Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT



Acesse aqui

    O "Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT", de autoria da Me. Bel. Cibele Vasconcelos Dziekaniak (bibliotecária coordenadora da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão) foi organizado com o objetivo de ser um facilitador na interpretação e aplicação das diversas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de teses e dissertações. Entretanto, pode ser utilizado também para a elaboração de diversos trabalhos acadêmicos, como os trabalhos de conclusão de curso de graduação, trabalhos de graduação interdisciplinar, trabalhos de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento, entre outros.

      Nele, foram abordadas as principais normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos em vigor: NBR 6023 - Referências (2002); NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento (2012); NBR 6027 – Sumário (2012); NBR 6028 - Resumo (2003); NBR 10520 - Citações em documentos (2002); NBR 12225 - Lombada (2004); NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos (2011).

    O "Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT" foi desenvolvido com a intenção de ser um instrumento didático/prático de consulta, num momento em que os acadêmicos, embora assoberbados com a produção científica, não podem deixar de seguir o padrão brasileiro de normas, devido à qualidade que ele confere à produção científica do país, visando uma boa apresentação, compreensão da leitura, padronização e facilidade na recuperação da informação.

     Destina-se aos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG, bem como para os demais interessados nos procedimentos para a elaboração da produção intelectual científica e acadêmica.


Download da obra disponível igualmente pela plataforma ISSUU

      O e-book foi publicado pela plataforma ISSUU, o que possibilita gerar dados estatísticos de acesso e de downloads, além da utilização de ferramentas de leitura para e-books.

    Para obter a obra na íntegra em Word, acesse o link: 

http://issuu.com/cibelevasconcelosdziekaniak/docs/manual_de_normaliza____o_28-07-2014

   Para realizar o download da obra, basta clicar na palavra "download"(último link das ferramentas que aparecem na parte inferior da tela inicial): 

Ex:



   
    Ao clicar no link "Download", se você não estiver logado no Issuu, basta se cadastrar ou se conectar por meio de outras redes, conforme figura abaixo. Esta tela aparecerá antes de gerar seu download final em Word.






Ao término do seu login, será obtida uma versão na íntegra do manual em Word. 

8 comentários:

  1. Eu desejo acessar a obra. Mas não desejo liberar meus dados para uso de um site. A obra é da FURG? Então porque ela não está disponível sem essas obrigações de informar e liberar dados de redes socais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário liberar dados para as redes sociais, basta se cadastrar no Issuu. As redes, são outras opções de acesso para facilitar. Esta obrigatoriedade de login serve para acompanharmos as estatísticas de downloads e visualizações do manual.

      Excluir
  2. olá, fiz o login no Issuu, porém não consegui realizar o download, conforme explicação acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Coloquei um link de acesso direto ao manual aqui no Blog. A Plataforma Issuu está com algum problema, não está permitindo download realmente. Grata pela informação. Desculpa a demora na resposta, estava afastada para o doutorado e sua pergunta havia ficado no final da lista. Abraços!

      Excluir
  3. oI,
    NÃO CONSEGUI SALVAR EM WORD...
    CARLOS.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Coloquei um link de acesso direto ao manual aqui no Blog. A Plataforma Issuu está com algum problema, não está permitindo download realmente. Grata pela informação. Abraços!

    ResponderExcluir