Sala Verde da FURG




Fotos da Sala Verde clique aqui.

Entrevista Sala Verde (16-05-2014) clique aqui.

DELIBERAÇÃO Nº 050/2006 - Dispõe sobre o Ato Executivo nº 031/2006 - Criação da Biblioteca Setorial Sala Verde “Judith Cortesão”.


Histórico Sala Verde da FURG

Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) foram contemplados no edital 1/2005 Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a abertura de uma Sala Verde.

O Projeto Sala Verde do MMA consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais pelo país, com o objetivo de constituí-los como Centros de Informação e Formação Ambiental.

Sala Verde é um espaço situado dentro de uma instituição, o qual dedica-se ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre o Meio Ambiente.

As Salas Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação ambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Em 23/08/2006 a Sala Verde Judith Cortesão também tornou-se Biblioteca Setorial do Núcleo de Informação e Documentação (NID), atual Sistema de Bibliotecas (SiB), e em 28/05/2007, foi inaugurada e denominada
 Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão. 

Sua denominação se deu em homenagem à Prof.ª Dr.ª Judith Cortesão, devido a sua trajetória enquanto ambientalista. O acervo pessoal da pesquisadora está disponível na Biblioteca que a homenageia: Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão. 

O acervo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em Educação Ambiental, é gerenciado pelo Sistema ARGO, o qual permite consultas, reservas e renovações on-line. Para informações sobre empréstimos, renovações, devoluções e reservas, consulte o site www.biblioteca.furg.br, através da aba "Produtos e Serviços".

A consulta ao acervo é de livre acesso, atendendo a comunidade acadêmica da FURG, a comunidade em geral e, especialmente, aos cursos de pós-graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado). O empréstimo domiciliar é restrito, sendo permitido, somente, para quem possui vínculo com a FURG. 

O acervo da Sala Verde da FURG é composto pelas seguintes obras: doações da Profª. Drª. Judith Cortesão; material bibliográfico da antiga biblioteca do PPGEA; obras recebidas do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Sala Verde; teses e dissertações defendidas no PPGEA; obras recebidas por meio de compras realizadas pelo Sistema de Bibliotecas (SiB); intercâmbios e doações. 

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. 

Bibliotecária coordenadora: Bel. Drª. em Ed. Ambiental Cibele V. Dziekaniak 

Telefone: (53) 3233-6697

E-mail: sib.salaverde@furg.br 

Endereço: 
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão - Campus Carreiros - Interior da Biblioteca Central - Av. Itália km 8 CEP: 96203-900 - Rio Grande/RS. 

Serviços oferecidos: consulta local, empréstimo domiciliar, reservas, renovações, inclusão de teses e dissertações do PPGEA na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTDconfecção de fichas catalográficaslevantamento bibliográfico, tutoriais, auxílio na normalização de trabalho acadêmicos, treinamentos (para uso do Sistema ARGO, Portal Periódicos da Capes, minha biblioteca, entre outras bases), serviço de referência, orientação aos estágios curriculares do Curso de Biblioteconomia, projetos de extensão oferecidos à comunidade em geral ("Trilha dos Sentidos" e Jogo de tabuleiro "Trilha do Planeta"), apresentação de vídeos ambientais do Circuito Tela Verde, entre outros. 


Projetos de extensão: