluções e com as parceria da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Fundação de apoio à Universidade Federal do Rio Grande (FAURG).
Além da programação tradicional, que conta com o espaço de livreiros e apoiadores, Rua das Crianças, Brinquedoteca e shows artísticos entre outras atividades, a 50ª Feira do Livro receberá os seguintes eventos paralelos: 16ª Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec), 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, Cirandas Literárias e a Festa Literária do Rio Grande (Flirg).

16ª Feira de Inovação e Tecnologia

A 16ª Fitec tem como objetivo apresentar e divulgar projetos de inovação desenvolvidos nas unidades acadêmicas, administrativas, laboratórios e demais núcleos da FURG, além do IFRS, Oceantec e Innovatio. Será uma oportunidade para que pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral conheçam as inovações desenvolvidas nas instituições de ensino e pesquisa da região. O evento também visa promover a interação entre as instituições de ensino e a comunidade. A programação incluirá a exposição de projetos, palestras e atividades interativas.

1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG

No dia 2 de setembro de 2025, a FURG realizará o 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos, evento que integra a programação da 50ª Feira do Livro da FURG e das comemorações pelos 50 anos do Curso de Biblioteconomia. A atividade acontecerá no Cidec-Sul, Campus Carreiros, reunindo editores, equipes editoriais, estudantes, bibliotecários e a comunidade acadêmica interessada no fortalecimento das publicações científicas institucionais. O Fórum tem como objetivo promover o diálogo entre as equipes das revistas científicas da FURG, discutir demandas técnicas e políticas para o desenvolvimento do Portal de Periódicos e qualificar a atuação editorial, alinhando-se às práticas de ciência aberta e às exigências contemporâneas de indexação, visibilidade e qualidade científica.

Cirandas Literárias: miradas e vozes negras

Nos dias 30 de agosto, 1º e 2 de setembro, a série de encontros "Cirandas Literárias: miradas e vozes negras" irá oportunizar à comunidade acadêmica e geral a reflexão sobre os desafios e possibilidades para uma educação antirracista, além de desbravar a literatura negra no âmbito do ensino. Os encontros acontecem na Sala Estuários, no Cidec-Sul, Campus Carreiros e as inscrições para participar do evento, vão até o dia 25 de agosto, através deste link.

Festa Literária do Rio Grande

A Festa Literária do Rio Grande (Flirg) acontece de 29 de agosto a 3 de setembro apresentando diversas atividades. Promovida pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da FURG, a Flirg contará com uma programação literária especial, com a presença de autores gaúchos, com especial destaque para a produção literária rio-grandina. Entre as atrações, conversas literárias, oficinas, lançamentos de livros e peças de teatro, com escritores, professores e críticos.

Confira abaixo a programação completa da 50ª Feira do Livro da FURG.

Programação

Edital de Seleção de Bolsista EPEC/Ensino – Projeto “Sibcast: o podcast da informação”


O Sistema de Bibliotecas da FURG (SiB), por meio da PROGRAD, torna público o edital de seleção para bolsista PDE/EPEC/Ensino no âmbito do projeto “Sibcast: o podcast da informação”, coordenado pela bibliotecária Vanessa Ceiglinski Nunes. 

O projeto tem como objetivo promover a permanência e o engajamento dos estudantes do curso de Biblioteconomia da FURG, por meio da produção e difusão de um podcast educativo vinculado à Biblioteca Universitária.Informações principais:Público-alvo: estudantes regularmente matriculados(as) no curso de Biblioteconomia da FURG.Modalidade da bolsa: EPEC Social.

Valor da bolsa: R$ 700,00.
Duração: 12 meses.
Carga horária: 12h semanais.
Período de inscrições: de 21 a 24 de agosto de 2025.
Local de inscrição: envio de documentos para o e-mail sib.saude.processamento@furg.br com o assunto “Seleção de bolsista EPEC Social”.

A seleção será composta por duas etapas:
Análise dos currículos (currículo modelo lattes documentado) e históricos acadêmicos (25/08/2025).
Entrevistas presenciais na Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde (26/08/2025).

Resultado final: será divulgado no dia 27 de agosto de 2025 na página institucional do SiB.

Fonte: https://biblioteca.furg.br/pt/noticias/edital-de-selecao-de-bolsista-epec-ensino-projeto-sibcast-o-podcast-da-informacao

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Acesso às normas da ABNT pela plataforma Target GEDWeb está de volta no SiB/FURG!

O Sistema de Bibliotecas da FURG dá as boas-vindas à comunidade acadêmica e traz uma novidade muito esperada: o acesso às normas da ABNT pela plataforma Target GEDWeb está de volta! 


Agora você pode consultar, de forma online, as normas técnicas atualizadas, essenciais para trabalhos acadêmicos, pesquisas e projetos.

Acesse pelo site do SiB: 
www.biblioteca.furg.br
➡️ Menu Produtos e Serviços → Normas ABNT
➡️ Em Fontes de Informações Digitais → Normas ABNT

Ou no catálogo ARGO:
www.argo.furg.br
➡️na aba Bases de Dados.

❓ Tem dúvidas de como usar a plataforma ou acessar as normas?
Confira os tutoriais disponíveis no site do SiB, no menu:
TUTORIAIS:
→ ABNT → Plataforma Target GEDWeb
→ ABNT → Instalação APP

Dúvidas entre em contato:
sib.coordenacaodebibliotecas@furg.br



         


Fonte: Instagram SiB/FURG.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Informamos que, no dia 14 de agosto de 2025 (quinta-feira), as Bibliotecas Central, Sala Verde e da Saúde estarão em expediente interno devido à participação de suas equipes no Encontro SiB: Conexões que Transformam.


O atendimento ao público será retomado normalmente no dia seguinte.


Agradecemos a compreensão de todos.


Dúvidas e informações:

E-mail: sib.direcao@furg.br


Fonte: Instagram SiB/FURG.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Horário de Atendimento das Bibliotecas do SiB no período de 11 a 15 de agosto de 2025

As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SiB) estarão com os seguintes horários de atendimento, no período das férias acadêmicas, de 11 a 15 de agosto de 2025.

Biblioteca Central
Segunda, terça, quarta e sexta-feira: Das 8h às 18h - Quinta-feira: FECHADA - EXPEDIENTE INTERNO
sib.bibliotecacentral@furg.br
(53) 3293-5389

Biblioteca Sala Verde
Segunda, terça, quarta e sexta-feira: Das 8h às 18h - Quinta-feira: FECHADA - EXPEDIENTE INTERNO
sib.salaverde@furg.br
(53) 99145-9573 - WhatsApp

Biblioteca Saúde
Segunda, terça, quarta e sexta-feira: Das 8h às 18h - Quinta-feira: FECHADA - EXPEDIENTE INTERNO
sib.saude@furg.br
(53)3237-4653 - WhatsApp

Biblioteca Santa Vitória do Palmar
FECHADA
sib.svp@furg.br
(53)98133-0600 - WhatsApp

Biblioteca Santo Antônio da Patrulha
Segunda, quarta e sexta-feira: Das 8h30 às 12h
Terça e quinta-feira: Das 13h30 às 17h
sib.sap@furg.br
(51) 3662-8261 - WhatsApp

Biblioteca São Lourenço do Sul
Segunda a sexta-feira: Das 8h às 12h
sib.sls@furg.br
(53) 3237-3158

Os horários estão sujeitos a alterações e podem ser ajustados conforme necessidades específicas. Para dúvidas e mais informações sobre serviços específicos, consulte nossa página de [serviços] ou entre em contato diretamente com a biblioteca.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Horário de Atendimento das Bibliotecas do SiB no período de 05 a 08 de agosto de 2025

As bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SiB) estarão com os seguintes horários de atendimento no período de 05 a 08 de agosto de 2025.

📚Biblioteca Central
Segunda a sexta-feira: Das 8h às 20h
sib.bibliotecacentral@furg.br
(53) 3293-5389 - WhatsApp

📚Biblioteca Sala Verde
Segunda a sexta-feira: Das 8h às 20h
sib.salaverde@furg.br
(53) 99145-9573 - WhatsApp

📚Biblioteca Saúde
Segunda a sexta-feira: Das 8h às 18h
sib.saude@furg.br
(53)3237-4653 - WhatsApp

📚Biblioteca Santa Vitória do Palmar
FECHADA
sib.svp@furg.br
(53)98133-0600 - WhatsApp

📚Biblioteca Santo Antônio da Patrulha
Segunda, quarta e sexta-feira: Das 8h30 às 12h
Terça e quinta-feira: Das 13h30 às 17h
sib.sap@furg.br
(51) 3662-8261 - WhatsApp

📚Biblioteca São Lourenço do Sul
Segunda a quinta-feira: Das 8h às 12h
Sexta-feira: Das 13h30 às 17h30
sib.sls@furg.br
(53) 3237-3158

Os horários estão sujeitos a alterações e podem ser ajustados conforme necessidades específicas.  Para dúvidas e mais informações sobre serviços específicos, consulte nossa página de [serviços] ou entre em contato diretamente com a biblioteca.

Fonte: 
https://biblioteca.furg.br/pt/noticias/horario-de-atendimento-das-bibliotecas-do-sib-durante-o-periodo-nao-letivo-4

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Biblioteca Central da FURG recebe exposição de obras da Professora Aimée Bolaños

A Biblioteca Central da FURG sedia, até o dia 5 de setembro de 2025, uma exposição especial de livros de autoria da Professora e Escritora Aimée Bolaños. As obras foram gentilmente doadas pela Professora Catia Rosana Dias Goulart, do Instituto de Letras e Artes (ILA/FURG), e agora compõem o acervo da biblioteca, como forma de preservar e valorizar o legado intelectual de Aimée.

A exposição homenageia a trajetória da Professora Aimée Bolaños, que integrou o corpo docente da FURG e foi uma referência em estudos literários, com foco para a temática feminina, especialmente por meio da poesia contemporânea, da literatura latino-americana, literatura cubana da diáspora e teoria literária. Em 2017 foi patrona da 45ª Feira do Livro da FURG, cujo tema destacava “Histórias de Mulheres”.

Uma oportunidade para celebrar a obra e o pensamento de uma intelectual que deixou marcas profundas na FURG e na literatura latino-americana.

Os visitantes poderão conhecer de perto suas obras, muitas delas marcadas pela reflexão sobre identidades, cultura caribenha, memória e resistência. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca Central.

📚 Exposição de livros da Professora Aimée Bolaños
📍 Biblioteca Central da FURG
📆 Até 5 de setembro de 2025
⏰ Horário de funcionamento da Biblioteca


 
 




Fonte: https://biblioteca.furg.br/pt/noticias/biblioteca-central-da-furg-recebe-exposicao-de-obras-da-professora-aimee-bolanos


 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Biblioteca Central promove evento “Rock in SIB” em celebração ao Dia Mundial do Rock

Programação cultural de 14 a 18 de julho contará com atividades interativas, jogos temáticos e exposições no hall da Biblioteca Central

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, o Sistema de Bibliotecas (SiB) da universidade realiza, entre os dias 14 e 18 de julho, o evento “Rock in SIB”. A iniciativa integra a agenda cultural do SiB e propõe uma semana temática com ações interativas, educativas e lúdicas voltadas à valorização do rock enquanto expressão artística, histórica e social. A programação ocorrerá na Biblioteca Central e é aberta a toda a comunidade acadêmica.

Durante o evento, o público poderá ouvir exemplos dos diversos gêneros do rock nacional e internacional no hall de entrada da biblioteca - e, inclusive, colaborar para criar uma playlist que será ouvida no último dia do evento -, participar de atividades como o Jogo da Memória do Rock, conhecer livros que inspiraram músicas, além de interagir com um painel onde poderão indicar suas bandas e músicas favoritas e contribuir com sugestões para uma playlist colaborativa através do perfil do SiB no Instagram @sibfurg - ou de uma urna disponível no setor de atendimento.

Inspirado pela atitude de não-conformidade e transgressão que caracteriza o rock desde sua origem, o “Rock in SIB” propõe uma reflexão sobre a própria natureza da biblioteca. O público é convidado a repensar o espaço da biblioteca para além do silêncio e da contenção, reconhecendo-o também como um ambiente de criatividade, diversidade e experimentação. Nesse sentido, o bordão do evento — “Vai ter barulho, sim!” — simboliza a convivência entre a escuta atenta e o pensamento que se manifesta, questiona e se expressa. A ação integra o conjunto de atividades culturais promovidas pelo SiB ao longo do ano, com o objetivo de tornar as bibliotecas mais dinâmicas, inclusivas e convidativas. A proposta reforça o compromisso institucional com a promoção da diversidade, da liberdade de expressão e do acesso à cultura em todas as suas formas. Participe!

Fonte: https://biblioteca.furg.br/pt/noticias/biblioteca-central-promove-evento-rock-in-sib-em-celebracao-ao-dia-mundial-do-rock


  

 


 












terça-feira, 8 de julho de 2025

 


A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a Associação Alternativa Terrazul e Teia Carta da Terra Brasil propõem, como evento paralelo ao VIII Congresso Lusófono de Educação Ambiental, o I Encontro Lusófono da Carta da Terra (CT). A CT é um compromisso que começou a ser idealizado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e, após inúmeros rascunhos e contribuições de pessoas de todas as regiões do mundo, a Comissão Internacional da Carta da Terra entrou em consenso em março de 2000 sobre a escrita final da CT, numa reunião realizada na sede da UNESCO em Paris. Em seguida, a CT foi lançada formalmente em 29 de junho de 2000, numa cerimónia no Palácio da Paz em La Haya. Assim, apresentando uma visão ética, ela afirma uma pedagogia socioambiental, reconhece os princípios básicos, interdependentes e indivisíveis de uma civilização planetária, ainda utópica, mas que aspira promover em escala mundial. A CT é um instrumento educativo de promoção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas a nível mundial e o seu objetivo é inspirar a humanidade através dos seus códigos de conduta. Na CT observa-se uma base holística e espiritual que norteia a essência humana para uma realidade mais digna e justa. Um de seus trechos, afirma: “A humanidade é parte de um vasto universo em evolução”. No final deste mesmo parágrafo, completa: “A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado”. O objetivo do I Encontro Lusófono da CT é marcar a celebração dos 25 anos da CT, criando um espaço de sinergia e diálogo em torno deste documento orientador que integra e articula os princípios e fundamentos da Educação Ambiental. Neste encontro é esperada a participação de cerca de 100 pessoas, tanto que já conhecem e trabalham com a CT, como que tenham interesse em conhecê-la melhor. O Encontro é pensado para ter uma programação de 8h, incluindo: abertura pela secretaria internacional da CT, mesas de diálogo com apresentação do estado da arte da CT nos diferentes países lusófonos (percursos, ações e protagonistas), partilha de recursos pedagógicos, sessões de formação teórico-práticas (metodologias para trabalhar a CT) e intervenção cultural.

quarta-feira, 18 de junho de 2025

 





EDITAL ÚNICO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ESTUDANTE REGULAR – Nº 1/2025 MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG torna público o Edital Nº 1/2025 de Seleção que informa os critérios e procedimentos para o processo seletivo de candidatos/as aos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental. As matrículas serão realizadas em 08 de agosto/2025, portanto, no semestre 02/2025. Área de concentração: Educação Ambiental.


O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental, como já o dissemos acima. O Programa resulta da criação do curso de mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006. A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição. Costuma acontecer que professores que atuam em diferentes cursos em nível de graduação acabam realizando, como consequência, uma aproximação e um incentivo mais agudo aos discentes de diferentes áreas do conhecimento que, em decorrência, passam a se envolver e a demonstrar interesse pela área, resultando, paralelamente, na participação direta e indireta em atividades desenvolvidas e nos eventos promovidos e, posteriormente, na procura pelo Programa de Educação Ambiental (mestrado e doutorado) como opção de qualificação em nível de Pós-Graduação. Esse movimento de sensibilização tem se constituído numa tendência positiva em relação ao nosso Programa de Pós-Graduação.

Fonte: https://ppgea.furg.br/

terça-feira, 17 de junho de 2025

VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

 





Sobre o evento

VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é lançado no Brasil 

A oitava edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho de 2025 na cidade de Manaus (AM) e terá como tema a “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. Organizada pela REDELUSO, órgão gestor da Política Nacional da Educação Ambiental (MEC e MMA), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, o Congresso conta com o apoio dos parceiros ANPPEA, ASPEA, CEAPP, CPLP, FunBEA, INPA, UEA e UFAM.

Em 2005, foi criada a Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO) que tem por objeto formar uma rede de trabalho e de cooperação para fortalecer as iniciativas no campo da Educação Ambiental em diferentes países. Atualmente, esta rede é formada por educadores ambientais de Angola, Cabo Verde, Galícia, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Dentre as ações deste grupo, está a realização dos congressos lusófonos de Educação Ambiental. As edições anteriores deste congresso foram realizadas na Galícia (2007), no Brasil (2013), em Portugal (2015), em São Tomé e Príncipe (2017), na Guiné Bissau (2019), em Cabo Verde (2021) e em Moçambique (2023).

Desta já longa história, fazem parte milhares de agentes de educação ambiental de diversos setores (políticos, acadêmicos, investigadores, professores, educadores, técnicos, voluntários) que participaram direta ou indiretamente nos congressos, mas também aqueles que, de alguma forma usufruíram dos resultados dos mesmos.

Ao longo dos anos, são inúmeras as atividades desenvolvidas nos congressos, incluindo conferências, painéis, mesas de diálogo, apresentações orais, posteres, oficinas, minicursos, apresentação de recursos, visitas a projetos e comunidades, entre outras atividades pedagógicas, culturais e lúdicas. 

Os resultados dos congressos materializam-se de diversas formas, que incluem não apenas as publicações de caráter científico, mas também a realização de projetos comuns, o apoio a comunidades locais, a criação e o desenvolvimento de ações de formação, o estabelecimento de redes de investigação e a influência na ação política. Cada uma destas contribuições tem tido um papel fundamental na construção, divulgação e reforço de uma educação ambiental de identidade lusófona, de raiz local, mas de alcance global.