Anais EDEA

Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA surgiu da iniciativa dos alunos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


Acesso aos anais: https://www.edeafurg.com/

Siga o EDEA no Instagram e no Facebook.



I EDEA 
(15 a 31 de outubro de 2008)

A relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram temas da primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008, reunindo docentes e discentes do PPGEA, o Núcleo de Estudos e Monitoramento Ambiental (NEMA) e representantes do Ministério do Meio Ambiente. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do Programa.

Vídeo I EDEA 


II EDEA

Em 2010 foi realizado o II EDEA com a proposta de repensar resultados teóricos e práticos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção qualitativa do PPGEA, visto que tanto a comunidade docente quanto a coordenação do Programa, posicionaram-se disponíveis para as reestruturações que permitissem a confluência de compreensões e ações com a complexidade demandada pela crise ambiental vigente.

https://centrodeestudosambientais.files.wordpress.com/2008/11/livro-ii-edea-artigo-soler-cea1.pdf



III EDEA
(11 a 14 de maio de 2011)




O III EDEA ocorreu de 11 a 14 de maio de 2011, no CIDEC-SUL, do Campus Carreiros da FURG. A temática do evento, "Semeando Ideias, Colhendo Diálogos" foi um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço universidade para ser colhido no dia-a-dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro já publicado e em um livro de anais com mais de 800 páginas, material disponível online.


Confira abaixo os trabalhos completos do III EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.



IV EDEA
(25 e 28 de setembro de 2012)





O IV EDEA ocorreu na cidade do Rio Grande/RS, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2012. Pensando na acolhida de todos os participantes, que viriam de diversos lugares do país, procuramos criar espaços comuns fomentadores da reflexão e do diálogo sobre as suas práticas, como por exemplo: I Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, Feira de Economia Solidária, Trilha dos Sentidos e CINEDEA.  Os Grupos de Trabalho (GTs) foram constituídos com o objetivo de viabilizar os encontros, as discussões e as análises das pesquisas em Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Desse modo, procuramos agrupar os pesquisadores por tema de interesse para proporcionar um debate reflexivo e problematizador da Educação Ambiental nos seguintes GTs: 1) Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Educação Ambiental; 2) Problemáticas Emergentes em Educação Ambiental; 3) Modelos de Desenvolvimento, Impactos Ambientais e Sociais e Educação Ambiental; 4) A constituição de educadores e educadoras ambientais e; 5) Movimentos Sociais e Educação Ambiental. 


Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.







V EDEA 
(02 e 03 de dezembro de 2013)



O V EDEA ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade”. 

Confira abaixo os trabalhos completos e resumos expandidos do V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.





VI EDEA 
(24 a 26 de setembro de 2014)



O VI EDEA ocorreu de 24 a 26 de setembro de 2014, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Constituindo Educadores Ambientais".
 
Confira abaixo o ebook com os anais do VI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.

Blog do VI EDEA

Anais do VI EDEA 



VII EDEA
(25 a 27 de novembro de 2015)



O VII EDEA ocorreu de 25 a 27 de novembro de 2015, na cidade do Rio Grande/RS, com a temática: “Os desafios da Educação Ambiental: quem faz, como, para quê e para quem?".

Anais do VII EDEA



VIII EDEA 

( 24 a 26 de outubro de 2016) 




Temática: Em busca do lugar da Educação Ambiental: a teorização da prática e a praticabilidade da teoria.

Período: 24 a 26 de outubro de 2016. 




IX EDEA 
(30, 31 de outubro e 1 de novembro 2017)

Temática: Educação Ambiental como espaço de resistência.


Período: 30, 31 de outubro e 1 de novembro 2017.




X EDEA
(26, 27 e 28 de novembro de 2018)


Temática: Como ser coletivo em tempos de retrocesso?


Período: 26, 27 e 28 de novembro de 2018.




XI EDEA 
(11,12 e 13 de novembro de 2019)


Temática: Raízes da Educação Ambiental em movimento: (re)existir em tempos de retrocessos.


Período: 11, 12 e 13 de novembro de 2019.



REMEA- Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - SEÇÃO ESPECIAL: XI EDEA - ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL


XII EDEA

(3 a 26 de novembro de 2020)


O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA) é um evento organizado anualmente pelos/as discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Este ano, em sua XII edição, a qual ocorrerá no formato online, o EDEA possui como tema "Educação Ambiental no contexto das múltiplas crises: Que mundo queremos?".

Todas informações sobre o evento podem ser obtidas em: https://edeafurg.wixsite.com/2020 
 
Inscrições e submissões de trabalho estão disponíveis até o dia 30/09 no site https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1262
 
Gracias pela atenção!
Equipe de comunicação XII EDEA FURG




XIII EDEA 

(25 a 30 de outubro de 2021)







Mesa 1: Violências cotidianas nos ambientes, territórios e sociedade

Chacinas em operações policiais nas favelas; aumento de violência contra à mulher; assédio moral e sexual em diversos âmbitos da sociedade; territórios indígenas oprimidos pela exploração; ambientes degradados pela ambição de grandes empreendimentos; populações violadas por diversos preconceitos... As notícias das inúmeras violências sociais e ambientais são muitas e são cotidianas, vão se naturalizando nos discursos como se não houvesse outra alternativa. É preciso falar sobre esses cotidianos e sobre as violências que assolam os ambientes e territórios para entendermos de forma crítica os movimentos que atravessam as nossas realidades. Pensando nisso e no papel da Educação Ambiental enquanto cam

po de conhecimento e atuação, a urgência em tratarmos desses temas, fortalecendo o debate em torno das compreensões e importâncias dos cotidianos.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=4iVmwWyssZE

Canal EDEA: 


Anais do XIII EDEA - Pendente de publicação


III MOLA - Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental



A III MOLA será realizada paralelamente ao XIII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, no ano de 2021.

Acesso ao site do III MOLA:
https://3mola2021.wixsite.com/my-site



(22 a 25 de junho de 2022)




Vivenciamos na atualidade o ápice das mais diversas crises – saúde, economia, segurança, ecológica, hídrica, alimentar, política, educacional. Todas elas fruto do modelo civilizatório que estrutura a vida em sociedade, bem como de uma racionalidade insustentável, os quais buscam universalizar os seres humanos e transformar os demais seres da natureza em mercadorias, descartáveis quando não mais podem nos servir. Entendemos que estas crises fazem parte de uma crise mais profunda e complexa: uma crise de percepção. Da percepção do lugar do ser humano no mundo do qual é parte, das relações que estabelece consigo mesmo, com os ambientes nos quais se insere e com os demais seres com os quais os compartilha. É, portanto, uma crise civilizatória.

Neste cenário, o XIV EDEA vem convidar a todas as pessoas a pensar qual o papel, as possibilidades e as limitações da Educação Ambiental. E isso envolve (re) pensar sua trajetória, ações e processos educativos, os fundamentos que sustentam e orientam essas ações, bem como a formação de educadores ambientais. Com o tema “Movimentos, transformações e contribuições da EA: o EDEA como espaço de reflexões contemporâneas”, a proposta é mobilizar reflexões, discussões e propostas coletivas de Educação Ambiental.


Anais do XIV EDEA - Pendente de publicação


IV MOLA - Mostra Latino-Americana de Arte e Educação Ambiental


 
III MOLA será realizada paralelamente ao XIII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, de forma digital e gratuita no ano de 2022.


Edital MOLA.pdf

Acesso ao site do III MOLA: 

Contato Comissão IV MOLA: 4mola2022@gmail.com




(8 a 11 de novembro de 2023)




O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), desde sua fundação, em 1994, tem como objetivo principal formar pesquisadores e docentes que contribuam com a produção e a promoção de conhecimentos dos mais diversos aspectos presentes no campo da EA. Nesse sentido, o programa propõe-se a contribuir com a formação de profissionais em Educação Ambiental para as mais diversas áreas.

Ao longo de sua história, o PPGEA passou por diversas transformações, dentre elas, a oferta de doutorado a partir do ano de 2006 em três linhas de pesquisa: Fundamentos da Educação Ambiental, Ensino e Formação de Educadores(as) e Educação Ambiental Não Formal.

Dessa forma, a proposta desenvolvida no PPGEA subsidia-se em uma perspectiva interdisciplinar, integrando docentes de diferentes cursos e unidades de graduação que, juntos, compõem a nova estrutura institucional. Além disso, como fruto dessa aproximação com a formação inicial, construímos nos discentes o interesse pela área; estes, por sua vez, passam a participar de eventos relacionados ao campo, posteriormente ingressando no Programa como mestrandes (as/os) e doutorandes (as/os).

Tendo em vista essa trajetória histórica de 30 anos do PPGEA, o XV Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA) tem como proposta para o ano de 2023 discutir os avanços e os desafios enfrentados para a existência de uma Educação Ambiental transformadora, dialogando a partir das seguintes questões geradoras:

- Quais são os atravessamentos para a formação docente?

- Quais as discussões vêm sendo levantadas a respeito da relação da EA com as mais diversas comunidades?

- Que interlocuções epistemológicas estão sendo construídas enquanto produção de conhecimento teórico?

Convidamos a todes (as/os) para que façam parte dessa história, participando do XV EDEA e contribuindo para a ampliação das discussões na área da Educação Ambiental através de suas experiências.

E NÃO ESQUEÇA, O XV EDEA SERÁ ONLINE!

Fonte: https://edeappgea.wixsite.com/xv-edea



Nenhum comentário:

Postar um comentário